Sequência de duas vitórias conquistada, e o JF Vôlei só pensa na terceira da série. Em busca de um lugar entre as quatro primeiras equipes da fase de classificação da Superliga B Masculina 2020, que têm vantagem na próxima etapa da competição, o desafio é vencer o Lavras, rival estadual, nesta quinta, dia 5.
Para o técnico do JF Vôlei, Marcos Henrique, sair de quadra vencendo esta semana tem múltiplos significados e é essencial. “A vitória contra o Lavras é de extrema importância, pois além de nos dar a chance de sonhar com um terceiro lugar, manterá a crescente do grupo dentro da competição. Estar entre os quatro primeiros nos permite decidir os playoffs das quartas de final em casa. Além de melhorar a colocação da temporada passada”, destaca.
Confiança
Na busca pela melhor colocação possível na primeira fase, após bater o favorito Anápolis em casa, os juiz-foranos foram até a capital federal e voltaram com uma vitória por 3 sets a 2 (21/25, 25/23, 17/25, 25/13 e 15/12) sobre o Upis. O resultado deu mais dois pontos para o JF Vôlei na classificação da Superliga B (veja arte), mas o ponto conseguido pela conquista de dois sets manteve os brasilienses no G4, logo à frente do time de Juiz de Fora.
Segundo Marcos, vencer foi fundamental. “Foi uma vitória muito importante para darmos confiança ao grupo. Mostramos que, mesmo com placar adverso, conseguimos virar a partida. Em relação à parte técnica, erramos menos. De 40 erros contra Anápolis em quatro sets, para 29 erros em cinco sets diante do Brasília. Isso colocou em pressão a equipe adversária. Quando nosso sistema defensivo conseguiu neutralizar o principal atacantes deles, Robinho, camisa 9, fizemos um quarto set quase perfeito e um quinto set de bom nível”, considera.
Melhorias
Mesmo percebendo evolução em seus comandados, o treinador do JF Vôlei ainda acredita que há espaço para mais evolução em seu time. “Precisamos ainda melhorar o nosso side-out, nossa virada de bola. Mesmo não dando tantos pontos diretos em erros, fomos bloqueados 10 vezes ao todo”, explica.
O JF Vôlei abre a última rodada da fase de classificação da Superliga B na quinta, às 20h, contra o Lavras. Os demais jogos (veja arte) serão no sábado, definindo a ordem dos confrontos das quartas de fina da competição.
Vale acesso
Pelo regulamento, os cruzamentos serão no modo olímpico: o primeiro pega o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro encara o sexto e o quarto joga contra o quinto colocado na primeira fase. Os confrontos serão disputados em melhores de três jogos.
Os melhores classificados da primeira fase têm vantagem de realizar duas partidas em casa, caso o desempate seja necessário. Os vencedores dos embates da segunda fase farão as semifinais da Superliga B, no mesmo sistema das quartas. Quem avançar, sobe para a Superliga Masculina 2020/2021 e disputa o título da Segunda Divisão do vôlei nacional.
Confira resultados próximos jogos. Clique sobre a imagem que deseja ampliar
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Vinicius Serra/divulgação JF Vôlei; e Toque de Bola
Artes: Facebook JF Vôlei; e Toque de Bola com informações da CBV