Com várias trocas de liderança e recorde de gols por rodada em 2020, o Campeonato Mineiro teve uma sexta rodada marcada por surpresas, tropeços e decepções.
Enquanto Cruzeiro e Atlético não venceram seus jogos, o coirmão da capital, América, assumiu provisoriamente a ponta da tabela.
Do outro lado, o Tupynambás segue sem vencer e vai amargar a lanterna durante a pausa do Estadual por conta do Carnaval.
Sábado com chuva… d(e) gols
A rodada começou no sábado, dia 15, às 16h, com duas partidas na Zona da Mata Mineira. No Estádio Almeidão, em Tombos, o Tombense recebeu a URT em duelo que valia a entrada no G4, zona de classificação para as semifinais. Diante de seu torcedor, o Carcará fez bonito. Com gols de Marquinhos (2), Rubens e Gabriel Lima, o alvirrubro goleou o Trovão Azul por 4 a 0 e assumiu a liderança provisória da competição ao lado do Atlético.
Na outra partida do sábado, o Uberlândia derrotou o Tupynambás em pleno Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, por 3 a 1, debaixo de forte chuva. O triunfo veio de virada e fez a equipe do Triângulo Mineiro se distanciar da zona de rebaixamento. Por outro lado, o Baeta segue na lanterna. Para conferir todas as informações, clique aqui.
Domingo de surpresas
O Villa Nova venceu o Boa Esporte na manhã de domingo, dia 16, no Estádio do Melão, em Varginha. Jogando fora de casa, o Leão do Bonfim, que ainda não havia vencido na competição, saiu da zona de rebaixamento e afundou o Boa para a vice-lanterna. Os gols foram marcados por Jefferson, para a equipe da casa, e Leandro Cearense, Paulo Henrique e Zé Eduardo para o Villa. Boa Esporte 1 x 3 Villa Nova.
No Mineirão, o Atlético foi derrotado pela Caldense, que tomou a liderança do próprio alvinegro e também do Tombense.
A Veterana abriu o placar com Felipe Souza, de pênalti. Atrás, o Galo de Belo Horizonte conseguiu empatar com Igor Rabello, após cobrança de escanteio de Hyoran. Mas, os donos da casa sofreram o gol da derrota aos 45 minutos da etapa final, de João Victor. Atlético 1 x 2 Caldense.
Em Patrocínio, no Estádio Pedrocão, o Cruzeiro escapou de uma derrota no último minuto de jogo. O Patrocinense abriu o placar com Paulo Renê, aos 46 minutos da etapa inicial, após diversas tentativas frustradas de marcar o gol. A Raposa reagiu, perdeu chances claras e, quando o cronômetro batia o fim o último minuto do duelo, Maurício aproveitou sobra na entrada da pequena área e empatou. Patrocinense 1 x 1 Cruzeiro.
Segue o líder, por enquanto?
No último jogo da rodada, nesta segunda, dia 17, a última alteração na liderança. Com gols de Felipe Augusto e Alê, o América venceu o Coimbra por 2 a 0 no Estádio Independência e é o novo líder do Campeonato Mineiro, ao menos até esta quinta, dia 20.
O Coelho aguarda o resultado do jogo entre Tombense e Cruzeiro, que se enfrentam em Tombos nesta quinta, em partida remarcada da segunda rodada, adiada por causa das chuvas. Caso haja um vencedor, este assume a liderança no lugar do América.
Além desse duelo atrasado, Boa Esporte e URT fazem o jogo adiado da quarta rodada nesta quarta, dia 19, em Varginha. A remarcação ocorreu por conta da partida do Boa Esporte diante do Vilhenense, de Roraima, pela Copa do Brasil.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento
Fotos: Mourão Panda; Renan Muniz/Caldense; Victor Souza/Tombense
Tabelas: site da Federação Mineira de Futebol – reprodução