Mesmo com três derrotas na disputa do Campeonato Mineiro de Basquete adulto no último fim de semana, o saldo do projeto JF Basketball/Sport foi positivo. Na competição, disputada na Arena do Minas Tênis Clube entre os dias 21 e 23 de setembro, os juiz-foranos terminaram na quarta colocação, mas as atuações animaram o coordenador José Henrique Casarim.
Segundo ele, o saldo da participação local no Mineiro 2018 foi positivo. “Fizemos um ótimo campeonato. Perdemos as três partidas, mas todos foram bons jogos”, avalia o coordenador e também atleta do JF Basketball.
Na última bola
Os juiz-foranos foram derrotados pelo Minas, campeão e dono da casa, por 92 a 56; pelo Thug Life, segundo colocado, por 74 a 72; e pelo IBC Basketball, terceiro, por 71 a 68. “Contra o Minas, um time de NBB, já era esperado. É uma equipe muito mais forte mesmo. Os outros dois jogos foram decididos na última bola. Batemos de frente, mas infelizmente, por questão de erros ou mesmo falta de treinos juntos antes do torneio, acabamos perdendo os dois últimos jogos”, lamenta.
Mas mesmo com as derrotas, o coordenador afirma que a participação no Estadual já, em si, motivo para comemoração. “Fomos convidados a participar do Mineiro um pouco em cima da hora. Não estava nos planos do ano. Mas já tínhamos vontade de aumentar o número dos torneios do adulto, Serviu principalmente para incentivar a prática na cidade, inclusive para as categorias de base verem o adulto em ação”, destaca.
Próximos desafios
Além de atletas locais, o time de Juiz de Fora contou com reforços no Mineiro. “A equipe já estava praticamente formada, com o time campeão da fase microrregional do Jimi ( Jogos do interior de Minas Gerais, em Cataguases, em julho). A partir dela, fomos buscar reforços. Foram dois atletas. O Luiz Otávio “Chupeta”, três vezes campeão do NBB; campeão intercontinental e sul-americano; com passagens pelo Flamengo, Liga Sorocabana e Macaé. E o Léo Monteiro, filho do técnico do Fluminense e ex-armador, Ricardinho, com quem venceu o Brasileiro de Clubes sub-20”, conta.
Agora, a próxima competição no horizonte do JF Basketball/Sport é a disputa da fase regional do Jimi, em Lavras, de 10 a 14 de outubro. Na chave dos juiz-foranos estão Três Corações, Cataguases e Perdões. Os dois melhores se classificam para a Etapa Estadual, em Uberlândia, entre 14 e 18 de novembro.
Futuro
Segundo Casarim, os planos são continuar a luta para fomentar a prática do basquete em Juiz de Fora e disputar o Estadual em 2019. “Para o futuro, pretendemos continuar os trabalhos de base, fomentando o basquete. Sempre tendo o adulto como espelho para os meninos. Pretendemos também disputar o próximo Mineiro”, deseja.
Resultados do Campeonato Mineiro 2018
21/9
Minas 92 x 56 JF Basketball/Sport
Thug Life 89 x 72 IBC Basketball
22/9
JF Basketball/Sport 72 x 74 Thug Life
IBC Basketball 49 x 105 Minas
23/9
JF Basketball/Sport 68 x 71 IBC Basketball
Minas 108 x 76 Thug Life
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: site oficial do Minas Tênis Clube e Facebook José Henrique Casarim