
Se França e Holanda optaram pelo encerramento de seus campeonatos, um dos principais torneios da Europa e do mundo vai retornar. Nesta quinta, dia 7, Bundesliga, da Alemanha, confirmou as datas de realização da 26ª rodada da competição.
Os jogos voltam a ser disputados no dia 16 de maio, quando estão previstas cinco partidas. Dois confrontos serão no dia 17, e a rodada se completa no dia 18, com a última partida da série (veja arte abaixo).
A disputa retornará após a autorização do Governo da Alemanha, na quarta, dia 6, e uma reunião extraordinária da Liga Alemã de Futebol (DFL) nesta quinta.
Clássico

Logo na volta, a Bundesliga tem programado entre os cinco jogos iniciais a 26ª rodada o clássico. Em perseguição ao líder Bayern de Munique, que joga no domingo na capital alemã contra o Union Berlim, o Borussia Dortmund recebe o Schalke 04 na partida de maior destaque da série de confrontos, o clássico do Vale do Rhur.
Segundo o comunicado da DFL, o Campeonato Alemão vai voltar com rigoroso protocolo de saúde e sem torcedores nos estádios. “Embora não seja um reinício normal, dadas as arquibancadas vazias e outras restrições, era crucial retomar os jogos”, declarou o chefe da Liga, Christian Seifert.
Até o fim de junho
A presença de público em eventos esportivos está proibida na Alemanha até setembro. Assim, a Bundesliga 2019/2020 vai ser encerrada sem os torcedores nas arquibancadas, já que a intenção é que as datas de 27 e 28 de junho sejam as de encerramento do torneio. A competição foi paralisada no dia 11 de março e voltará mais de três meses após a vitória do Borussia Mönchengladbach, por 2 a 1, sobre o Colônia, no Borussia-Park.
Faltam nove rodadas do fim da Bundesliga, e o líder Bayern de Munique, o Borussia Dortmund e o RB Leipzig estão separados apenas por cinco pontos. Em quarto, o Mönchengladbach corre por fora pelo título e completa a zona de classificados para a Champions League. Junto com a principal divisão do futebol alemão, a Segundona também retorna. Segundo Seifert, caso se estendesse mais, a paralisação “seria ameaçadora à existência” de alguns clubes alemães.

Treinos desde abril
Os times que participam da Bundesliga já treinam desde meados de abril, inicialmente divididas em grupos reduzidos de atletas. Todas as atividades têm sido feitas sob estritas regras e atenção em saúde. Além de monitoramento constantes, teste em massa de todos os jogadores e técnicos para covid-19 estão entre elas. Nos mais de 1600 exames realizados, apenas dez resultados positivos foram detectados.
A Alemanha, até o momento, registrou mais de 166 mil infecções e mais de 7 mil mortes pelo novo coronavírus e é um dos países do mundo que melhor lida com a pandemia. Autoridades alemãs disseram nesta quinta-feira que a crise de saúde no país está longe de terminar. Apesar disso, o governo alemão vai continuar a reabrir lentamente sua economia e tentar recuperar vida normal.
Espanha e ligas
Na Espanha, com a passagem do pico da pandemia e o relaxamento gradativo das medidas de restrição, os clubes começam iniciar o processo para retornar aos treinos. Jogadores dos gigantes Real Madrid e Barcelona estiveram nos centros de treinamentos de ambas as equipes para realizar testes para detectar infecção pelo novo coronavírus. O plano da La Liga é, caso as autoridades do país autorizem, retomar o Campeonato Espanhol no início de junho.

Os clubes ingleses ainda não voltaram aos treinamentos, mas a intenção da direção da Premiere League é voltar em meados de junho. Em Portugal, há o plano de volta para o fim de maio, mas os clubes ainda não se preparam para voltar. Na Itália, alguns clubes menores já tomam providências para retornar, e o Sassuolo foi o primeiro a voltar à atividade, na segunda, dia 5, seguindo os protocolos semelhantes aos dos clubes alemães. Mas, o Ministério dos Esportes italiano considera impossível estabelecer data para as partidas retornarem.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações de: bundesliga.com, do Jornal O Globo e do Globoesporte.com
Fotos: Facebook DFL; e Facebook FC Barcelona
Artes: Toque de Bola com informações do goal.com e bundesliga.com
Werner (RB Leipzieg), Gnabry (Baiern) e Reus (Borussia) são os favoritos