Athletic e Patrocinense avançam para as oitavas da Série D. Veja tabela

Dois clubes mineiros – o Athletic Club SAF, de São João del Rei, e o Clube Atlético Patrocinense, de Patrocínio – estão classificados para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D.

O Athletic encara o “calouro” Camboriú (SC), decidindo em casa. Já o adversário do Patrocinense será a Portuguesa, do Rio de Janeiro, e o primeiro jogo terá mando de campo dos mineiros.

Já o Democrata de Governador Valadares acabou eliminado da competição.

 

Athletic – foto Otávio Silva

  Athletic

O Athletic se classificou vencendo fora de casa o Brasiliense por 2 a 0 no jogo de ida e em casa empatando em 0 a 0.

Na primeira fase, terminou na liderança do Grupo 6 com 29 pontos, mesma pontuação da Portuguesa. Levou a melhor nos critérios de desempate.

Em 14 jogos, foram 9 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, 69% de aproveitamento.

Patrocinense – foto Raphael Dylan

 Patrocinense

Quem também avançou foi o Patrocinense, que eliminou o Brasil de Pelotas. O primeiro jogo foi 0 a 0 e no jogo da volta venceu em casa por 2 a 1.

Na fase classificatória, terminou como líder do Grupo 7 com 24 pontos, mesma pontuação do Maringá, mas ficou em vantagem nos critérios de desempate.

Foram 14 jogos, 6 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, 57% de aproveitamento.

   Pantera não avançou

O Democrata de Governador Valadares foi eliminado pelo Anápolis (GO) após empatar em 0 a 0 em casa e ser derrotado por 3 a 1 como visitante.

O time se classificou em terceiro lugar no Grupo 6, com 25 pontos, 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

  Tabela definida

A CBF publicou na noite desta segunda-feira, dia 7, a tabela detalhada das oitavas da Série D do Campeonato Brasileiro. Os jogos dos oito confrontos tiveram datas, horários e locais anunciados pela Diretoria de Competições da entidade. As partidas de ida serão disputadas nos dias 12 e 13, enquanto a volta ficará para os dias 19 e 20 de agosto.

Ao todo, são 16 clubes ainda na disputa da vaga na Série C e do título da competição. Nas oitavas de final da competição, os jogos também são de ida e volta, com a equipe com melhor campanha decidindo seus jogos em casa.

Além de avançar na competição, as equipes que passarem de fase receberão uma cota no valor de R$ 100 mil. O montante é o mesmo para cada novo avanço, até as finais.

Ao fim, campeão e vice terão recebido R$ 800 mil em cotas. Bahia de Feira x Nacional-AM.

Confira confrontos de ida das oitavas de final:

Sábado – 12/8

17h – Atlético (CE) x Sousa (PB) – Presidente Vargas (CE)

17h – Bahia de Feira (BA) x Nacional (AM) – Arena Cajueiro (BA)

17h – Camboriú (SC) x Athletic (MG) – Hercílio Luz Itajaí (SC)

17h – Ferroviária (SP) x Anápolis (GO) – Fonte Luminosa (SP)

18h -Patrocinense (MG) x Portuguesa (RJ) Pedro Nascimento (MG)

Domingo – 13/8

16h – Caxias (RS) x Ceilândia (DF) – Centenário (RS)

16h – Maranhão (MA) x Retrô (PE) – Castelão (MA)

16h – Nacional (PB) x Ferroviário (CE) – Zé Cavalcanti (PB)

Quando restarem apenas oito times, nas quartas de final, que é a fase que define quem sobe para a Série C do Brasileirão, os confrontos são definidos de acordo com as pontuações conquistadas pelos clubes até esse momento da competição. O clube que tiver a melhor classificação geral encara o oitavo. O segundo pega o sétimo. O terceiro duela com o sexto. E o quarto encara o quinto.

Ao final desta “maratona”, as quatro melhores equipes do torneio garantem vaga na Série C do ano que vem.

                                     Veja, abaixo, arquivo disponibilizado no site da CBF e clique sobre a imagem para ampliar

Texto/pesquisa: Lara Valentim – Toque de Bola

Edição: Ivan Elias – Toque de Bola

Fotos: Otávio Silva/Athletic e Raphael Dylan – Patrocinense

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário