Após conquistar o título da Copa Libertadores e encerrar um jejum de 38 anos, o Flamengo garantiu vaga no Mundial de Clubes 2019.

A competição será disputada no Catar entre os dias 11 e 21 de dezembro e já tem todos os classificados definidos.
Além do Flamengo, disputam o título o Liverpool, da Inglaterra; o Espérance, da Tunísia; o Monterrey, do México; o Al-Hilal, da Arábia Saudita; o Hienghène Sport, da Nova Caledônia; e o Al-Sadd, do Catar.
Os caminhos
O primeiro jogo será entre Hienghène Sport, campeão da Liga dos Campeões da Oceania, e Al-Sadd, do Catar, representante do país-sede, no dia 11 de dezembro. Quem vencer, encara o Monterrey, do México, campeão da Concacaf, nas quartas de final, dia 14. A sequência prevê um duelo do vencedor com o Liverpool, campeão europeu, no dia 18.
Do outro lado da chave, o Al Hilal, campeão da Liga dos Campeões da Ásia, encara o Espérance, da Tunísia, campeão da Liga Africana, dia 14. Em campo, as equipes decidem quem encara o Flamengo na semifinal no dia 17 de dezembro, na primeira semifinal. A decisão está marcada para o dia 21, sábado, 12h30.
Garantido no Mundial de 2021

A Fifa anunciou este ano a criação de um novo Mundial de Clubes, a ser disputado por 24 equipes a cada quatro anos. A primeira edição deste torneio esta prevista para o período entre junho e julho de 2021, na China e o Flamengo já assegurou vaga. Isso porque, apesar de os critérios de seleção para a nova disputa de agremiações, ambas as propostas apresentadas para a destinação das seis vagas da Conmebol nela incluem o campeão da Libertadores 2019.
Na hipótese preferida pela direção da Conmebol, os vencedores da Libertadores de 2019 e 2020 estarão classificados, assim como os campeões da Copa Sul-Americana desses anos – o Independiente Del Vale, da Colômbia, venceu nesta temporada e também teria vaga nesse cenário. As outras duas equipes seriam definidas em um torneio entre os campeões da Libertadores de todos os tempos, entre dezembro do próximo ano e janeiro do ano seguinte.
Já a CBF não quer que mais uma competição no calendário já apertado dos clubes, e defende a vaga para os campeões de 2017, 2018, 2019 e 2020 da Libertadores. Um torneio menor seria disputado pelos campeões da Sul-Americana do mesmo período, definindo quais equipes ficariam com as duas últimas vagas.
Quem joga o Mundial 2019 e por quê?

Estão na semifinal
Flamengo (Brasil) – Campeão da Libertadores da América
Liverpool (Inglaterra) – Campeão da Liga dos Campeões da Europa
Entram nas quartas de final
Espérance (Tunísia) – Campeão da Liga dos Campeões da África
Al-Hilal (Arábia Saudita) – Campeão da Liga dos Campeões da Ásia
Monterrey (México) – Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf
Disputam playoff para as quartas
Hienghène Sport (Nova Caledônia) – Campeão da Liga dos Campeões da Oceania
Al-Sadd (Catar) – Representante do país-sede
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, com informações das agências
Foto: Facebook Conmebol; Facebook FIFA Club World Cup