No encerramento da Superliga masculina de vôlei neste ano de 2016, vitória do Funvic Taubaté (SP). A equipe do Vale do Paraíba recebeu o JF Vôlei nesta quinta-feira, 22, e venceu por 3 sets a 0 (25/14, 25/22 e 25/23), em 1h34 de partida no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP), no último jogo da última rodada do primeiro turno da competição e, ainda, o último do ano de 2016. O oposto Wallace foi o mais votado no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e, por isso, saiu de quadra com o Troféu VivaVôlei.
O elenco está liberado para as festas de final de ano e se reapresenta no dia 2 de janeiro em Juiz de Fora. A estreia no returno está marcada para o dia 7, contra o Vôlei Brasil Kirin, em Campinas. Pela Superliga, o JF só volta a atuar diante da torcida, que tem lotado o ginásio, no dia 28 de janeiro, um sábado, quando receberá o São Bernardo, às 18h.
Copa Brasil
O JF Vôlei está classificado para a Copa Brasil de Vôlei. Pelo regulamento da competição, as seis melhores equipes ao fim do primeiro turno da Superliga garantiriam participação, além do time sediante, o Vôlei Brasil Kirin – as semifinais e a final ocorrem em Campinas. É a segunda vez que o JF Vôlei disputa a Copa, tendo a primeira aparição sido na temporada 2014/15.
O adversário das quartas-de-final é o Sesi-SP, com mando de quadra do adversário, vice-líder do turno da Superliga. A data do confronto ainda não foi definida.
Maiores pontuadores
De acordo com o scout (dados estatísticos) publicado no site da Confederação Brasileira de Voleibol, os principais pontuadores em quadra foram: Renan, do JF, e Éder, do Taubaté, cada um com 13 pontos. Otávio, do Taubaté, anotou 12.
Acesse aqui o scout (dados estatísticos) de Taubaté x JF Vôlei (Fonte: site CBV)
Sexto lugar
O JF Vôlei termina o primeiro turno com seis vitórias e cinco derrotas, ocupando a sexta colocação, com 16 pontos. O Sada Crueiro, único invicto, está disparado na liderança, somando 32. No bloco seguinte, aparecem: Sesi (26), Montes Claros (24), Taubaté (23) e Brasil Kirin (22).
Com pontuação abaixo do sexteto juiz-forano, estão: Canoas (15), Minas (13), Bento (10), São Bernardo (9), Maringá (6) e Caramuru/Castro (2 pontos).
De acordo com o regulamento, os oito primeiros colocados ao final do returno disputarão os playoffs. Em sua sexta participação consecutiva na Superliga, a equipe local (antes denominada Vôlei UFJF) jamais alcançou os playoffs.
Furtado admite rendimento inferior
O treinador Henrique Furtado analisou a partida: “Estivemos abaixo do nosso normal”hoje. No primeiro set, erramos muito. Depois, conseguimos segurar bem o forte saque deles com nosso passe, mas nosso ataque não manteve o desempenho que vinha apresentando. É normal oscilar, e difícil manter a regularidade todos os dias. Mas lutamos muito. Conseguimos fazer um grande primeiro turno e vamos trabalhar muito para estar muito bem também no segundo”.
Balanço do primeiro turno
Com dezesseis pontos e seis vitórias em onze partidas, o JF Vôlei fecha o primeiro turno da Superliga 2016/17 na sexta posição. Henrique Furtado vê com bons olhos a primeira metade da temporada: “Tem sido uma experiência incrível. Temos conseguido jogar de igual para igual contra todos os adversários durante boa parte dos duelos. Mas queremos mais. Em todas as esferas do JF Vôlei vejo guerreiros trabalhando ao meu lado, pessoas muito dedicadas, seja no grupo de jogadores, na comissão técnica ou na diretoria. Estou feliz por estar aqui. Vamos recarregar um pouco as energias nessa pausa e poder encontrar nossos familiares e amigos, para voltar com força total e encarar os próximos desafios”.
Wallace: “Time montado esse ano”
Mesmo depois do resultado positivo, o oposto de Taubaté Wallace falou sobre a evolução que o seu time ainda busca nesta Superliga.
“Temos muito a melhorar, muita coisa para mostrar. O time foi montado esse ano e sabíamos que não seria fácil, principalmente a questão do entrosamento. O Rapha conhece a minha bola porque já jogamos juntos na seleção brasileira. Isso está melhorando a cada dia e com o decorrer do segundo turno temos certeza que vai aperfeiçoar ainda mais e vamos chegar muito bem para o playoff”, afirmou Wallace.
Elogiado pelo oposto, o levantador Raphael também falou sobre o valor desta vitória na última partida do ano.
“Foi um resultado importante, jogo em casa, para fechar o ano bem, com a torcida que joga com o nosso time. Agora vamos pensar em tudo que aconteceu neste primeiro turno para voltarmos com uma energia nova para fazer tudo melhor. Precisamos colocar em prática tudo que sabemos, ainda estamos oscilando muito o nosso jogo, mas o time tem tudo para fazer melhor no próximo turno”, concluiu Raphael.
Quando a Superliga voltar as atividades, no dia 7 de janeiro, o Funvic Taubaté enfrentará o Caramuru Vôlei/Castro (PR) novamente em casa, às 18h30 na primeira rodada do returno. O JF Vôlei irá a Campinas (SP) jogar contra o Vôlei Brasil Kirin (SP) às 14h10 na partida que terá transmissão ao vivo da RedeTV.
O JOGO
Lucas Lóh abriu o placar da partida para o Funvic Taubaté. Com Wallace, a equipe da casa fez 4/2. O JF Vôlei reagiu e empatou em 4/4. Lucarelli pontuou e os donos da casa colocaram um de vantagem em 8/7. Em boa passagem de Otávio pelo saque, o Taubaté ampliou a vantagem para 10/7 e Henrique Furtado pediu tempo. No bloqueio de Otávio, 15/10 e novo pedido de tempo do JF Vôlei. O placar ainda foi a 18/12. No bloqueio, o Funvic Taubaté chegou a 21/13. Sem dar chances ao adversário, o time paulista fechou em 25/14.
O JF Vôlei saiu na frente no segundo set e, contando com erros do adversário, abriu 3/1. Com ponto de bloqueio de Otávio, o Funvic Taubaté passou a frente e fez 4/3. A vantagem dos donos da casa esteve em dois pontos em 10/8. Wallace pontuou e marcou 14/11 a favor do time paulista. Com Lucarelli pontuando bem, o Funvic Taubaté abriu vantagem (16/12). O JF Vôlei reagiu, buscou o jogo e, quando encostou em 17/16, Cezar Douglas pediu tempo. Depois de uma bola muito disputada, com boas defesas dos dois lados, o JF Vôlei encostou em 19/20. Com Otávio, o Funvic Taubaté voltou a abrir dois em 23/21. E, no final, vitória paulista por 25/22.
Na boa combinação de Raphael com Otávio, o Funvic Taubaté fez 4/3 logo no começo da terceira parcial. O JF Vôlei virou o jogo e colocou um de vantagem em 8/7. O time da casa voltou a pontuar bem e, com Otávio pelo meio de rede, fez 10/8, forçando o adversário a parar o jogo com pedido de tempo. A vantagem aumentou em 12/8 e a equipe de Juiz de Fora encostou em 12/11. O visitante ainda empatou em 12 pontos. O Taubaté voltou a pontuar bem, especialmente com Otávio, e abriu quatro pontos (17/13). Depois, 19/15. A diferença passou a ser de cinco em 20/15. O time de Juiz de Fora fez 18/20 e Cezar Douglas pediu tempo. O JF Vôlei ainda encostou em 19/20. Com Rômulo pelo meio de rede, 20/21. No final, o Funvic Taubaté fechou o último set em 25/23.
EQUIPES
FUNVIC TAUBATÉ – Raphael, Wallace, Éder, Otávio, Lucarelli e Lucas Lóh. Líbero – Mário Jr.
Entraram – Kaio, Gelinski, Matheus. Técnico: Cezar Douglas
JF VÔLEI – Rodrigo, Renan, Rômulo, Bruno, Ricardo e Rammé. Líbero – Juan Mendez
Entraram – Fábio Paes, Adami, Moreno, Diego, Drago. Técnico: Henrique Furtado
SUPERLIGA MASCULINA 2016/2017
Décima primeira rodada do turno
19.12 (SEGUNDA-FEIRA) – Bento Vôlei/Isabela (RS) 1 x 3 Lebes/Gedore/Canoas (RS), às 19h40, no Municipal, em Bento Gonçalves (RS) (21/25, 25/18, 20/25 e 21/25)
21.12 (QUARTA-FEIRA) – Montes Claros Vôlei (MG) 3 x 0 Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 19h, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG) (28/26, 25/20 e 25/21)
21.12 (QUARTA-FEIRA) – Sesi-SP 3 x 0 Caramuru Vôlei/Castro (PR), às 19h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) (25/20, 25/18 e 25/18)
21.12 (QUARTA-FEIRA) – Minas Tênis Clube (MG) 3 x 0 São Bernardo Vôlei (SP), às 19h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) (25/23, 25/20 e 25/21)
21.12 (QUARTA-FEIRA) – Vôlei Brasil Kirin (SP) 0 x 3 Sada Cruzeiro Vôlei (MG), às 19h30, no Taquaral, em Campinas (SP) (21/25, 22/25 e 20/25)
22.12 (QUINTA-FEIRA) – Funvic Taubaté (SP) 3 x 0 JF Vôlei (MG), às 21h55, no Abaeté, em Taubaté (SP) (25/14, 25/22 e 25/23)
Texto com informações do site da Confederração Brasileira de Voleibo, e assessoria JF Vôlei
Fotos: Rafinha Oliveira/Funvic Taubaté
Texto finaa e Edição: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br