A Neusa faz 80! Lindas páginas de vida

A Neusa faz 80! Que legal! Quem é ela?

É a doce figura de uma redação de jornal em que se fecharmos os olhos ainda conseguimos ver direitinho (como no trailer do próximo capítulo): lá está ela, na mesa da diagramação mais próxima da porta.

Ar de mãezona. Do tempo da diagramação conversada.

O editor (às vezes editor e repórter como esse humilde escriba que vos fala) leva as matérias para distribuir no espaço em branco mas com a Neusa o que vai para o papel é tratado em conjunto.

Falamos do conteúdo que temos, da ideia da manchete principal, até como foi o dia de cada um e dali seguimos rabiscando com calor humano. De maneira que o leitor, no dia seguinte, experimentasse não uma página comum de esportes. Mas que ele percebesse naquela página uma ideia, uma conversa e dessa conversa surge o “senta que lá vem a história”!

Viva a Neusa! Aquela que dá um pito no PC (ele mesmo,  o Magella) manhoso porque é sábado, eu e o “narrador da moda” temos que transmitir a decisão do Brasileiro de 89 no Morumbi mas tem eleição domingo e precisamos jantar no Faisão Dourado antes de pegar a Dutra. Opa, Neusa Dutra?

Outra cena. Nós ouvindo no rádio, na varanda (teve isso!) o final de um jogo pra fechar a matéria. Eu, ela e o irmão, saudosíssimo Ronaldo, ainda depois do jogo decidimos, na base do “já que estamos por aqui e a noite já se foi”: vamos espiar a entrevista do Amauri Júnior na salinha da TV. Sim. Tinha disso também.

Neusa Dutra Pereira.

Saudamos seus 80 anos como um grande presente para todos nós. Junto com essa família querida, com a vitoriosa empreendedora da já bem sucedida Ana Paula Productions (batizamos em “ingleis” para buscar “láiquis” no tik e no tok) e os amigos de longuíssima data.

Parabéns! Felicidades! Saúde!

E que continue rabiscando lindas páginas.

Ah, e outra vez lembrando o Ronaldo, que as páginas chamem tanto a atenção que provoquem “tapa nas bancas”, tamanha a procura pelo próximo tabloide.

Texto Ivan Elias – Toque de Bola

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Este post tem 17 comentários

  1. Michael Guedes

    Seu texto, Ivan, e a lembrança da Neusa tiveram o poder de uma máquina do tempo. Que saudade dessas noites, repletas de gente do bem. Gente, né…que merece os tapas nas bancas no dia seguinte (Viva Ronaldo!). Muito bacana! Parabéns, Neusa!

  2. Silvia Carvalho

    Ivan, que lindo! Me bateu uma saudade danada dos nossos velhos tempos!! Neusa merece tudo. Pessoa linda, de alma,de tudo. Parabéns pra Neusa, que ela merece demais!

  3. Katia Dias

    Linda, oportuna e merecida honenagem! Neusa sempre foi uma querida!

  4. Gustavo Carvalho

    Que gostosa essa lembrança de Neusa na diagramação, sempre generosa, e Ronaldo, na redação! E Ivan continua arrasando nos textos! Parabéns, Neusa! Feliz 80!

  5. olhoarmado

    Que bela homenagem! Quanta história, quanta vida!

  6. Marcia

    Feliz vida, Neusinha! Saudade grande de você e de suas análises certeiras sobre tudo! E que linda homenagem, meu caro Ivan Elias! 😘

  7. Anônimo

    Parabéns, Neuza! Parceira de muitas histórias na redação. Obrigado por tudo, especialmente por sua paciência no fechamento da página, quando mudávamos tudo já nos momentos de fechamento.

  8. Sandra Maria da Silva

    Ah, Neusa! Que bom que nossas vidas estão entrelaçadas há longos anos. Que bom ter sido você a diagramadora das páginas e jornais que fechei. Parabéns pelos 80 anos. E, Ivan, que lindo texto e bela homenagem.

  9. Marcelo

    Bela “parangolada”, como diria a protagonista da história. Abs a Neusa Dutra, baluarte da diagramação!

  10. Bruno Ribeiro

    💙 que história bacana!

  11. NEUSA DUTRA PEREIRA

    Texto Maravigold, Ivan…cheio dos carinhos de nossa ‘velha amizade’ e das amoráveis e saudosas vivências dos ‘bons tempos’ da redação da TM.
    GRADICIDA! ❤
    💋 a todos os AMIGOS!

  12. Mario

    É uma rotina incansável ler e aplaudir os textos do mestre Ivan. Sempre traduzindo com emoção a beleza do esporte e os segredos das redações dos veículos de comunicação. São pessoas como a Neusa, escondidas nos bastidores, que fazem grande diferença na vida de todos nós.

  13. Marise

    Viva a Neusa!!!!

  14. Andreia Pereira

    Que emoção! Muito obrigada por tudo Neusa! Vc e Ronaldo (está a cara dele… Rsrs) me acolheram na redação e deram exemplos que guardo no coração.

    Vc, especialmente, me presenteou com uma frase, lição inesquecível… No seu estilo discreto, observador e silencioso. Me respondeu…

    – Neusa, acha que está boa?
    – “Matéria boa é aquela em que o leitor não tem mais perguntas a fazer”…

    Lá em 1990..
    Muito obrigada! Bj
    Feliz Aniversário!

    Parabéns e obrigada Ivan, pela iniciativa e oportunidade

  15. Raquel Rinco Dutra Pereira

    Lindo e emocionante texto! Obrigada pela lembrança do meu pai Ronaldo, eterno no nosso coração!

  16. Regina Campos

    Linda e merecida homenagem!! Parabéns para a Neusa! Saúde e muito amor!!!!

  17. Wallace Mattos

    Aaaah, que maravilha de lembrança e homenagem, Ivan! Só conheci a “Neusa do Seu Ronaldo”, sem ter o prazer de dividir redação com ela, mas com o privilégio de bater dois dedinhos de prosa antes de chamar o, hoje saudoso, irmão ao telefone…
    Que suas lindas páginas já “nas bancas” sejam lidas e relidas sempre com muita atenção e carinho. E que as próximas sejam muitas e mais inspiradas ainda!
    Parabéns, Neusa!

Deixe seu comentário