A cidade de Tombos na Zona da Mata de Minas tem o primeiro time confirmado na decisão da série C em 2021 e o primeiro garantido na série B 2022.
As duas boas notícias ocorreram entre a tarde e noite deste sábado, 30, e levou ao agendamento de carreata na noite deste domingo, quando a delegação retorna para esta cidade.
Em entrevista ao Toque de Bola, o técnico Rafael Guanaes pediu que o torcedor estivesse “firme, convicto e com fé” para os compromissos da quinta rodada da série C neste fim de semana.
E a fé foi recompensada com a vitória fora de casa contra o Manaus e, mais tarde, com a derrota do Novorizontino para o lanterna do grupo Ypiranga-RS.
Enquanto o Tombense está garantido, os outros três clubes ainda lutam pela segunda vaga do grupo D na série B. O adversário do Carcará sairá na definição do grupo C (o Ituano foi o segundo a garantir o acesso neste domingo ao empatar fora de casa com o Criciúma em 0 a 0. A segunda vaga está entre o Botafogo da Paraíba e o Criciúma).
Emoção até o final
A primeira explosão de alegria dos torcedores do alvirrubro mineiro veio com a vitória contra o Manaus, na Arena da Amazônia. Aos 32 minutos, os donos da casa abriram após Rafhael Lucas se antecipar à marcação para finalizar o cruzamento de Igor.
A alegria do Manaus durou pouco. Exatamente seis minutos. Aos 38, Capa empatou para o Tombense. Os dois times foram em igualdade para os vestiários no intervalo.
No segundo tempo, o Manaus criou oportunidades, mas não conseguiu convertê-las em gol. Aí a máxima dos boleiros se fez valer: quem não faz… leva. Nos acréscimos, aos 47, Jean Lucas venceu o goleiro Matheus com um chute forte e rasteiro – que carimbou a passagem do único mineiro da série C para a série B em 2022.
Como ficou o grupo
No complemento da rodada do grupo D, jogando em casa, o Ypiranga-RS venceu o Novorizontino de virada em uma movimentada partida que terminou 3 x 2.
O Tombense está isolado na liderança, com 10 pontos e não será mais alcançado na liderança. Novorizontino e Manaus estão com 6 pontos, mas o time do interior de São Paulo leva vantagem nos critérios de desempate. Com a vitória neste sábado, o Ypiranga-RS também entra na briga.
Na última rodada da 2ª fase, o Ypiranga vem a Minas Gerais precisando vencer o Tombense no Almeidão e de um empate outro jogo para subir de divisão. Novorizontino e Manaus se enfrentam no Jorge de Biasi em Novo Horizonte. Quem ganhar, estará na série B em 2022. Os dois jogos serão no domingo, dia 7, às 16h.
Série C
A terceira divisão do futebol brasileiro em 2021 começou com 20 clubes divididos em dois grupos – A e B – com 10 equipes. Os quatro melhores de cada chave avançaram para a segunda fase.
Os oito times foram redivididos em dois grupos – C e D -, com quatro clubes, que se enfrentam em turno e returno no sistema pontos corridos.
Ao final da segunda fase, os dois melhores de cada grupo garantem a vaga na série B. Os líderes de cada chave avançam para a terceira fase. Eles se enfrentam, também em ida e volta. Quem vencer, será o campeão da série C.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da assessoria do Tombense e da CBF
Foto: @victorsouza_foto/Tombense; Tombense/Instagram; CBF/reprodução;