Afinal, foi bem anulado o gol do Estudiantes? Árbitros locais opinam no Toque

O jogo estava zero a zero quando o Estudiantes não teve este gol validado

A arbitragem acabou voltando a ter destaque na rodada dos jogos de volta das quartas de final da Taça Libertadores da América.

Na partida da noite de quinta-feira, dia 11, com mando de campo da equipe argentina, o Estudiantes de la Plata, em casa, foi derrotado – e eliminado – pelo Athletico Paranaense com um gol aos 50 minutos do segundo tempo.

O gol de Vitor Roque validado gerou VAR e reclamações, mas outro lance polêmico, porém, ocorreu também no segundo tempo. Seria o primeiro gol da partida, a favor do Estudiantes.

“Rogel finalizou na trave, e a bola voltou para Lollo, que bateu para o fundo do gol. Antes de entrar, a bola passou por Morel, que estava em posição de impedimento, apesar de não tocar na bola. Porém, na opinião do árbitro Andres Matonte, Morel participou diretamente da jogada, o que levou o lance a ser anulado”, relata reportagem do GE.

No início da noite desta sexta-feira, a divulgação do áudio do diálogo entre o árbitro de campo e os integrantes do VAR indicaram que a decisão de anular o gol foi cem por cento do árbitro de campo.

O Toque de Bola ouviu ex-árbitros e árbitros locais. Veja a opinião de cada um sobre a não validação do gol da equipe argentina:

Álvaro Quelhas: “Nem com televisão os caras acertam. Não houve interferência  NENHUMA:

  1. Não tocou na bola.
  2. Não obstruiu a visão do goleiro. Ele teve total visão do chute do atacante, pois o jogador qem posição irregular estava colocado lateralmente.
  3. Não impediu a ação do goleiro.

O chute foi dado dentro da pequena área, a uma distância de cerca de 4 metros da linha de gol.

O goleiro estava no centro da baliza e não tinha condições de defender o chute dado de tão perto.

Observem que o goleiro estava com os pés sobre a linha de gol.

O goleiro pulou na bola para mostrar que havia tentado defender a bola.

Se o árbitro e o VAR não conseguem enxergar isso com o auxílio das imagens da TV não têm condições de atuar nesse nível.

Lamentável e vergonhoso”.

Alfredo Coimbra: “Achei que não houve interferência do jogador. Apesar de ele fazer um ligeiro movimento… Mesmo se ele ficasse totalmente parado o goleiro não chegaria. Na minha opinião, o gol teria que ser validado”.

Raphael De Sá: “Ali é um lance de pura interpretação.Na minha opinião o jogador não interfere na jogada nem no goleiro. No momento do chute ele não está atrapalhando a visão do  goleiro tanto que o goleiro acompanha a bola todo o tempo com os olhos. O movimento dele é de não querer jogar. Ou seja não participa ativamente. Não tenta jogar. E na minha opinião, não atrapalha a ação do goleiro. Porém como disse é subjetivo, não acho que seja um erro absurdo marcar, apenas na minha opinião não vejo infração”.

  Datas anunciadas

 

Arte da tabela das semifinais da Taça Libertadores da América, divulgada pela Conmebol nesta sexta-feira, dia 12

Com o resultado, as semifinais da Taça Libertadores da América estão definidas, inclusive com as datas já sendo divulgadas oficialmente pela Conmebol.

Palmeiras e Flamengo são as equipes que farão os jogos de volta em casa, em função de terem feito melhores campanhas na fase de classificação da competição.

 

Texto: Toque de Bola

Fotos: Divulgação

Foto: reprodução ESPN

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário