Após a derrota para o Náutico, por 1 a 0, na noite de sexta-feira, 29, em Recife, e o complemento da 18ª rodada da Série B, que desta vez ocorreu somente no domingo, o Tupi voltou a precisar de pelo menos duas rodadas para tentar deixar a zona de rebaixamento.
O Carijó segue na penúltima colocação, com 15 pontos, dois a mais que o Sampaio Corrêa. Os “companheiros” de Z4 agora são o Goiás, com 19, e o Joinville, 17. O primeiro clube fora da zona de descenso é o Bragantino, que soma 20 pontos.
O jogo que encerra o primeiro turno está marcado para terça-feira, 2, 21h30, quando o Tupi receberá o Paraná no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Na média de pontuação da Série B no atual formato, 20 equipes com turno e returno em pontos corridos, são necessários 45 pontos para escapar do rebaixamento. O Tupi teria que vencer dez dos 20 jogos restantes para permanecer na Série B em 2017.
Veja resultados da 18ª rodada da Série B (Arte: Toque de Bola. Fonte: CBF. Se preferir,clique sobre a imagem para ampliar)
Veja a classificação da Série B após 18 rodadas (fonte: CBF. Se preferir,clique sobre a imagem para ampliar)
Veja como foram os jogos da rodada
Náutico 1 x 0 Tupi
O Náutico venceu o Tupi na Arena Pernambuco, pela 18ª rodada da competição, por 1 a 0, com gol de Léo Santos, chegou a 27 pontos e ganhou três posições, subindo para a quinta colocação e colando no G-4. Com 15 pontos, o Galo Carijó segue na zona de rebaixamento, no 19º lugar.
O Náutico entrou em campo em postura bastante ofensiva e, após um início sem muitas chances, criou boas oportunidades depois dos 30 minutos e só não balançou a rede pela boa atuação do goleiro Rafael. O Carijó até que equilibrou as ações antes dos 30 e foi prejudicado em pelo menos dois lances pela arbitragem: um impedimento mal assinalado e um cartão amarelo injusto para o lateral-esquerdo Luiz Paulo, que havia sofrido falta não marcada no início da jogada que originou a advertência.
No segundo tempo, a pressão do Timbu continuou e, logo aos cinco minutos, deu resultado. Primeiro, a bola saiu e a arbitragem primeiro apontou arremesso para o Tupi, depois informou que seria para o time da casa. Após cruzamento de Jefferson Nem pela direita, Rodolfo Mol cabeceou para trás e Léo Santos ficou com a sobra, sem marcação. Ele dominou a bola no peito e bateu no alto para abrir o placar. Em desvantagem, os mineiros foram para o tudo ou nada e até ensaiaram uma reação nos minutos finais, mas o clube pernambucano conseguiu segurar o resultado e venceu por 1 a 0.
Pela 19ª rodada da Série B, o Náutico volta a campo na próxima terça-feira (2), às 21h30 (de Brasília), contra o Oeste, na Arena Barueri. No mesmo dia e horário, o Tupi recebe o Paraná no Estádio Municipal de Juiz de Fora.
CRB 1 x 2 Brasil
No outro jogo da noite de sexta-feira pela rodada, o CRB recebeu o Brasil-RS e saiu na frente, mas acabou permitindo a virada do Xavante, que venceu por 2 a 1.
Jogando em casa, no Rei Pelé, o CRB entrou em campo partindo para cima, em busca da vitória para colar no líder Vasco. A estratégia deu certo e o time abriu o placar aos cinco minutos de bola rolando. Em cobrança de falta, o zagueiro Diego Jussani largou uma verdadeira bomba e balançou a rede. O Brasil-RS não se abateu e passou a atacar mais, deixando o jogo mais equilibrado. Já no fim do primeiro tempo, aos 46, Ramon aproveitou a falha da defesa na saída de bola, limpou o marcador e bateu rasteiro para deixar tudo igual. Na etapa final, o jogo ficou bem aberto, com chances para os dois lados, mas o Xavante soube usufruir melhor das oportunidades e, aos 28 minutos, Nathan ficou com a sobra após bobeira da zaga e marcou o gol que garantiu a vitória gaúcha.
O Brasil-RS volta a campo pela Série B na próxima terça-feira (2), contra o Avaí, às 19h15 (de Brasília), no Bento Freitas. No mesmo dia, mas às 21h30 (de Brasília), o CRB enfrenta o Luverdense no Passo das Emas.
Atlético-GO 4 x 1 Sampaio Corrêa
No jogo que fechou a 18ª rodada da Série B, neste domingo, 31, o Atlético-GO goleou o Sampaio Corrêa por 4 a 1, com gols de Magno Cruz, Alison (2), e William Schuster, e chegou a 32 pontos, na quarta colocação. Já o clube maranhense, que marcou com Edgar, segue com 12 pontos, na última posição da tabela de classificação.
Jogando em casa, no Serra Dourada, o Atlético abriu o placar aos 26 minutos, com Magno Cruz. O meia bateu no canto direito de Rodrigo Ramos e balançou a rede. Na etapa final, uma chuva de gols. Aos três, Alison roubou a bola na entrada da área e acertou um belo chute no ângulo para ampliar. Nove minutos depois, William Schuster ficou com a sobra na cobrança de escanteio e fez o terceiro. Já no fim, aos 42, Edgar conseguiu descontar para o Sampaio Corrêa, mas dois minutos mais tarde, Alison fez o quarto gol do Dragão e liquidou a fatura.
Atlético-GO e Sampaio Corrêa voltam a campo somente no próximo dia 16 de agosto. O Dragão visita o Bahia na Fonte Nova e a Bolívia Querida recebe o Goiás no Castelão.
Paysandu 2 x 2 Vila Nova
No jogo das 18h30 (de Brasília) de sábado, Paysandu e Vila Nova empataram em 2 a 2. Jogando em casa, na Curuzu, o Paysandu contou com a grande atuação de Tiago Luís para sair na frente. Ao 33, o meia aproveitou cruzamento de Ratinho e completou para o fundo da rede. Treze minutos mais tarde, Maílson rolou e Tiago Luís, com um toque de leve na bola, fez mais um. Na etapa final, o Vila Nova veio com outra postura e partiu para cima em busca do empate. Aos 11 minutos, Victor Bolt roubou a bola e cruzou para a área. Moisés foi bem no lance e descontou. Aos 26 minutos, Fabinho lançou Moisés e o meia marcou novamente para deixar tudo igual e dar números finais ao jogo.
Paraná 1 x 1 Ceará
No Durival Britto, o Ceará não sentiu o fato de estar jogando fora de casa e partiu para cima do Paraná. O Vozão abriu o placar aos 14 minutos. William Henrique recebeu de Wescley, passou por Alisson e, mesmo escorregando, conseguiu finalizar. Os paranistas reagiram ainda no primeiro tempo e, aos 30, Robson recebeu na área e bateu para o gol. A bola desviou na defesa e entrou para deixar tudo igual. Na etapa final, houve chances para os dois lados, mas ninguém conseguiu balançar a rede e o placar ficou no 1 a 1.
Joinville 0 x 1 Oeste
Na Arena Joinville, no sábado, 30, o Oeste bateu o Joinville por 1 a 0 e chegou aos 24 pontos. O gol saiu logo aos quatro minutos. Léo Arthur cruzou da esquerda e Marcus Vinícius tocou de cabeça para o fundo da rede. Atrás no placar e jogando em casa, o JEC foi para o tudo ou nada e pressionou o Rubrão, que passou a sair somente nos contra-ataques, até o apito final do árbitro, mas, apesar das muitas oportunidades, não conseguiu buscar o empate e acabou derrotado. Na próxima rodada, os catarinenses enfrentam o Vila Nova, na próxima terça-feira (2), no OBA. No mesmo dia, a equipe de Itápolis (SP) recebe o Náutico na Arena Barueri.
Bragantino 1 x 0 Bahia
No Nabi Abi Chedid, Bragantino e Bahia fizeram um primeiro tempo sem muitas chances. Na etapa final, o Tricolor de Aço voltou melhor e atacou mais. Em dois momentos, Renato Cajá fez o goleiro Felipe salvar o Braga. O Massa Bruta, por sua vez, passou a investir nos contra-ataques, mas sem muito sucesso. Aos 24, o time da casa conseguiu marcar através da bola parada. Em escanteio da direita, Rivaldo ficou com a sobra e só empurrou para o gol. Em desvantagem, o Bahia foi para o tudo ou nada, mas o Braga se segurou e manteve a vitória. Na próxima rodada, os paulistas enfrentam o Londrina, na terça-feira (2), no estádio do Café. Já os baianos voltam a campo somente no dia 16, contra o Atlético-GO, na Fonte Nova.
Vasco 2 x 1 Criciúma
Fechando a noite de Série B no sábado, o Vasco recebeu o Criciúma em São Januário. Pela 18ª rodada da competição, o Gigante da Colina venceu por 2 a 1, chegou a 38 pontos e segue firme na liderança. Com o tropeço do Ceará, que empatou com o Paraná, o Cruzmaltino abriu quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, que é o próprio Vozão.
Com chances para os dois lados, Vasco e Criciúma fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado em São Januário. O Gigante da Colina saiu na frente, aos 36 minutos. Madson fez boa jogada pela direita e cruzou nos pés de Éderson. O atacante dominou e bateu no canto esquerdo do goleiro Luiz. Sete minutos depois, o Tigre empatou com Diego Giaretta. Em cobrança rápida de falta, Roberto rolou para a área e o zagueiro apareceu livre para deixar tudo igual. Na etapa final, os catarinenses voltaram melhores e passaram a dominar a partida. O Cruzmaltino, no entanto, conseguiu se defender bem e contou com a sorte para buscar a vitória. Aos 27, Luiz tentou cortar cruzamento de Jorge Henrique, mas acabou tocando com o joelho e a bola sobrou para Thalles. O atacante vascaíno não desperdiçou a oportunidade e garantiu o triunfo para o time da Colina.
O Vasco volta a campo pela Série B na próxima terça-feira (2), contra o Ceará, no Castelão. No mesmo dia, o Criciúma recebe o Paysandu no Heriberto Hulse.
Observação
A rodada foi aberta na terça-feira, 26, com duas partidas: Goiás 1 x 1 Luverdense e Avaí 1 x 0 Londrina.
Veja jogos da 19ª rodada da Série B (Arte: Toque de Bola. Fonte: CBF. Se preferir,clique sobre a imagem para ampliar)
Texto com informações do site da CBF
Fotos: Paulo Fernandes (Vasco), Léo Lemos (Náutico), João Lucas Cardoso (Joinville), Douglas Araújo (CRB) e Fernando Torres (Paysandu)
Artes: Toque de Bola
Edição: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br