O Tupi realizou na manhã desta sexta, 20, no estádio Salles de Oliveira em Santa Terezinha, o último treinamento para o jogo contra o Democrata de Governador Valadares, fora de casa, no estádio José Mammoud Abbas, o Mamudão, neste domingo, 22, às 16h. O técnico Felipe Surian testou muitas opções e promoveu mudanças em relação à equipe que atuou contra o América. O Carijó não poderá contar com os suspensos Marco Goiano e Genalvo.
O Toque de Bola acompanhará os principais lances de Democrata-GV x Tupi pelo Twitter e conta no Facebook do portal.
Primeira formação em treino
A atividade começou por volta das 9h30 da manhã. Se recuperando de lesões, Arilson e Paulinho não treinaram. O goleiro Glaysson fez um trabalho à parte, sendo poupado depois de ter sentido dores no último jogo. Surian, depois de um pequeno aquecimento, deu início ao coletivo em campo reduzido. Quatro jogadores do time titular, com colete, não vinham treinando nos onze iniciais, recebendo oportunidade: Fabrício Soares, Bruno Arrabal, Ygor e Marcinho. Além dos suspensos, Danilo, Thiaguinho e Osmar ficaram no grupo reserva.
A equipe com colete na primeira parte teve Gonçalves; Paulo Roberto, Mailson, Silvio e Fabrício Soares; Bruno Arrabal, Noé, Ygor, Ulisses e Marcinho; Daniel Morais. A equipe teoricamente reserva contou com João Paulo; Osmar, Albert, Davi e Thiaguinho; Genalvo, Hugo Sanches, Marco Goiano e Danilo; Rafael Assis e Ademilson.
Novas mudanças
Na segunda metade, Surian seguiu mexendo. Danilo e Osmar pegaram os coletes. Paulo Roberto foi para o lugar de Bruno Arrabal no meio e Marcinho foi para a reserva. Contudo, o artilheiro do Nacional de Muriaé do ano passado, Danilo, sentiu um problema no pé esquerdo em uma dividida com Hugo Sanches e saiu do treino. Rafael Assis entrou no seu lugar no time titular. Após o término do coletivo, o treinador fez um trabalho específico de bolas aéreas ofensivas.
Surian: “Não acredito que Danilo ficará fora”
Apesar de não ter começado com Danilo no time titular e do atleta ter saído com um problema no pé esquerdo aparentando pouca confiança de estar em condições para o jogo, Surian confia que o atacante estará à disposição. Ele garantiu que a equipe só será definida momentos antes da partida: “Não acredito que o Danilo ficará fora dessa partida, porque é um atleta de nossa confiança, um guerreiro. Sabemos dessa dificuldade que ele está passando e se tiver que segurar ele, o elenco tem boas peças para atuar. O Marcinho ganhou oportunidade, o Rafael Assis treinou bem e aquele que entrar irá nos ajudar na partida. Será um jogo de muito contato, treinamos com o Fabrício que faz muito bem o lado esquerdo e o Paulo o direito. Vamos levar essa dúvida até momentos antes da partida que é de suma importância para nossas pretensões no campeonato. Se o Arrabal for liberado no Boletim Informativo Diário (BID) também está em condição e é uma opção para a vaga do Genalvo”, declarou .
Xerife enfatiza poder nas bolas aéreas
Precavido, Fabrício Soares destacou as bolas aéreas como um fator importante no confronto e acredita que a solidez defensiva do Tupi possa ser o diferencial para a vitória: “Em relação a parte defensiva estamos bem. Não tomamos nenhum gol de bola aérea e já fizemos. Então se continuarmos dessa forma tenho certeza que nos daremos bem lá”, concluiu.
O jogador pode atuar entre os titulares na lateral esquerda pela segunda vez no Mineiro. Na estreia, contra o Atlético, na Arena Independência, o experiente defensor também ocupou o flanco entre os 11 que iniciaram o confronto.
Paulo Roberto quer jogar: “Até de goleiro”
Zagueiro de origem, Paulo Roberto, que foi testado como volante e lateral, disse que não possui preferência: “Entre lateral e volante não tenho preferência porque são duas posições que jogo improvisado, mas eu estou aqui para ajudar. Na posição que o treinador precisar eu jogo, seja zagueiro, volante e até goleiro”, brincou.
A viagem para Governador Valadares estava marcada com saída às 12h da Sede Social do Tupi. A partida válida pela quarta rodada do Campeonato Mineiro será no estádio José Mammoud Abbas, o Mamudão, e está marcada para às 16h deste domingo, 22. A arbitragem fica por conta de Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG) auxiliado por Pablo Almeida Costa (Aspirante FIFA/MG) e Felipe Souza Leal (CBF/FMF).
Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Toque de Bola