Alexandre Campos no quadro da Fifa

  • Autor do post:
  • Post publicado:09/01/2013
  • Categoria do post:Futsal

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, neste início de ano, a lista da Fifa com os nomes de árbitros brasileiros que fazem parte do quadro da entidade internacional.  A relação conta com dois profissionais com carreiras ligadas a Juiz de Fora. No Futsal, Alexandre Campos é o representante local, enquanto no Futebol, Marcelo Carvalho Van Gasse aparece entre os selecionados como árbitros assistentes.

Leia também:
Futsal: árbitro de JF atua na abertura do Mundial Universitário, em Portugal

Campos inicia o terceiro ano integrando o quadro da Fifa, já que foi incluído na lista em 2011. Ele é o primeiro árbitro de Futsal de Minas Gerais na história a fazer parte da relação da entidade. Por tudo isso, não esconde a satisfação em ver, mais uma vez, seu nome incluído no quadro da Fifa.

“Posso dizer que é uma  satisfação muito grande chegar ao ápice da arbitragem mundial. Acho que todos os árbitros têm que acreditar que isso é possível. Era um sonho que sempre tive e consegui, com muito esforço, realizar. Claro que depois de ser nomeado como ‘Árbitro Fifa’, a responsabilidade aumenta muito, pois ficamos mais visados, a cobrança se torna maior. Inclusive, o teste físico torna-se mais difícil, havendo uma diferença em relação ao realizado pela CBFS [Confederação Brasileira de Futsal].

Alexandre Campos na abertura do Mundial Universitário em Braga, Portugal (Foto: Arquivo Toque de Bola)

Trabalho em dupla

Uma grande diferença na arbitragem do Futsal em relação à do Futebol é o fato de ser realizada em dupla, o que, segundo Campos, exige atenção especial dos profissionais envolvidos.

“O trabalho dentro de uma partida, para ser bem realizado, exige um bom planejamento. Por isso, é de suma importância que o árbitro se programe para chegar com antecedência no dia do jogo para, juntamente com os outros profissionais de arbitragem,  fazer o planejamento para que, durante toda a partida, haja apenas um critério e uniformidade nas marcações”, comenta.

Ainda de acordo com Campos, as regras do Futsal são elaboradas pela comissão de arbitragem da Fifa, que tem tentado, cada vez mais, dinamizar o jogo e priorizar o fair play dentro das competições.

Já no final da entrevista concedida ao Toque de Bola, Alexandre Campos comenta o seu sentimento em ser “Árbitro Fifa” e deixa uma mensagem para aqueles que ainda estão no início de carreira.

“Hoje, me sinto honrado em representar Minas Gerais e o Brasil nas competições internacionais. Em 2012, meu segundo ano no quadro Fifa de árbitros, estive em Braga, Portugal,  trabalhando no Campeonato Mundial Universitário , onde atuei, inclusive, na decisão de terceiro lugar ente Portugal x Tailândia. Deixo minha palavra para os árbitros que estão no começo da carreira para que lutem e sempre acreditem que possam chegar longe, se dediquem, escutem sempre os mais experientes, se preparem fisicamente e psicologicamente  e nunca deixem os elogios subirem muito à cabeça”, finaliza.

Texto: Thiago Stephan

Este post tem um comentário

  1. carlos roberto stracke

    ola alexandre, parabens pelo seu sucesso,levou alguns puchoes de orela. mas voce mereceu, por sua competência e esforço, sinto saudades de quando atuamos juntos, que Deus te de muita luz, e a familia como vai, de noticias.
    mais uma vez PARABENS. Stracke

Deixe seu comentário