A bola parada foi o grande destaque da sétima rodada do Campeonato Mineiro. Cobranças de falta, escanteio e penalidade originaram a maior parte dos 14 gols neste Domingo de Páscoa, 4.
E se Mateus, da URT, não tivesse perdido um pênalti no jogo contra o Coimbra, a vantagem seria maior. De bola rolando, marcaram Paulo Henrique para o Pouso Alegre, João Diogo para a URT e Daniel Amorim e Jhemerson para o Tombense, o segundo gol de Nacho Fernandez e o de Arana pelo Atlético.
Outra característica da rodada é que não houve empates. Foram cinco vitórias dos mandantes, destaque para a virada do Tombense em cima do Athletic e os resultados de Atlético e Pouso Alegre, que venceram por 3 a 1. O Cruzeiro foi o único visitante ganhador na sétima rodada, jogando o Boa para a lanterna.
Confira o resumo dos jogos preparado pelo Toque de Bola.
Tombense 2 x 1 Athletic Club
O primeiro tempo no Almeidão foi bastante truncado. Uma disputa intensa no meio campo com poucas chances claras dos dois ataques.
Nos acréscimos, aos 46 do primeiro tempo, Christian marcou para o Esquadrão de Aço em uma cobrança de falta.
Depois de levar o empate em poucos minutos contra o Patrocinense, o Tombense virou a partida em dois minutos do segundo tempo: aos 11, Daniel Amorim empatou e aos 13, Jhemerson colocou os donos da casa na frente.
O Athletic pressionou, mas não conseguiu reverter o resultado pela segunda rodada consecutiva.
A vitória fez o Tombense pular para o sexto lugar com 10 pontos. O Athletic Club saiu do G4 e caiu para o sétimo lugar, com nove pontos.
Atlético 3 x 1 América
Nacho Fernandez abriu o placar em uma cobrança de falta, que desviou no caminho e matou o goleiro Matheus Cavichioli na jogada aos 17 minutos. E quase ampliou dois minutos depois ao receber na entrada da área.
O América cometeu muitos erros no último passe e foi mais ameaçado, mas o Atlético não ampliou. Eduardo Sasha pediu pênalti ao ser derrubado na área, mas a arbitragem não deu.
No segundo tempo, Nacho Fernandes de novo levou perigo, ao cabecear uma bola que bateu na trave e a finalização de Sasha no rebote foi para fora.
João Paulo chutou de esquerda de fora da área e a bola entrou no ângulo, empatando aos 11 do segundo tempo. Aos 25 minutos, após tabela, Keno finalizou, Matheus Cavichioli defendeu e o rebote caiu nos pés de Nacho Fernandez, que colocou dentro do gol. Na reta final, Arana finalizou da entrada da área e finalizou a vitória do Galo sobre o Coelho. Atlético segue na liderança, com 18 pontos, três à frente do adversário deste domingo.
Boa 0 x 1 Cruzeiro
Depois de duas rodadas, a Raposa voltou a ganhar. Rafael Sóbis marcou no primeiro tempo, onde o Cruzeiro criou mais chances.
Jogando em casa, o Boa buscou o empate na etapa final, mas não conseguiu converter as chances criadas em gol. Fábio, novamente, fez duas defesas importantes na reta final e garantiu os três pontos para o time da capital.
Com o resultado, o Cruzeiro subiu para 11 pontos e foi para quarta posição. A terceira derrota seguida empurrou o Boa para a lanterna da competição, com quatro pontos.
Pouso Alegre 3 x 1 Caldense
O confronto do Sul de Minas teve um lance decisivo aos 15 minutos. O goleiro Passarelli se contundiu e foi substituído por Iago, o terceiro goleiro da Veterana.
No primeiro lance de ataque em seguida, Paulo Henrique abriu o placar aos 17 minutos para os donos da casa.
Dez minutos depois, a Caldense empatou com Guilherme Martins escorando uma cobrança de escanteio.
Na reta final da primeira etapa, em duas cobranças de falta, o lateral esquerdo Foguinho ampliou a vantagem do Dragão.
Como não houve mudanças no placar no segundo tempo, a Caldense segue sem vencer equipes que não sejam de Belo Horizonte. A Veterana caiu para o quinto lugar, com 11 pontos. Com a mesma pontuação, o Pouso Alegre subiu na tabela, entrou no G4, assumindo o terceiro lugar.
Uberlândia 1 x 0 Patrocinense
A cobrança de pênalti de Reis, ex-Tupi, URT e Baeta, mais que a vitória, tirou o time de Uberlândia da zona de rebaixamento. O Verdão deixou a lanterna para o Boa e ficou torcendo por outros resultados para permanecer fora dos últimos lugares.
A derrota deixou a Patrocinense parada com oito pontos no nono lugar. No fim da rodada, o Uberlândia caiu para a décima posição, a última antes do G2.
URT 1 x 0 Coimbra
O time de Wellington Fajardo buscava recuperação após a derrota na sexta rodada e conseguiu, com um gol de João Diogo após invadir a área tabelando com Mateus.
No segundo tempo, o Coimbra tentou, mas a URT permaneceu mais presente no ataque. João Diogo sofreu pênalti, mas Mateus cobrou para fora.
A vitória levou os donos da casa para o oitavo lugar com nove pontos. O Coimbra voltou à zona de rebaixamento, no 11º lugar com 5 pontos em sete jogos.
Oitava rodada
Os próximos confrontos serão disputados em três dias. A maior parte está agendada para quarta, 7. O complemento ocorre na quinta com América x Patrocinense. A rodada termina no dia 14 e abril com o confronto entre Boa e Tombense, porque o time de Tombos enfrenta o Vasco da Gama pela Copa de Brasil nesta quarta, 7
Quarta, 7 de abril
15h: Athletic x URT – Estádio Joaquim Portugal, São João del-Rei
16h: Atlético x Pouso Alegre – Mineirão, BH
16h: Caldense x Uberlândia – Ronaldão, Poços de Caldas
17h30: Coimbra x Cruzeiro – Independência, BH
Quinta, 8 de abril
17h30: América x Patrocinense – Independência, BH
Quarta, 14 de abril
16h: Boa x Tombense – Melão, Varginha
Texto: Roberta Oliveira com informações da FMF, ge globo
Fotos (e arte): @ggaleixo/Cruzeiro; TVNSports/reprodução; Uberlândia Esporte Clube/Instagram; Atlético/Instagram; FMF/reprodução.