Módulo 2: Democrata e Ipatinga sobem. Veja todos os resultados do hexagonal

Neste post, atualizamos  rodada após rodada, os números do hexagonal. A competição chegou ao fim com Democrata de Sete Lagoas e Ipatinga classificados para a disputa da primeira divisão do futebol mineiro de 2023.

O hexagonal final do Módulo II do Campeonato Mineiro começou, nos dias 18, sábado, e 19 de junho, domingo.

  Clique aqui e veja todos os números (e artilheiros) da fase de classificação do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

Confira o texto exato da forma de disputa do hexagonal, publicado no site da Federação Mineira de Futebol.

HEXAGONAL FINAL
Art. 10 – Os 06 (seis) clubes mais bem colocados na fase classificatória jogarão entre si, em sistema de ida e volta (turno e returno), totalizando 10 (dez) rodadas.
Rua Piauí, 1977 . Funcionários . CEP 30150-321 . Belo Horizonte – MG . Brasil
Tel + 55 31 3071-7188 | www.fmf.com.br
Art. 11 – Os dois clubes com maior número de pontos nesta fase serão considerados Campeão e
Vice-Campeão do Campeonato Mineiro 2022 – Módulo II.
Parágrafo único – Se empatados os clubes em número de pontos, observar-se-á o critério de desempate do art. 14.
Art. 12 – Concluída a Fase Classificatória, os dois clubes com menor pontuação serão rebaixados
para o Campeonato Mineiro 2023 – Segunda Divisão, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no artigo 13.
Art. 13 – Ascenderão ao Campeonato Mineiro 2023 – Módulo I, o campeão e o vice-campeão do
Campeonato Mineiro 2022 – Módulo II.
Art. 14 – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da fase classificatória, o desempate, para efeito de classificação à semifinal, será efetuado observando-se os
critérios abaixo:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto;
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio público na FMF.
Parágrafo Único – No caso de empate entre mais de dois clubes, não será considerado o quarto critério.

 Primeira rodada: vitória do Baeta e queda de treinador

Na abertura do hexagonal, em 18 de junho, sábado, o Tupynambás, que vinha de uma vitória por 3 a 0 sobre o Democrata, em Sete Lagoas, pela última rodada da fase de classificação, triunfou novamente fora de casa. Desta vez, por 2 a 0, e diante do Betim, equipe com a melhor pontuação da primeira fase.

O resultado determinou, no dia seguinte ao jogo, o afastamento do treinador do Betim, Eugênio Souza. Na segunda-feira, dia 20, foi anunciado o nome do novo técnico:

 Confira aqui o primeiro gol do Tupynambás sobre o Betim, marcado por Wellington, aos 39 minutos do primeiro tempo

  Clique aqui e veja os melhores momentos da etapa final, entre eles o gol do atacante Reis, aos 48 minutos. 

   Hexagonal Final – Rodada 1 – Resultados

Hexagonal Final – Rodada 2 – resultados

O Tupynambás, em casa, fez um primeiro tempo melhor diante do Ipatinga na tarde de quarta-feira, dia 22 de junho, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. No segundo tempo, porém, principalmente depois do gol anotado por Marquinho, aos 16 minutos, o Ipatinga criou diversas oportunidades em contra-ataques, ampliou com Robertinho nos acréscimos (48 minutos) e ainda desperdiçou várias chances claras de gol.

Curioso nesta segunda rodada foi o fato de os três mandantes terem saído de campo derrotados.

 

Clique aqui e veja a principal oportunidade criada pelo Tupynambás, na etapa inicial.

Clique aqui e veja o primeiro gol do Ipatinga

Clique aqui e veja o segundo gol do Ipatinga

Hexagonal Final – Rodada 3 – Resultados

O Tupynambás construiu seu placar mais elástico em toda a competição na terceira rodada do hexagonal: 4 a 1 sobre o Varginha Esporte Clube, na manhã de domingo, dia 26 de junho, em Varginha. Assim como já havia ocorrido na segunda rodada, todos os mandantes foram derrotados. O Ipatinga, em casa, perdeu para o Betim (1 a 0) e, também em Varginha, o Boa sofreu 3 a 0 do Democrata, de Sete Lagoas, placar que foi construído ainda no primeiro tempo.

Clique aqui e veja o primeiro gol do Baeta em Varginha

  Clique aqui e veja o segundo gol do Baeta em Varginha

Clique aqui e veja o terceiro gol do Baeta em Varginha

Clique aqui e veja o quarto gol do Baeta em Varginha

 

 

Hexagonal Final – Rodada 4 – Resultados

O Tupynambás começa a conviver, no hexagonal final, com situação semelhante a enfrentada pelo Tupi na fase de classificação do Módulo 2. Não tem conseguido vencer em casa. Na quarta rodada, diante da torcida, no sábado, dia 02 de julho, ficou no empate sem gols diante do Boa. A equipe de Varginha vinha de três derrotas consecutivas mas o placar não se alterou até o final.

Com a combinação dos outros resultados, o Baeta perde duas posições e cai para terceira colocação. Lembrando que só os dois primeiros colocados, ao final de dez rodadas do hexagonal (turno e returno), subirão para a primeira divisão do futebol mineiro de 2023.

 

 

 

 

 

 

 

Hexagonal Final – Rodada 5 – Resultados

O Tupynambás não repetiu o aproveitamento inicial dos jogos fora de casa. Na noite de quarta-feira, dia 6 de julho, foi derrotado por 1 a 0 pelo Democrata, em Sete Lagoas. O gol de Matheus Lima foi uma jogada pela direita, em que ele invadiu a área e chutou forte e colocado para decretar o triunfo dos mandantes, aos 18 minutos do primeiro tempo.

Desta vez, os anfitriões também levaram a melhor em Varginha – VEC 3×2 Ipatinga e o Betim assumiu a liderança, ao empatar sem gols como visitante diante do Boa 0x0. O resultado custou o cargo do treinador do Boa, Gabardo Júnior. O substituto já foi anunciado nesta quinta-feira, dia 7: Tuca Guimarães, que já dirigiu a equipe em 2018 e 2019.

 

Hexagonal Final – Rodada 6 – resultados

 

 

 

 

 

 

 

 

O Tupynambás novamente não aproveitou o fator casa e  foi derrotado por 1 a 0 pelo Democrata, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, na tarde de sábado. O gol foi marcado por Rodney aos 10 minutos do segundo tempo. O Baeta caiu para o quinto lugar, com 7 pontos.

Hexagonal Final – Rodada 7- resultados

 

 

 

 

 

 

 

Mais uma derrota! O Tupynambás vem perdendo jogos importantes e se distanciando cada vez mais dos primeiros colocados. O time foi derrotado pelo Boa Esporte, por 1 a 0, fora de casa. São 7 pontos somados, na quinta posição, seis a menos que o líder Ipatinga.

Hexagonal Final – Rodada 8- resultados

Não foi desta vez que, no hexagonal decisivo, o Tupynambás conquistou uma vitória diante da torcida. A equipe ficou no zero a zero diante do Varginha Esporte Clube na tarde de quarta-feira, dia 20, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

Teve bola na trave (dos dois lados), reclamação de impedimento mal marcado no segundo tempo, mas o triunfo, que seria fundamental para manter as chances de classificação entre os dois primeiros colocados, não veio. Com oito pontos em oito jogos, a missão de alcançar a primeira divisão do futebol mineiro muito provavelmente ficará para uma próxima oportunidade.

  Clique aqui para ver, no Instagram toquedebolajf, o lance que terminou com gol anulado por impedimento do ataque do Tupynambás, depois da cobrança de uma falta para a área

Só uma combinação improvável de resultados manteria o sonho do clube juiz-forano. Em qualquer projeção, ele tem que vencer os dois jogos restantes, contra o Ipatinga, em Ipatinga, e diante do Betim, em Juiz de Fora.

 

Hexagonal Final – Rodada 9 – Resultados

O Tupynambás já entrou em campo sem chances de acesso na noite de segunda-feira, dia 25, em Ipatinga em função dos resultados dos outro dois jogos, que ocorreram no domingo. O Baeta até saiu na frente com gol de Pablo, mas os anfitriões viraram ainda no primeiro tempo e fecharam o placar em 2 a 1. Com os resultados da nona rodada do hexagonal, somente Ipatinga, Democrata e Betim brigam pelas duas vagas que levarão de volta à primeira divisão estadual de 2023.

 

Hexagonal Final – Rodada 10 (última) – Resultados

Já sem chance de acesso, o Tupynambás foi goleado pelo Betim, por 4 a 0, jogando em casa, no estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O Baeta terminou a competição na 5° colocação, com 8 pontos. Os times que conseguiram o acesso: Democrata SL com 19 pontos e o Ipatinga, também com 19, campeão e vice.

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação e encerramento da competição em 202201

 

 

 

 

 

Artilharia final do Módulo II-

 

Texto: Toque de Bola

Com informações do site da Federação Mineira de Futebol

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário