Após crescimento, fundador do Camping de Atletismo projeta expansão

Idealizador do projeto do Camping de Atletismo, que já chega à sua sexta edição, o professor Fernando Oliveira, satisfeito com o crescimento obtido, admitiu já estar analisando a possibilidade da futura realização de eventos similares em regiões de todo o país. Até este ano, o Camping foi realizado três vezes em Lavras e em Juiz de Fora.

Na semana passada, o evento foi realizado no Campus da UFJF com grande repercussão.

“O Camping tomou dimensões absurdas, começamos com 90 pessoas, hoje temos mais de 300 envolvidas. Praticamente é a principal atividade de atletismo do país no mês. Estávamos até discutindo, teremos que fazer uma reunião prévia à próxima para tomarmos algumas decisões. Como vamos fazer em relação à expansão, troca de alojamentos e criação de programas para ampliar isto para outros estados. Nós queremos que o evento seja feito periodicamente em cada região”, projetou Fernando.

O fundador do Camping ainda disse que mesmo que de forma simples, a iniciativa tem um diferencial que proporciona ao atletismo chances maiores de atrações de jovens talentos e, posteriormente, uma mudança de cultura.

“É momento de serem tentados outras abordagens e esta é uma das principais, não temos nenhuma falsa modéstia.  As pessoas que estão envolvidas aqui são pessoas de referência nacional também. Essa é uma abordagem que nós estamos propondo como sendo uma alternativa bastante atraente para a realidade atual do esporte, ou seja, tem que ser repensado. Se ficarmos em São Paulo, Rio de Janeiro parados esperando que crianças apareçam, não vamos ter atletas.”

Crianças treinam fundamentos antes de saltarem
Crianças treinam fundamentos antes de saltarem

Rendimento em segundo plano

Envolvido diretamente na busca de melhores resultados de seus atletas visando a participação em competições de âmbito mundial, o treinador da finalista olímpica Keila Costa, Neilton Moura, deixou clara a procura por algo mais amplo que um resultado: uma possível mudança cultural.

“Nós estamos criando uma cultura do esporte. No primeiro ano aqui em Juiz de Fora, não existia uma equipe de atletismo na cidade. Hoje, três anos depois, já tem uma equipe campeã estadual. Você não conseguiria imaginar isso antes. Então estamos criando essa cultura e com o tempo teremos muita gente praticando e aí sim, naturalmente, vamos ser campeões”, disse.

 

Atletas treinam arremesso de dardo no Campo da UFJF
Atletas treinam arremesso de dardo no Campo da UFJF

Encontro dos melhores profissionais da área

O professor Jefferson Verbena de Freitas, do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA) da UFJF vem em sua terceira participação no Camping e afirmou que o evento tem pontos primordiais que vão além das atividades realizadas com os jovens atletas.

“A parte principal do Camping não é apenas o treinamento, mas também a integração dos treinadores. Hoje temos treinadores de Minas, Rio, São Paulo e Espírito Santo trocando experiências, informações e fazendo reuniões à noite para discutir sobre os treinos. A idéia é essa, juntar as principais pessoas que estão trabalhando com o atletismo no país, fortalecer e fundamentar ainda mais o treinamento em atletismo”, analisou.

Texto: Bruno Kaehler

Fotos: Toque de Bola

 

Este post tem um comentário

Deixe seu comentário