Em clima de alto astral, confraternização, disciplina e respeito aos companheiros, adversários e público, características que motivaram a criação do evento, começou a ser disputada, na manhã de sábado, 27, a quarta edição da Copa Toque de Bola de Futsal.
O nome do evento é uma homenagem ao constante trabalho de divulgação e valorização do esporte local, em diversas modalidades, pelo Portal Toque de Bola.
A competição, que tem a coordenação técnica do professor e panathleta Alfredo Coimbra, este ano faz parte do calendário de eventos que marcam os 40 anos de fundação do Panathlon Club Juiz de Fora.
Números e novidades
Embora a Copa não tenha como prioridade alcançar um grande número de equipes, uma vez que o importante é que todos os treinadores e professores das escolinhas tenham uma unidade de comportamento e prioridade na formação dos garotos, a Copa também vem experimentando um crescimento a cada ano em participação.
Este ano, com a inclusão da categoria sub-6 (meninos de até 6 anos de idade), a Copa Toque de Bola reúne 49 equipes e 735 participantes em cerca de 100 jogos.
Na terceira edição, em 2015, foram 36 jogos e 494 garotos em ação, em 78 partidas.
Alviverde em ação
A participação do Sport Club Juiz de Fora, justamente no ano do centenário do clube alviverde, é outra grande novidade na disputa este ano.
Convidado ilustre
Na rodada inicial, na quadra da Guarda Mirim, no bairro São Mateus, a bola começou a rolar às 9h. Entre as centenas de garotos, pais, familiares e amigos que prestigiaram os primeiros jogos da Copa, estava o assistente juiz-forano Marrcelo Van Gasse, que atuou recentemente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Orgulhoso pelo sucesso dos Jogos no Brasil, Marcelo revelou uma orientação diferente da Fifa aos responsáveis pela arbitragem do futebol dos Jogos Olímpicos: “A gente sente um pouco de amadorismo porque é mundo inteiro aqui e a arbitragem também tem que colaborar. E a Fifa passa parra gente que é mais um torneio amador, parra você se desprender de algumas situações e tentar também curtir o momento. O Rio de Janeiro, os atletas, tudo enfim”.
O assistente agradece à Fifa a oportunidade de ter atuado nos Jogos e segue com planos de voltar a representar a arbitragem brasileira na Copa do Mundo, como ocorreu em 2014: “De repente podemos voltar a estar na Copa, agora em 2018”.
Sobre o fato de o Rio e o Brasil terem conseguido sediar com sucesso as Olimpíadas, Marcelo também sente orgulho: “Deu certo. O Rio de Janeiro estava muito lindo. As pessoas falavam conosco que não imaginavam isso. Acho que o legado que ficou para o Rio é muito importante. temoss que aproveitar agora as arenas, toda a estrutura do que foi criado para seguir em frente”
Resultados da primeira rodada (jogos sábado, dia 27/8)
Tabela da segunda rodada (jogos sábado, dia 3/9)
Sem stress
Importante observar que nas faixas de idade mais novas não há disputa de título, como forma de não estimular grau de competitividade exagerado entre aqueles que estão em suas primeiras jornadas esportivas.
FOTOS (PRIMEIRA RODADA DA COPA TOQUE DE BOLA DE FUTSAL 2016 – PANATHLON CUB JUIZ DE FORA)
Texto e fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br
muito boa a reportagem feita na ocasião da abertura da 4 Copa Toque de Bola de Futsal com isso podemos falar que começamos com o pé direito