Vamos jogar basquete?
Na tarde deste sábado, dia 18, será promovida uma seletiva de basquete no Ginásio Municipal de Juiz de Fora.
As principais informações estão nas peças de divulgação, que estamos publicando também por aqui.
Clique para ampliar a imagem
Importante: de acordo com os organizadores os candidatos e as candidatas (a seletiva é no masculino e no feminino) já devem ir ao Ginásio com suas próprias roupas de treino, levando identidade e, se possível, uma garrafa de água para a correta hidratação.
O Toque de Bola conversou com o treinador Rogério Santana e com o dirigente Guilherme Facio, para trazer mais detalhes sobre a seletiva. A formação de valores no basquete local vive um momento favorável, fruto da iniciativa de diversos professores e entidades.
Neste cenário surgiu, no ano passado, o Jotaefe Basquete.
Clique aqui para (re)ver como foi, em 2024, o anúncio desta nova entidade do esporte local.
Para além da busca de novos talentos, existe a perspectiva de formar, adiante, equipes juiz-foranas adultas de basquete, com jovens formados na cidade e região.
Rogério espera reunir 150 atletas
Rogério Santana disse ao Toque de Bola que a seletiva é para meninas e meninos das categorias sub-17 (até 1 anos) e sub-19 (até 19 anos).
As competições previstas para a temporada 2025 são: CBI (Brasileiro InterClubes), Campeonato Mineiro, Jogos da Juventude (Jojus) e torneios locais.
Equipe adulta em médio prazo, quem sabe?
“A ideia”, explica o treinador, “é trabalhar com cerca de 20 alunos em casa categoria. A expectativa é de reunir cerca de 150 candidatos na seletiva”.
E acrescenta: “vamos buscar projetar pelo menos uma das equipes em nível nacional, como já temos em nível escolar. E em médio prazo ter uma equipe adulta com vários atletas formados em Juiz de Fora”
Facio cita competições e metas da temporada
Já Guilherme Facio reforça: “é uma seletiva para auxiliar na montagem das quatro equipes do Jotaefe Basquete para a temporada 2025. E também, além dos três atuais núcleos gratuitos de basquete, para jovens de 8 a 15 anos, a pretensão é de criar mais três ao longo do ano”.
Sobre o Brasileiro Interclubes, novidade entre as competições deste ano, o dirigente explica: “é um campeonato organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que tem diversas categorias. A intenção é disputar o Interclubes na categoria sub 17 masculina e feminina”
Facio revela que o Jotaefe ainda busca se filiar ao CBC para poder tentar disputar o CBI e tentar nos enquadrar ainda no calendário de 2025.
Sobre as demais competições que os candidatos aprovados na seletiva devem disputar este ano, cita também: os Jogos da Juventude, os torneios regionais como a Copa Serrana, que vem sendo promovida já há bastante tempo com participações de equipes locais como o Projeto Basquetebol do Futuro e times da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Texto: Ivan Elias
Artes: Divulgação