Módulo 2: Tupi joga, vai ter hexagonal, começa dia 27 de abril e termina em 30 de julho!

Representantes dos clubes se reuniram em BH

Foram definidos na tarde desta quarta, dia 23, os primeiros detalhes do Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2022.

A competição começa no dia 27 de abril. Assim, caso a Federação Mineira de Futebol (FMF) atenda o pedido dos clubes juiz-foranos, o clássico entre Tupynambás e Tupi deve ser marcado para a segunda rodada, no dia 30 de abril ou 1º de maio.

O Carijó aproveitou a  reunião para confirma que disputará o torneio. Outras confirmações como nome do treinador, integrantes da comissão técnica e demais detalhes serão comunicados em coletiva a ser marcada pela assessoria do clube.

Agora é hexagonal

Os 12 clubes participantes do Módulo 2 2022 – além de Carijó e Baeta estão na disputa Boa Esporte, Coimbra, Uberaba, Varginha, Betim, Democrata de Sete Lagoas, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Aymorés e União Luziense – se enfrentam em turno único. A primeira fase vai até o dia 11 de junho.

A principal mudança no regulamento da competição para este ano foi no número de equipes que avançam para a segunda fase da competição. No último ano, avançaram os quatro melhores colocados da primeira fase.

Em 2022, seguem na disputa as seis melhores equipes da fase inicial. O primeiro e o segundo colocados desta etapa serão coroados campeão e vice do Módulo 2 e sobem para a elite do Estadual em 2023. O hexagonal decisivo será jogado entre o dia 18 de junho e o dia 30 de julho. Nele, todos os times se enfrentam dentro e fora de casa.

Sem limite

No rebaixamento, nada muda. Os dois piores colocados da fase inicial do Módulo 2 2022 caem para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, a popular Terceirinha, na temporada seguinte.

Como já era consenso entre os clubes participantes da competição, o limite de idade de 23 ou 24 anos, imposto nas últimas edições do campeonato foi abolido. Cada equipe poderá inscrever até 35 jogadores para a disputa, e não mais 30 como em 2021. Também não poderá haver substituições ou inscrições de novos atletas entre a primeira e a segunda fases.

Reunião foi na sede da Federação Mineira

Conflito de agenda

A tabela básica da competição será divulgada nos próximos dias. O desmembramento, especificando dias, horários e locais dos confrontos, pode ser feito a qualquer momento pela FMF, mas as equipes de Juiz de Fora já têm no horizonte um conflito de agendas para resolver.

Tanto Tupynambás como Tupi indicaram os dias de quarta e sábado para mandarem seus jogos no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. No meio de semana, o Baeta quer atuar às 15h, e o Carijó às 19h30. Os jogos dos times locais podem ocorrer em Juiz de Fora sem problemas nestes horário às quartas , até mesmo porque o Leão do Poço planeja não receber público nas partidas, exceto no Tu-Tu.

Mas, no fim de semana, o horário apontado foi o mesmo: 16h. O que significa que a Federação terá que programar jogos alternados em Juiz de Fora para os dois times ou alguém terá que ceder entre Tupi e Baeta.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: divulgação/FMF

Wallace Mattos

Jornalista profissional, formado pela Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem mais de 20 anos de carreira na qual já trabalhou em rádio, TV, jornal e mídias digitais. Além disso, tem experiência em gerenciamento esportivo, logística e administração de pequenos negócios. Entre as áreas de interesse e constante busca de aperfeiçoamento, destaca a busca pela discussão do papel da mídia no negócio do esporte e na construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das dimensões participativa e profissional das modalidades. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: TUPI FOOTBALL CLUB, Juiz de Fora, Minas Gerais 2015: Consultor de comunicação/Chefe de delegação/Integrante do conselho consultivo. TRIBUNA DE MINAS, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil 2004 – 2015 Repórter sênior (2009-2015) – Repórter júnior (2004-2008). TV ALTEROSA, Juiz de Fora/Varginha, Minas Gerais/Minas Gerais 2003 Assistente de Marketing/Repórter esportivo. TV ALTO LITORAL, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro 2002 Estagiário/Repórter júnior. MOSTARDA PROPAGANDA, Juiz de Fora, Minas Gerais 2001 Estagiário/Redator. RÁDIO SOLAR, Juiz de Fora, Minas Gerais 2001 Estagiário.

Deixe seu comentário