Ademir Fonseca mantém tom sereno: “Tupi aos poucos vai ganhando corpo”

Primeiro jogo (Ipatinga, fora de casa): derrota, torcedor preocupado.

Segundo (Tupynambás, em JF): vitória em clássico, esperança.

Terceiro (União Luziense, em JF): empate sem gols, volta a preocupação.

Quarto (Aymorés, fora) : vitória com autoridade.

Quinto (Varginha, teoricamente em casa mas na prática fora – São João del Rei): empate sem gols, sem conseguir pressionar muito em busca do gol na etapa final.

Ademir Fonseca, treinador do Tupi, em entrevista após empate diante do Varginha

O Tupi chega quase que à metade da fase de classificação do Módulo 2 do Campeonato Mineiro com a quinta colocação e experimentando um panorama bem diverso entre uma partida e outra, nas cinco já disputadas.

Desde a grande preocupação na estreia, diante de um adversário que só tinha três atletas no banco de reservas, ao empate sem gols, pouco depois de uma vitória convincente na rodada anterior, os sentimentos do torcedor se misturam. A esperança é que, na próxima sequência, o time resgate a tradição vitoriosa do Carijó de Santa Terezinha, alcance a fase final da competição e volte à primeira divisão estadual em 2023.

Ao analisar o empate diante do Varginha no domingo, dia 15 de maio, e as perspetivas diante do Uberaba, na sexta rodada,  dia 21, sábado, fora de casa, o treinador Ademir Fonseca manteve o tom sereno que tem caracterizado suas entrevistas desde que voltou a assumir o comando do time, quando, na oportunidade, receitou pés no chão e muito trabalho.

“É recuperar os jogadores que estão lesionados para que possamos estar com todos à disposição, tentar recuperar os pontos que deixamos de ganhar dentro de casa. Vamos ver se a gente consegue recuperar os dois pontos que deixamos de ganhar dentro de casa. Tudo bem que somamos um pontos, mas o importante seria a vitória, que nos colocaria no bloco de cima da tabela. Mas também sabemos que não se ganha, não se faz futebol da noite para o dia. O grupo está encorpando, se condicionando, se conhecendo, começando a se entrosar”, afirmou à Rádio Play Hits, em entrevista disponibilizada pela assessoria do clube.

Lance de Tupi x Varginha foto Laiza Caldonazo – VEC

Do empate em São João del Rei, a sensação do treinador é de “algumas coisas positivas”. Faltou um pouco mais de capricho na hora de finalizar para o gol, na avaliação do experiente comandante. “Novamente jogamos com um adversário muito bem organizado, que começou o jogo até melhor que a gente, depois dos 15 minutos conseguimos entrar no jogo, tivemos praticamente o maior número de posse de bola, criamos e as poucas chances que teve o jogo foram do Tupi, eles chegaram em uma bola parada que acabou acertando a trave em descuido nosso. As poucas chances que criamos nós tivemos a felicidade de concluir, algumas o goleiro defendeu e em outras ele chegou atrasado porque duas bolas passaram na frente do gol em defesa com chute cruzado”.

O “hoje sim” e “hoje não” do time dentro da competição segue o roteiro traçado na cabeça do treinador. “Sabemos que esse campeonato é muito parelho, muito igual, disputado, e o campeonato está interessante porque as equipes estão com muito gás. O Tupi aos poucos vai ganhando corpo, ganhando confiança, condicionamento físico, vai ganhando jogador. Tive o Pedro Vitor. Então, não temos mais 11, temos 12, 13, aqueles que entram vão se posicionando e aos poucos a gente vai criando uma coletividade muito legal. Agora, nós precisamos caprichar um pouco mais nas finalizações, na última bola, para definir as partidas, principalmente dentro de casa”, cobrou.

A ausência de Muller, que deu assistência para os gols de Willy na quarta rodada, também foi analisada por Ademir: “É um jogador muito experiente, mais uma opção, mesmo o Pedro participando bastante do jogo, é muito importante até a companhia do Pedro junto com o Muller. Só que faz parte do jogo. A gente que sabe que existem contusões, cartões amarelos no jogo e um ou outro jogador vai ficar pendente em algum momento”.

A agenda divulgada pelo clube para a semana do jogo contra o Uberaba é a seguinte:

17.05.22 | TERÇA-FEIRA
09:30 – Salles Oliveira
Treinamento
16:00 – Salles Oliveira
Treinamento

18.05.22 | QUARTA-FEIRA
09:30 – Salles Oliveira
Treinamento
16:00 – Salles Oliveira
Treinamento

19.05.22 | QUINTA-FEIRA
07:30 – Embarque para Uberaba
09:00 – Salles Oliveira
Treinamento (Para os não relacionados para o jogo)

20.05.22 | SEXTA-FEIRA
09:00 – Salles Oliveira
Treinamento (Para os não relacionados para o jogo)
15:30 – Uberaba
Treinamento

21.05.22 | SÁBADO
09:00 – Salles Oliveira
Treinamento (Para os não relacionados para o jogo)
18:30 – Uberabão (Uberaba)
Uberaba x Tupi – Campeonato Mineiro Módulo II – Rodada 6

22.05.22 | DOMINGO
Folga programada

Reapresentação – Segunda-feira (23.05) – 15:30

Texto: Toque de Bola

Fotos: Divulgação e Laiza Caldonazo – VEC

Deixe seu comentário