Mesmo sem entrar em campo, o Tupi manteve a terceira colocação no Campeonato Mineiro após os resultados de jogos antecipados disputados na noite desta quarta-feira, 12: América 1×0 URT (pela 11ª rodada) e Tombense 1×1.
Com o empate, Tombense e Guarani não ultrapassaram o Galo Carijó na tabela, que continua em terceiro lugar, com 7 pontos. O líder continua sendo a equipe do Cruzeiro, que está com 10 pontos, seguido do Boa Esporte, com 9. Com a primeira vitória, o América vai à sétima colocação, com 5 pontos, deixando para trás o Atlético Mineiro, em oitavo, com apenas 4.
A primeira do Coelho
A equipe do América venceu na noite desta quarta-feira, 12, sua primeira partida no Campeonato Mineiro de 2014. Em jogo antecipado da 11° rodada do estadual, o Coelho bateu, com um gol de Obina, aos cinco minutos do segundo tempo, a equipe da URT, de Patos de Minas, chegando aos 4 pontos na tabela de classificação e saindo da zona do rebaixamento. Com a derrota o time do URT acabou caindo no Z – 2, com apenas 3 pontos, dividindo a lanterna com o Minas Boca, de Sete Lagoas.
Sob os olhares do novo treinador do Coelho, Moacir Júnior, que acompanhava a partida da arquibancada do Estádio Independência, o primeiro tempo de jogo foi marcado no meio de campo, em partida muito pegada e de pouca criatividade de ambos os lados. A primeira etapa sem gols denunciou um jogo muito equilibrado e de baixa qualidade. Os goleiros pouco trabalharam: uma defesa enxuta de Mateus, goleiro do América, de um chute de fora da área, e outra defesa segura de Juliano, em um chute fraco do atacante Gilson.
A URT soube preencher os espaços e se movimentou muito bem buscando as investidas dos atacantes Léo Mineiro e Eraldo, jogadores mais experientes do elenco. O meio-campo Iran usou sua velocidade para incomodar a zaga do Coelho. Pelo lado América, Betinho foi o encarregado pela armação. Caio Dantas e Obina procuraram se entender melhor no comando de ataque, mas a bola pouco chegou.
Dessa vez Obina não perdoa
O segundo tempo começou com o América pressionado a conquistar o resultado. Os quase 600 torcedores presentes no Horto cobravam muito do time durante o intervalo. O Coelho foi pra cima e logo aos cinco minutos teve um pênalti a seu favor.
O Lateral Gilson conseguiu uma tabela pela esquerda e ganhou a grande área, quando foi deslocado por Wallison, que ainda ganhou cartão amarelo. Obina, que perdeu pênalti na primeira rodada, em jogo contra o Tupi, não decepcionou e marcou batendo com força no meio da meta, deslocando o goleiro da URT.
A equipe de Patos de Minas tomou as rédeas da partida, mas não conseguiu furar o bloqueio armado pelo América, além de esbarrar na falta de técnica na hora de concluir as jogadas. O Coelho se trancou na defesa e explorou os contra-ataques, mas pouco agrediu a meta do goleiro Juliano. No final, o resultado foi muito bom para equipe da capital, que enfrenta o Minas Boca, em Sete Lagoas, no próximo fim de semana. A URT tem uma missão complicada, e enfrenta o Guarani, em Divinópolis, precisando pontuar para escapar da zona da degola.
Tombense e Guarani ficam no empate
A outra partida da noite foi antecipada da sétima rodada. Tombense e Guarani se enfrentaram em Tombos, comemorando o novo sistema de iluminação do estádio Almeidão. Mas o protocolo não saiu como o esperado, e a partida foi atrasada em 10 minutos, por falta de luz no estádio causada por uma queda de energia.
Com bola rolando, o Guarani saiu perdendo logo aos 8 minutos. Saída de bola errada, Leonardo dominou e tocou para o Pablo, que rolou de primeira para Thiago Azulão tocar no canto direito do goleiro George. Michel Cury, ex-Tupi, e Tardelli perderam chances de gols incríveis para o Guarani. O goleiro George ainda efetuou excelente defesa em chute do Júnior Negão, evitando o segundo gol da equipe de Tombos.
No segundo tempo o Bugre empatou com Tardelli, e continuou pressionando, mas não conseguiu chegar ao gol da vitória. A equipe de Divinópolis ainda reclamou muito de um pênalti não marcado. Com o 1 x 1, a Tombense foi a 6 pontos, se mantendo no G-4, e o Guarani chegou a 5 pontos, encostando nos líderes. Na próxima rodada, a equipe de Tombos vai a Nova Lima, enfrentar o Vila Nova, na estreia do novo técnico Rogério Lourenço. O Guarani recebe a equipe da URT, no Farião.
Acompanhando o jogo das cabines, Lourenço já adiantou que o Tombense precisa melhorar o rendimento nas partidas disputadas em casa.
Tombense 1 x 1 Guarani
12/02 – Antônio G. de Almeida – 20h
A: Elmivan Alves Andrade (Especial FMF)
A1: Ricardo Junio de Souza (CBF/FMF)
A2: Junior Antônio da Silva (FMF)
4ºA: Hudson Fernandes da Silva (FMF)
Gols: 10-Tiago Azulão, aos 8’1T (Tombense); 9-Tardelli, aos 8’2T (Guarani)
Tombense: 1-Flávio, 2-Leo, 3-André, 4-Mailson, 5-Julio Cesar, 6-Wanderson, 7-Pablo (18-Jonathan, aos 33’2T), 8-Joilson, 9-Júnior Negão (16-Oliveira, aos 44’2T), 10-Tiago Azulão e 11-Vanger (19-Rafael, aos 19’2T). Técnico: Moacir Júnior
Guarani: 1-George, 2-Cris (13-Marcelão, aos 30’2T), 3-Marx, 4-Thiago Papel, 5-André, 6-Iago, 7-Alex, 8-Thiago Carpini, 9-Tardelli (20-Tiago Pereira, aos 35’2T), 10-Michel Cury (17-Fernando, no intervalo) e 11-Michel Eloi. Técnico: Leston Júnior
Cartões Amarelos:
Tombense: 7-Pablo e 10-Tiago Azulão
Guarani: 9-Tardelli e 17-Fernando
Texto: Gustavo Fonseca, com informações complementares do site da Federação Mineira de Futebol e fotos do site da FMF e do América
Adriano Barbosa liked this on Facebook.