Loco e Doido: os personagens de Athletic x América em JF

Athletic; América; Loco Abreu; Lisca Doido; Mineiro 2021

  Dois clubes ainda invictos, Athletic Club e América, se enfrentam em Juiz de Fora nesta quarta, 3, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.

  A partida foi transferida para o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, às 19h15, para ser transmitida pelos canais Globo no pay per view.

  Será um confronto de adversários diretos, porque o Esquadrão de Aço e o Coelho estão empatados com três pontos. O time de São João del Rei tem vantagem no saldo de gols.

  A partida será disputada com os portões fechados, por causa das normas de segurança e prevenção ao novo coronavírus. 

  O Toque de Bola traz uma reportagem sobre o ponto comum das equipes: contar com mobilizadores da atenção da torcida e imprensa: Loco Abreu e Lisca Doido.

Uh, El Loco!

  Desde que foi anunciado, a expectativa era de que o mais balado reforço para o Mineiro estivesse à disposição da comissão técnica do Athletic Club para a segunda partida, por conta da janela de transferência. Com a mudança de horário, a possível estreia de Loco Abreu veio para Juiz de Fora.

  Mas não havia a certeza da participação dele ao longo dos dois últimos dias. O motivo: dependia da publicação do contrato do uruguaio no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O mistério terminou faltando poucos minutos para as 19h desta terça, quando encerra o prazo de publicações diárias e o site atualizou constando a foto e o nome do atacante. Sim, Loco Abreu está “on” pelo Athletic no Mineiro. Agora, se ele vai jogar, só será revelado nesta quarta, às 18h15, com a divulgação da escalação para a partida.

Loco Abreu; treinamento Mineiro 2021

  Washington Sebastian Abreu Gallo, de 44 anos, não tem o apelido de Loco à toa. O uruguaio teve a coragem de bater o pênalti final em duas decisões usando a cavadinha em questão de meses em 2010: vestindo a camisa do Botafogo na final do Carioca e para garantir a vitória do Uruguai contra Gana, nas quartas de final da Copa do Mundo, na África do Sul.

  Ele ficou conhecido por usar por baixo do uniforme uma camisa customizada com as lembranças mais importantes da vida e carreira. Aliás, quando defendeu o Figueirense, mostrou o escudo do Botafogo como resposta às provocações da torcida do Flamengo em um jogo do Brasileiro de 2012.

  Sincerão, de personalidade forte, é considerado um líder e referência para os demais atletas e para a torcida. No dia 25 de fevereiro, Abreu conversou com os alunos da escolinha de futebol do Esquadrão de Aço sobre a importância do treinamento e de não descuidar dos estudos.

  Além de atrair a atenção onde chega. A imprensa está atenta à rotina do uruguaio no Athletic Club. “Gostamos do perfil dele, muito dedicado, muito profissional. Um cara muito família, cativou a gente pela parte física e pela parte profissional. Ele vai trazer muito para o time”, disse o gerente Fábio Mineiro ao Toque de Bola no anúncio da contratação.

Uh, é Lisca Doido!

  Ao contrário do suspense do adversário, Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, o Lisca, estava confirmadíssimo para o jogo. Afinal de contas, é uma das “caras” do América há pouco mais de um ano, ao assumir o clube em 30 de janeiro de 2020, substituindo Felipe Conceição que atualmente está no Cruzeiro.

  O técnico ganhou o apelido “Doido” quando foi técnico do Juventude. Em entrevistas, contou que o time não estava numa fase boa, ele “comprou a briga” e os resultados vieram. Isso rendeu uma homenagem da torcida, que mudou o canto “Papo Doido”, por “Lisca Doido”. Por onde passou, as torcidas cantaram em homenagem a Lisca Doido.

Lisca Doido; América Mineiro 2021
Foto: @america_mg/Instagram

  “Sou realmente apaixonado pelo que eu faço, essa “doideira” que se tornou um estigma vem justamente da paixão e da vontade de trabalhar”, declarou o treinador na apresentação no Coelho.

  E, aos 48 anos, Lisca comandou o Coelho em uma temporada marcada pelo vice-campeonato na série B do Brasileiro e a classificação para a Série A com quatro rodadas de antecedência.

  O América chegou às semifinais do Campeonato Mineiro 2020, mas foi derrotado pelo Atlético. E alcançou a inédita semifinal da Copa do Brasil, eliminando Internacional e Corinthians, perdendo para o finalista Palmeiras.

  Após a vitória por 1 a 0 na estreia, o time viajou para Juiz de Fora com vários desfalques por contusão, além de quatro jogadores em isolamento após diagnóstico de Covid-19.

Estádio pronto para o jogo

Higienização do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

  Nesta terça, 2, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio recebeu profilaxia química, atendendo à norma da Federação Mineira de Futebol (FMF). De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, a equipe de descontaminação da Guarda Municipal (GM) aplicou uma solução a base de quaternário de amônia, diluída em água.

  O produto é pulverizado, com o auxílio de bombas costais, a fim de reduzir a carga viral no ambiente e, com isso, minimizar a possibilidade de contágio no local.

  A limpeza foi realizada nos camarotes, nas cabines de imprensa, no hall de entrada, nos vestiários, nos bancos de reserva, nas salas da Polícia Militar e dos árbitros. O objetivo é a proteção de atletas, equipes técnicas e demais profissionais envolvidos na realização e cobertura do jogo contra a Covid-19.

Outros jogos da 2ª rodada

  Além de Athletic Club e América; o Campeonato Mineiro terá nesta quarta, 3, Boa Esporte e Pouso Alegre se enfrentam em Varginha e o Coimbra recebe o Patrocinense no Independência.

  A rodada também tem URT contra Uberlândia em Patos de Minas. E o último jogo desta quarta será entre Cruzeiro e Caldense, no Mineirão.

  A rodada termina na quinta, 4, com a partida entre Tombense e Atlético em Tombos às 21h.

Prováveis equipes Athletic Club x América

21h: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, Juiz de Fora

Athletic Club: Lee, Fumaça, Danilo, Sidmar e Natan /// Cristian ,Gabriel Galhardo e Ingro /// Vitinho, Badio e Mococa. Técnico: Cícero Júnior.

América: Matheus Cavhicioli; Léo Gomes, Messias, Anderson (Eduardo Bauermann), Lucas Luan; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Léo Passos (Marcelo Toscano), Ademir e Rodolfo (Loco Abreu). Técnico: Lisca.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da FMF, ge.globo e perfis oficiais dos clubes.

Fotos: Fernanda Trinadade/Athletic Club; @america_mg/Instagram; PJF/divulgação

 

Deixe seu comentário