Os estaduais de todas as regiões do Brasil sempre trazem equipes bem diferentes e, na maior parte das vezes, desconhecida do grande público. Muitos desses nomes relacionados a cidades, cultura e até mesmo com a boa criatividade de seus fundadores.
O Toque de Bola separou uma lista com equipes com denominações bem diferentes, em distintas regiões do país.
O nome de hoje é um time que ficou conhecido por eliminar o Atlético Mineiro na segunda fase da Copa do Brasil com o goleiro que usava boné. Já sabe quem é? Sim, estamos falando do Afogados, time de Pernambuco que venceu e eliminou o galo nos pênaltis em 2020.
História
O Afogados da Ingazeira Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol do município de Afogados da Ingazeira, na região do Sertão de Pernambuco, cidade que originou o nome do time. O distrito foi elevado à categoria de município em 1909 e conta com 37.243 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O clube foi fundado em 18 de dezembro de 2013.
No ano de 2014, após ser oficializado como um clube de futebol profissional, e após filiar-se à Federação Pernambucana de Futebol, ganhou o direito de participar do Campeonato Pernambucano de Futebol – Série A2 no qual acabou ficando nas quartas de final. No ano de 2015, voltou a disputar a Série A2 e ficou em terceiro lugar perdendo a vaga do acesso. Em 2016, ficou com o Vice do Campeonato Pernambucano de Futebol – Série A2 – 2016.
Na elite
No ano de 2017, veio a primeira participação na elite do Campeonato Pernambucano de Futebol. O time terminou na última colocação. Após disputar o Hexagonal da Permanência, garantiu continuação na elite. No ano de 2018, acabou a primeira fase da competição em oitavo lugar, enfrentando o Clube Náutico Capibaribe nas quartas de final da competição. No primeiro grande jogo de sua história, na Arena de Pernambuco, diante de mais de 18 mil torcedores, o Afogados acabou sendo derrotado por 1-0 no tempo normal, encerrando assim sua participação no Campeonato Pernambucano de 2018.
No ano de 2019, terminou em 3º lugar conquistando o título simbólico de Campeão do Interior. Na primeira fase do campeonato, o clube terminou em sexto lugar. Nas quartas de final enfrentou o Santa Cruz Futebol Clube e conseguiu a classificação para a semifinal com uma vitória nos pênaltis por 3 a 1. Perdeu a semifinal para o Clube Náutico Capibaribe, no estádio dos Aflitos e foi para a disputa do terceiro lugar da competição na qual venceu a equipe do Salgueiro. O ano de 2019 foi considerado um ano especial para o Afogados, por conseguir se classificar para dois torneios a nível nacional, pois o 3º lugar no estadual garantiu vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020.
Em 2020, no Campeonato Pernambucano, a equipe terminou em 6° lugar na 1ª fase, conseguindo uma vaga para as quartas-de-final, onde derrotou a equipe do Retrô por 1 a 0. Nas semifinais, foi eliminado por 3 a 0 pelo Salgueiro, terminando o campeonato na 4ª posição.
Feito histórico

O Afogados tem em seu capítulo mais importante da sua curta história ter eliminado o Atlético Mineiro da Copa do Brasil em 2020. O Galo era o favorito, mas não confirmou o status. No tempo normal, empate por 2 a 2, com gols de Candinho e Philip para o Afogados, Gabriel e Ricardo Oliveira para o Galo. Nos pênaltis, após 18 cobranças, melhor para os donos da casa, que comemoraram a classificação histórica e colocam R$ 1,5 milhão no bolso.
A eliminação foi a gota d’água para a diretoria do Atlético-MG em relação ao trabalho de Rafael Dudamel, técnico naquela oportunidade. Além da queda na Copa do Brasil, o Galo também foi eliminado da Copa Sul-Americana, pelo Unión, da Argentina naquele ano.
Mais uma coincidência
A maior vitória da história do Afogados teve como antagonista um adversário indiretamente ligado ao clube. O nascimento do time pernambucano ocorreu no dia de uma derrota marcante para a equipe mineira. O Afogados da Ingazeira Futebol Clube foi fundado no dia 18 de dezembro de 2013. Enquanto isso no mesmo dia, mas 5 mil km distante do interior pernambucano, o Atlético-MG perdia para o Raja Casablanca, no Marrocos, pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa.
Mascote e uniforme
O time tem como mascote a coruja simbolizando a “inteligência e sabedoria”, e tendo como suas cores o azul, o vermelho e o branco, que também são as cores presentes na bandeira do município. Localizado a 386 quilômetros da capital, o Afogados tem um uniforme semelhante ao do Bahia, mas inspirado nas cores da bandeira da cidade, a terra da medalhista olímpica Yane Marques.
Estádio
O time manda os jogos no Estádio Municipal Valdemar Viana de Araújo, o Vianão. Ele tem capacidade total de 1.735 pessoas e foi construído em 1976. Em 2021, a Prefeitura de Afogados de Ingazeira abriu o estádio para escolinhas de futebol e clubes amadores no município para treinamentos. Cerca de 300 crianças e adolescentes estão sendo beneficiadas em cinco escolinhas diferentes.
Campeonato Pernambucano
A competição reúne 10 equipes brigando pelo título. São eles: Santa Cruz, Retrô, Salgueiro, Náutico, Sport, Caruaru City, íbis, Afogados, Vera Cruz e Sete de Setembro. O regulamento divide o campeonato em 5 fases.
– Primeira fase: os dez times colocados em um mesmo grupo jogam entre si, em caráter de turno único, ou seja, nove jogos para cada equipe.
– Segunda fase: são 4 colocados em 7º, 8º, 9º e 10º da Primeira Fase formam o grupo “B” que vão se enfrentar dentro do próprio grupo em jogos no sistema de IDA; as 02 equipes com menor número de pontos ganhos nessa fase são rebaixados e disputam a Série A2 em 2023.
– Terceira fase: os 04 colocados em 3º, 4º, 5º e 6º formam os grupos “C” e “D” quartas de final, enfrentando-se em jogos somente no sistema de IDA, os vencedores de cada grupo se classificarão para a fase seguinte. O terceiro colocado enfrenta o sexto, enquanto o quarto mede forças com o quinto.
– Quarta fase: os 02 clubes melhores colocados, 1º e 2º, juntam-se aos vencedores dos grupos “C” e “D”, formando os grupos “E” e “F” (semifinal) enfrentando-se em jogos no sistema de IDA, classificando-se os vencedores de cada grupo para a última fase. A vantagem vai para os dois representantes que se classificaram de forma direta após a primeira fase. Somente a final ocorre com jogos de ida e volta.
– Quinta fase: os vencedores dos grupos “E” e “F”, formarão o grupo “G” (finais), que se enfrentarão no sistema de IDA e VOLTA, e o vencedor será o CAMPEÃO. No Grupo “G”, o clube melhor colocado na Primeira Fase será o mandante no jogo da VOLTA. A equipe que obtiver 04 pontos ganhos, será CAMPEÃ, e havendo empate nos pontos ganhos entre as equipes, o critério de desempate será pelo saldo de gols ou pênaltis.
Ao clube vencedor do Campeonato será atribuído o título de Campeão Pernambucano da Série A1 de 2022. O clube que conquistar o título de Campeão receberá o troféu correspondente e 50 medalhas douradas destinadas aos seus atletas, à comissão técnica e aos dirigentes
As duas equipes finalistas asseguram participação na Copa do Brasil de 2023. Uma vaga para a Copa do Nordeste em 2023 para o campeão. A equipe com maior número de pontos ganhos e melhor classificada na primeira fase está classificada no Brasileiro da Série D de 2023. Exclui-se os que estiverem participando do Brasileiro de Série superior. Nesse caso, a vaga no Brasileiro da Série D passará para a equipe melhor classificada da Primeira Fase e assim, sucessivamente, se o impasse persistir, inclusive para os casos de desistência.
Situação atual
O time terminou essa primeira fase do estadual na 7° colocação. Na disputa do quadrangular de rebaixamento, ou seja, no grupo “B”, são 4 pontos somados em 2 jogos e é o líder. Os times que buscam se manter na primeira divisão tem 0 Íbis com os mesmos 4 pontos, Sete de Setembro com 2 pontos e o Vero Cruz tem 0 pontos somados. Lembrando que as 02 equipes com menor número de pontos ganhos serão rebaixados e vão disputar a Série A2 em 2023.
Os jogos que definem os rebaixados serão neste domingo, dia 27:
Afogados x Íbis – Vianão- 15h
Vera Cruz x Sete de Setembro- Arena de Pernambuco- 15h
Série D
O Afogados vai disputar em 2022 o Campeonato Brasileiro da Série D no Grupo A3. Afogados, América de Natal, Crato Esporte Clube, Globo Futebol Clube, Icasa, São Paulo Crystal, Retrô e Sousa. O primeiro jogo do time será no dia 7 de abril, fora de casa, contra o São Paulo Crystal.
Hino
Olá, vamos lá / O Afogados da Ingazeira vai jogar /
Quando ele joga é sinal de casa cheia/ A galera se incendeia e interfere no placar/
O Afogados da Ingazeira surgiu/ De um grupo que sentiu necessidade de formar um time competitivo/
Dai veio o incentivo de toda a sociedade/ É tricolor a bandeira a tremular/
Azul do céu e do mar/ Alem do branco da paz/
Tem o vermelho que pulsa na nossa veia/ O sangue que bombardeia as artérias principais/
Tem o vermelho que pulsa na nossa veia/ O sangue que bombardeia as artérias principais.
Fontes:
https://www.fpf-pe.com.br/pt/competicoes/
https://ge.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/
https://afogadosdaingazeira.pe.gov.br/
Fotos: Instagram Afogados