Rio de Janeiro (RJ), 3 de fevereiro de 2012
Com uma formação reserva, que contou com o juiz-forano Thomaz, o Flamengo empatou em 0 a 0 com o Olaria na tarde desta sexta-feira, 3, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. Mesmo com o empate, diante de 3.131 torcedores, a equipe rubro-negra assumiu a liderança do grupo A na competição, superando o Botafogo, que já empatou duas vezes com os “pequenos”.
Mais cedo, o agora ex-técnico Vanderlei Luxemburgo reuniu a imprensa para dizer que foi literalmente “fritado” pela diretoria do clube, que anunciou sua demissão na véspera. Luxemburgo disse que a presidente Patrícia Amorim parece perdida no comando do clube. Joel Santana, que saiu do Bahia, será novamente treinador do Flamengo.
– A Patricia Amorim não tem nem meu telefone, mas existe o convite. Ainda não sei quando assumo lá, precisamos ver. Não estou me despedindo, é um até logo. É a quinta vez que estou voltando ao Flamengo. Eles têm o mesmo carinho comigo que o Bahia tem. Eu só conversei com as pessoas do Flamengo quando o Luxemburgo não estava mais no cargo. Conheço o Luxemburgo desde a Arábia. Ele não era nem treinador. O Melo, preparador do Luxemburgo, é como um irmão pra mim. A coisa aconteceu nesta quinta-feira. Me ligaram e pediram, afirmou Joel.
Saída de Luxa
Durante uma coletiva de imprensa, concedida nesta quinta-feira, 2, a presidente do Flamengo Patricia Amorim anunciou mudanças no Departamento de Futebol. Após ouvir todos os lados envolvidos, a diretoria decidiu dispensar o treinador Vanderlei Luxemburgo e do gerente Isaías Tinoco. Antes, o diretor Luiz Augusto Veloso havia entregue o cargo.
Mostrando a serenidade de sempre, a mandatária rubro-negra fez questão de agradecer todo o empenho dos ex-funcionários durante o período que os mesmos defenderam o clube.
“Agradeço, sensibilizada, ao Isaias Tinoco, que me conhece desde os 10 anos de idade, ao Veloso e também ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Gostaria de falar sobre o episódio de ontem, no qual vencemos e, com isso, alcançamos nosso objetivo traçado. Indo para o jogo eu recebi muitas ligações de amigos perguntando quem seria o novo técnico. Eu expliquei que não tínhamos contratado ninguém e acredito que tudo isso foi um mal entendido, alguma falta de comunicação. Nós não contratamos nenhum treinador”, explicou.
A decisão de mudar o comando do Departamento de Futebol veio apenas nesta quinta, após Veloso entregar seu cargo e ouvindo diversas opiniões.
“Hoje de manhã o diretor executivo do clube deixou o seu cargo à disposição e nós ouvimos a opinião dos jogadores, da torcida e vimos que esse é o momento certo de fazer mudanças, pois acabamos de encerrar um ciclo de preparação. A decisão sobre o Luxemburgo foi tomada depois da conversa que tive com ele hoje. Já tinha sido combinada com o treinador que nos conversaríamos depois do jogo, mas nenhuma decisão foi tomada antes disso”.
Patricia anunciou ainda que Jaime comandará o time nesta sexta-feira (03.02), diante do Olaria, em partida válida pelo Estadual. Já sobre o novo treinador, a presidente mostrou que não há preferência nem nada acertado.
“Não sei quem vai ser o novo treinador. Não falei com o Joel, com o Angione (Paulo) e não tenho preferência”, finalizou.
Fonte: site oficial do Flamengo
Botafogo empata mais uma
Depois de sair atrás no placar, o Botafogo lutou muito e chegou a virar para cima do Madureira em Conselheiro Galvão, mas acabou empatando em 2 a 2 com o dono da casa, na tarde desta quinta-feira, 2. A partida foi válida pela terceira rodada da Taça Guanabara e teve os gols alvinegros marcados por Herrera e Rodrigo (contra). O Glorioso agora se prepara para o primeiro clássico do Estadual, contra o Flamengo, já neste domingo, no Engenhão.
Mesmo debaixo de forte calor, o Botafogo começou a partida imprimindo ritmo intenso em Conselheiro Galvão. Logo aos três minutos, Maicosuel quase marcou de fora da área após se livrar de dois marcadores.
Na base da correria, o Tricolor Suburbano tentava surpreender o Botafogo. Mas foi numa bola parada que os donos da casa acabaram abrindo o placar. Em cobrança de falta da direita, Bill levantou a bola na área e Thiago completou de cabeça para marcar o primeiro gol da partida, aos 27 minutos do primeiro tempo.
Querendo a vitória, o Botafogo rapidamente reagiu em busca do gol de empate. O Alvinegro já era bem melhor na partida quando Elkeson cabeceou livre após bom cruzamento de Lucas Zen, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, Andrezinho limpou a marcação e bateu da direita, porém o chute saiu por pouco.
Os minutos finais foram os melhores do Botafogo no primeiro tempo. Aos 40, Marcio Azevedo arrancou bem pela esquerda e sofreu falta próximo à meia-lua, local preferido de Andrezinho. Com categoria, o meia bateu bonito e forçou o goleiro adversário a realizar difícil defesa. Mas o esforço alvinegro não seria o suficiente para igualar o marcador ainda na etapa inicial.
O segundo tempo começou quente. Insatisfeito com o resultado parcial, o Botafogo se lançava ao ataque, enquanto o Madureira aguardava para tentar o contragolpe. Aos 13 minutos, o Glorioso teve chance incrível quando Loco raspou bola alçada na área em direção a Herrera, mas o argentino que havia entrado no intervalo não alcançou.
A pressão alvinegra era clara. Aos 20 minutos, Marcio Azevedo venceu a marcação pela esquerda e cruzou rasteiro para Loco Abreu, que não conseguiu completar para o gol. No lance seguinte, Maicosuel invadiu a área usando bela triangulação com Herrera e apareceu livre na área, mas parou na boa saída do goleiro.
O relógio corria contra o Alvinegro e o treinador Oswaldo de Oliveira procurava uma forma de ajudar a equipe a empatar a partida. Aos 30 minutos, o comandante resolveu trocar Maicosuel por Caio. E foi muito feliz. Logo em seu primeiro lance no jogo, o atacante já havia invadido a grande área quando foi derrubado. Pênalti que o juiz prontamente assinalou e Herrera cobrou com firmeza no canto direito do goleiro para marcar o gol de empate.
Com tudo igual, o Botafogo ganhou confiança para buscar a vitória. Acuado, o Madureira apenas se defendia como era capaz. Até que, aos 39 minutos, o tiro suburbano saiu pela culatra. Em bola alçada na área por Renato, Rodrigo cabeceou contra a própria meta e acabou marcando contra.
Mas a tarde não era mesmo do Botafogo. A torcida alvinegra já vibrava com a vitória do Fogão quando o Madureira empatou com Alex e deu números finais à partida em Conselheiro Galvão.
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas Zen (Lucas), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Caio), Elkeson (Herrera) e Andrezinho, Loco Abreu (c). Treinador: Oswado de Oliveira.
Texto: Assessoria de Comunicação do Botafogo
Fla e Inter respiram
Depois de resultados pouco convincentes nos jogos de ida, principalmente do Flamengo, que perdeu por 2 a 1 – o Inter venceu em casa por 1 a 0, os dois brasileiros “sobreviveram” à Pré-Libertadores nos jogos de volta, eliminando os quase fantasmas Real Potosí, da Bolívia, e Once Caldas, da Colômbia.
No Engenhão, Leonardo Moura e Ronaldinho decidiram a parada. No primeiro tempo, em cobrança de falta pela direita, Ronaldinho cobrou e Léo Moura cabeceou para marcar 1 a 0. “Nem se lembro se eu já havia feito gol de cabeça”, admitiu, bem-humorado, no intervalo. Na etapa final, já nos acréscimos, Léo Moura devolveu a gentileza e deu o passe para Ronaldinho. De frente para o gol, ele conseguiu se livrar dos zagueiros e tocar sem chances de defesa para o goleiro: 2 a 0 e xô Potosi.
O Rubro-Negro avança agora para o Grupo 2 da competição sul-americana e se junta a Emelec-EQU, Olímpia-PAR e Lanús-ARG. Este último será o adversário da estreia no dia 15 de fevereiro na Argentina.
Na Colômbia, o primeiro tempo foi bastante movimentado. Once Caldas abriu o placar, o Inter virou com gols de D Alessandro, de pênalti, e Tinga, e os colombianos voltaram a empatar. No segundo tempo, ninguém mexeu no 2 a 2 e o resultado foi suficiente para o Colorado carimbar vaga à fase de grupos.
Com a classificação, o Inter ganhou o direito de entrar no Grupo 1 da Libertadores, ao lado do Santos, Juan Aurich, do Peru, e The Strongest, da Bolívia.
Estaduais
No Estadual do Rio, o Fluminense deu seu primeiro vexame na temporada, contra um conhecido algoz. Depois de marcar 1 a 0 no primeiro tempo, gol de Deco, o tricolor foi pressionado e sofreu a virada do Boavista, que marcou duas vezes com o grandalhão – e ex-tricolor – Somália, primeiro de cabeça e depois de pênalti. O resultado já coloca em risco a classificação do milionário elenco tricolor à fase final do primeiro turno do Rio. O Vasco lidera com nove pontos e o Boavista soma sete, um a mais que o Flu.
Mais cedo, o Vasco bateu o Bangu por 3 a 1, gols de Thiago Feltri, Alecsandro e Bernardo, cobrando falta, descontando Tiano, quando o placar estava 2 a 1.
Veja resultados da quarta-feira (fonte: GLOBOESPORTE.COM)
Taça Libertadores da América: (Fase prévia – jogos de volta)
Flamengo 2 x 0 Real Potosí-BOL
Once Caldas-COL 2 x 2 Internacional
Campeonato Paulista: (Primeira fase – 4ª rodada)
São Caetano 1 x 1 XV de Piracicaba
Guaratinguetá 2 x 1 Botafogo-SP
Bragantino 1 x 1 Portuguesa
Comercial-SP 2 x 1 Catanduvense
Mirassol 1 x 2 Paulista
Ituano 0 x 1 Corinthians
Palmeiras 2 x 0 Mogi Mirim
Campeonato Paulista Série A2: (Primeira fase – 3ª rodada)
Monte Azul 0 x 3 Santo André
Barueri 1 x 2 América-SP
Atlético Sorocaba 1 x 2 Audax São Paulo
União Barbarense 2 x 0 União São João
Ferroviária 2 x 1 Santacruzense
Rio Preto 0 x 1 RB Brasil
Penapolense 1 x 1 Noroeste
Velo Clube 3 x 0 São Bernardo
São José-SP 1 x 1 Palmeiras B
Campeonato Paulista Série A3: (Primeira fase – 1ª rodada)
Taubaté 1 x 2 Inter de Bebedouro
Juventus-SP 0 x 1 Itapirense
Flamengo-SP 4 x 0 Independente-SP
Grêmio Osasco 3 x 0 Taboão da Serra
XV de Jaú 0 x 0 Guaçuano
Sertãozinho 2 x 0 Osvaldo Cruz
Inter de Limeira 1 x 1 Francana
Marília 1 x 2 Capivariano
Rio Branco-SP 1 x 1 Batatais
Campeonato Carioca: (Taça Guanabara – 3ª rodada)
Bangu 1 x 3 Vasco
Macaé 3 x 0 Resende
Friburguense 0 x 0 Duque de Caxias
Fluminense 1 x 2 Boavista
Campeonato Gaúcho: (Taça Piratini – 4ª rodada)
Cruzeiro-RS 4 x 1 São José-RS
Avenida 3 x 3 Canoas
Cerâmica 1 x 2 Lajeadense
Veranópolis 5 x 2 Juventude
Campeonato Paranaense: (Primeiro turno – 4ª rodada)
Iraty 0 x 0 Corinthians-PR
Atlético-PR 4 x 0 Roma-PR
Londrina 1 x 3 Arapongas
Cianorte 7 x 1 Rio Branco-PR
Toledo 1 x 0 Operário-PR
Paranavaí 1 x 3 Coritiba
Campeonato Catarinense: (Primeiro turno – 4ª rodada)
Camboriú 1 x 2 Criciúma
Marcílio Dias 0 x 2 Chapecoense
Brusque 0 x 1 Avaí
Campeonato Baiano: (Primeira fase – 5ª rodada)
Bahia 3 x 2 Feirense
Atlético-BA 2 x 0 Itabuna
Vitória da Conquista 4 x 0 Juazeirense
Juazeiro 1 x 1 Serrano
Camaçari 1 x 2 Bahia de Feira
Flu de Feira 1 x 1 Vitória
Campeonato Pernambucano: (Primeira fase – 6ª rodada)
Santa Cruz 0 x 0 Central
Porto 2 x 0 América-PE
Petrolina 1 x 0 Araripina
Belo Jardim 2 x 0 Serra Talhada
Salgueiro 2 x 0 Sport
Náutico 3 x 1 Ypiranga-PE
Campeonato Cearense: (Primeira fase – 5ª rodada)
Crateús 3 x 0 Icasa
Trairiense 1 x 1 Crato
Ceará 5 x 1 Tiradentes
Campeonato Goiano: (Primeira fase – 4ª rodada)
CRAC-GO 2 x 4 Atlético-GO
Vila Nova 4 x 0 Anapolina
Aparecidense 1 x 1 Rio Verde-GO
Morrinhos 0 x 0 Goianésia
Itumbiara 0 x 2 Goiás
Campeonato Capixaba: (Primeira fase – 3ª rodada)
Vitória-ES 1 x 1 São Mateus
Real Noroeste 2 x 1 Colatina
Aracruz 0 x 0 Conilon
Rio Branco-ES 1 x 2 Serra
Campeonato Mato-Grossense: (Primeira fase – 4ª rodada)
Mixto 0 x 1 Barra do Garças
Sorriso 0 x 2 Vila Aurora
Rondonópolis 1 x 2 Cuiabá
CRAC-MT 0 x 0 Luverdense
Campeonato Amazonense: (Taça Estado do Amazonas – 2ª rodada)
Penarol-AM 2 x 1 CDC Manicoré
Iranduba 0 x 3 Holanda
Princesa do Solimões 1 x 1 Nacional-AM
São Raimundo-AM 2 x 3 Operário-AM
Rio Negro 0 x 2 Fast
Campeonato Sergipano: (Taça Cidade de Aracaju – 2ª rodada)
Sete de Junho 2 x 0 Sergipe
Olímpico 0 x 0 Guarany-SE
Socorrense 2 x 1 Itabaiana
Confiança 3 x 1 Lagarto
Campeonato Potiguar: (Taça Cidade de Natal – 6ª rodada)
ABC 2 x 1 Potiguar de Mossoró
Alecrim 0 x 0 América-RN
Assu 1 x 1 Caicó
Corintians-RN 0 x 1 Palmeira
Baraúnas 1 x 0 Santa Cruz-RN
Campeonato Alagoano: (Primeiro turno – 6ª rodada)
Penedense 1 x 0 Murici
Corinthians-AL 9 x 1 CEO
ASA 0 x 0 CSA
CSE 2 x 4 Sport Atalaia
CRB 1 x 1 Coruripe
Campeonato Paraense: (Taça Cidade de Belém – 6ª rodada)
Remo 1 x 2 Tuna Luso
Independente-PA 1 x 2 Paysandu
Águia de Marabá 3 x 2 São Francisco
São Raimundo-PA 1 x 1 Cametá