Os números da oitava edição da Copa Toque de Bola de Futsal falam por si. Cerca de 400 alunos de 43 equipes, desde o sub-9 ao sub-17, representando sete entidades, envolvidas em 70 jogos em finais de semana consecutivos.
Se os números já costumam servir para dar uma ideia da grandeza de um evento, neste caso eles são importantes, claro, mas, acima de tudo, a dimensão da competição não se resume a estas quantidades expressivas.
Na edição 2022, que marca a retomada, a Copa ganhou o apoio do Cascatinha Country Clube, que está completando 50 anos (o belo ginásio do Clube foi uma das sedes principais) e manteve aqueles ideais de quando o evento foi criado, há dez anos (em 2020 e 2021 as medidas de prevenção e com bate à pandemia da Covid-19 impediram momentaneamente a sequência do evento).
O jogo limpo, o respeito dos pequenos grandes atletas aos companheiros, adversários, arbitragem e ao público e a importância de saber ganhar e perder são repetidos como um mantra pelos que comandam a turminha dentro de quadra. Ética e disciplina primeiro.
Homenagem ao “Alfredão”
No último dia de competição, 20 de novembro, um domingo, os professores/treinadores das equipes prestaram homenagem a Alfredo Coimbra, um dos idealizadores da Copa, que este ano acabou não podendo participar diretamente, com alguma equipe, mas atuou nos bastidores junto ao grupo de treinadores, para manter o padrão de organização do torneio.
Alfredo recebeu uma placa de seus amigos, como forma de agradecimento pelas sementes que plantou, não só na criação da Copa Toque de Bola, mas em toda a sua extensa trajetória de educador esportivo.
“Queria agradecer as palavras e dizer que sou o pai sim mas não sozinho do torneio. Com pessoas como os professores Bráulio, Lucas, Felipe Nery, Leo Geara e Wilmo, foi fácil desenvolver esse evento porque todos com a mesma forma de trabalho e de conduta. Quando pensamos na Copa queríamos um evento que tanto pais, professores e principalmente os meninos não sofressem com a disputa e parece que conseguimos com a frase”vencer sim mas não a qualquer custo”. Obrigado a todos os participantes e principalmente Ivan Elias/Portal Toque de Bola/ Equipe do Portal pelo apoio e que venham novas edições.
Seria injusto da minha parte não citar a presença de vários outros professores que contribuíram com o sucesso da Copa, entre eles meu filho Digão e por último, mas muito importante, a presença em todas as edições da Liga Juizforana de Futsal com seus árbitros/anotadores sob o comando do meu amigo/presidente/irmão/ parceiro Adilson José de Mattos” (Alfredo Coimbra)
Veja os campeões da edição 2022
Confira galeria de fotos da rodada do dia 19 de novembro, disputada no ginásio do Cascatinha. Clique sobre a imagem que deseja ampliar
Texto e fotos: Toque de Bola