Juiz de Fora (MG), 21 de março de 2011
A passagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo Rio de Janeiro não agradou a todos. Em função da visita, a 1ª Etapa do Campeonato Carioca de Triathlon, marcada para o domingo 20, no Aterro do Flamengo, teve que ser adiada. A mudança foi comunicada apenas na segunda-feira, 14. Como muito competidores já estavam mobilizados para a viagem, foi organizado para o sábado, 19, o duathlon “Yes We Can”, mas no Autódromo de Jacarepaguá: foram 6 km de corrida, 24 km de pedaladas e mais 6 km de corrida.
Quinze atletas da equipe SaúdePerformance (foto) participaram da competição, que teve largada às 15h. O forte calor do Rio de Janeiro atrapalhou até os atletas mais experientes, caso de Marcos Hallack. Ele liderava a prova com ampla vantagem quando começou a passar mal. “Minha pressão deu uma caída, senti náuseas e tive que parar para vomitar. Levantei, continuei correndo, mas me senti mal de novo. Foi quando fui ultrapassado”, relatou Hallack, que acredita que a alimentação pode ter sido uma provável causa do mal-estar. O triatleta terminou em quarto.
Entre os competidores que passaram Hallack estava Diogo Fiochi, também da SaúdePerformance, que terminou a prova em segundo após disputa acirrada com o niteroiense Bruno Brand. Destaques também para os desempenhos de Pablo Casadio, Marcius Itaborahy e Alessandra Salimena. Os dois primeiros venceram em suas categorias, enquanto Salimena terminou na segunda colocação.
Vale vaga para o Mundial
A indisposição de Marcos Hallack parece já ser coisa do passado. No domingo, 20, ele já tinha voltado aos treinamentos. Isso porque na próxima quinta-feira, 24, ele, Marcos Capitão e Leonardo Poncinelli embarcam para Fortaleza (CE), onde disputam no sábado, 26, o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância. Vão ser 3 km de natação, 80 km pedalando e 20 km de corrida.
A prova é seletiva para o Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância, que neste ano será realizado nos Estados Unidos. Em 2010, Hallack terminou a competição nacional em terceiro, posição que lhe garantiu a participação no Mundial da Alemanha, prova que o triatleta terminou em 34º na categoria Elite Masculina após ter problemas com sua bicicleta.
Tempos dos competidores locais no duathlon “Yes We Can”.
Diogo Fiochi – 1h10min18s
Marcos Hallack – 1h11min45s
Pablo Casadio – 1h15min38s
Marcius Itaborahy – 1h18min15s
Reinaldo Ottero – 1h21min32s
Marco Capitão – 1h25min09s
Marcelo Tadeu – 1h25min12s
Thiago Castro – 1h28min28s
Alexandre Salimena – 1h31min15s
Alexander Gomes – 1h32min13s
José Ferreira – 1h46min35s
Alessandra Salimena – 1h57min47s
Texto: Thiago Stephan
Foto: Divulgação