Após a segunda derrota consecutiva, desta vez em casa, por 3 a 0, para o Santarritense, no sábado, dia 5, o time sub-20 do Tupi ficou sem treinador no domingo, dia 6.
Através de uma postagem noInstagram, o técnico Tiago Longo informou que estava entregando o cargo de treinador do Galinho. Contratado no fim de 2020 para ser auxiliar técnico da equipe sub-23, chegou a assumir a categoria no mesmo ano, além do sub-15 carijó.
Em abril de 2021, substituiu Wandercley Silva no comando do sub-20 do Tupi. Ficou pouco mais de dois meses à frente do time, que volta a campo no sábado, dia 12, contra o Minas Boca, em Belo Horizonte.
Copa do Brasil e Mineiro
No total, Longo comandou o Galinho em cinco jogos. Pela Copa do Brasil sub-20, o time foi derrotado pelo Internacional, por 4 a 1 em Juiz de Fora. Também foi goleado pelos gaúchos no Sul, por 5 a 0, o que marcou a eliminação do Carijó do torneio.
No Mineiro Sub-20, o time comandado por Longo esteou bem, com vitória por 2 a 0 sobre o Inter de Minas, em Juiz de Fora. Após folga na terceira rodada, o Galinho levou a virada em Contagem, perdendo por 2 a 1 para o Coimbra. No último jogo do treinador à frente do time, mesmo em casa, não resistiu ao Santarritense, perdendo por 3 a 0.
No Grupo B do Mineiro Sub-20, o Tupi ocupa a terceira colocação com três pontos. Coimbra lidera com nove pontos em nove disputados, o Santarritense soma sete. Abaixo do Galinho estão Inter de Minas, dois pontos, e Boca, um ponto. No sábado, dia 12, a tabela do site da Federação Mineira marca compromisso alvinegro 15h diante do Minas Boca, em Belo Horizonte.
O regulamento determina jogos em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada chave para a sequência do Estadual.
Junto com Tiago, deixaram o clube outros dois profissionais. O preparador de goleiros, Yuri Afonso, e o preparador físico, Raimundo de Jesus não fazem mais parte da comissão técnica do Galinho.
Como foi?
A derrota do último fim de semana foi incontestável. Com melhor toque de bola e mais objetivo, o time visitante abriu 2 a 0 ainda na etapa inicial, gols de Keven, aos 2, e Ryan, aos 47. No segundo tempo, quando o Carijó esboçava uma reação com mais bolas lançadas na área adversária, sofreu o terceiro gol em contra-ataque (Guilherme marcou aos 13 minutos) e aí ficou complicado para buscar até mesmo a igualdade no placar.
Assim que a partida terminou, o agora ex-treinador alvinegro ficou por um bom tempo sem sair do lugar, na área técnica destinada aos treinadores junto ao banco de reservas. Coube ao treinador do Santarritense Marcos Antônio de Sá Silva a iniciativa de cumprimentá-lo e a conversa terminou num abraço.
Confira a íntegra da postagem de despedida de Longo:
“Hoje eu entrego o cargo como treinador do @tupifcoficial estou encerrando mais um ciclo na minha vida, foram 8 meses dentro desse clube que abriu as portas para eu mostrar o meu trabalho eu sou muito grato a Deus e a diretoria por me conceder essa oportunidade, nunca será um adeus e sim um até logo, Tupi é grande e foi uma honra ter feito parte dessa história.
Mas as vezes é melhor colocar uma vírgula do que colocar um ponto final na história, para um dia essa história continuar.
O dia de amanhã? Deus proverá como sempre foi o provedor da minha vida.
Cumpra princípios, que Deus cumpre promessas.
Lutando, vencendo e avançando
Coach Tiago Longo”
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos e Ivan Elias
Fotos: Toque de Bola; Arthur Abraão/Tupi FC e reprodução/Instagram Tiago Longo