Reformulado para 2016, o América, primeiro rival do Tupi no Campeonato Mineiro, passa por mudanças drásticas em seu elenco principal. O Coelho garantiu o acesso à Série A na temporada passada e vê os destaques da campanha do vice-campeonato da Segunda Divisão deixando a Arena Independência, além dos jogadores mais jovens que sendo emprestados para ganhar mais experiência.
Remanescentes
Do time titular comandado por Givanildo Oliveira na Série B 2015, apenas cinco jogadores se reapresentam nesta terça, 5, ao Coelho. São eles: o goleiro João Ricardo, o zagueiro Alisson, o volante Leandro Guerreiro e os armadores Xavier e Tony.
Saídas
O adeus mais sentido da equipe verde e branca foi o do zagueiro Wesley Matos, ex-Tupi, um dos destaques da campanha que levou o América à segunda colocação na Série B. De acordo com a diretoria do Coelho, no entanto, a renovação não foi possível por conta do empresário do atleta. Outros titulares chamaram a atenção de alguns clubes: Marcelo Toscano, artilheiro alviverde na Segundona, se transferiu para o Jeju United, da Coréia do Sul; Richarlison (atacante) e Felipe Amorim (meia) agora defenderão o Fluminense; Robertinho (lateral) atuará pelo Ceará; Pablo (atacante) retorna ao Atlético Mineiro; Walber e Anderson Conceição estão sem contrato.
O jovem atacante Rubens foi emprestado ao Tupi para a disputa do Campeonato Mineiro. Além dele, o volante Dopô, o meia Patrick Alan e o lateral Marcelinho foram para o Boa Esporte também para o Estadual. Já o meia Henrique Santos irá disputar o Campeonato Paulista pelo XV de Piracicaba.
Chegadas
Em meio às perdas, o clube mineiro contratou até aqui dez reforços: o lateral-direito Jonas (Criciúma), os zagueiros Artur (Fluminense), Sueliton (ABC) e Adalberto (Fortaleza), os volantes Ernandes (Ceará), Pablo (Avaí) e Claudinei (Avaí), os armadores Rafael Bastos (Figueirense) e Osman (Luverdense), e o atacante Maranhão (Fortaleza).
Dos 30 atletas que se reapresentarão, 12 são novatos – além dos reforços, o lateral-direito Danylo e o zagueiro Roger foram promovidos da equipe sub-20. A diretoria pode, nos próximos dias, buscar mais opções no mercado, principalmente para o ataque. O nome de Romário, ex-Macaé, é o mais cotado para o setor ofensivo do Coelho.
O meia-atacante Maranhão só se apresenta depois do dia 7 de janeiro, quando termina seu vínculo com o Fortaleza. Já o zagueiro Artur ainda precisa de alguns documentos para assinar definitivamente com o clube.
Elenco do América para 2016
Goleiros: João Ricardo, Fernando Leal, Glaycon, Glauco
Laterais-direitos: Danylo, Jonas
Laterais-esquerdos: Bryan, Danilo Barcelos, Raul
Zagueiros: Artur, Alison, Messias, Roger, Adalberto, Sueliton
Volantes: Leandro Guerreiro, Ernandes, Pablo, Claudinei, Makton, Renato Bruno
Armadores: Rafael Bastos, Tony, Xavier, Paulinho Silva, Osman
Atacantes: Bruno Sávio, Maranhão, Assis, Henrique
Novo presidente
Mudanças importantes também estão ocorrendo nos bastidores. O presidente do clube, Euler Araújo, está de saída do cargo de mandatário por ser funcionário da Caixa Econômica Federal, nova patrocinadora máster da equipe. Em seu lugar assume Glauco do Carmo Xavier, dirigente eleito pelo Conselho Deliberativo do Coelho.
Texto com informações do site oficial do América e do Superesportes
Fotos: Carlos Cruz/América
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br