Futebol americano! JF Imperadores seleciona atletas para retomada de atividades

Se você é de Juiz de fora ou região, curte pela televisão os jogos de futebol americano e tem curiosidade de saber como é treinar e jogar em um time, chegou a hora.

O JF Imperadores, time de futebol americano juiz-forano, fará neste domingo, dia 9, seu tryout, que é a seleção de novos atletas. A partir das 9h, no Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com entrada pela Rua Custódio Tristão, em Santa Terezinha, os candidatos inscritos serão avaliados.

Como participar

Para participar, o candidato deve ser maior de 18 anos e inscrever em um formulário disponível nas redes sociais do JF Imperadores. Não é necessário ter experiência com o jogo ou sequer equipamentos para a prática do futebol americano. As inscrições se encerram à meia-noite deste sábado, dia 8.

No dia da seleção, os inscritos devem comparecer ao Ginásio da SEL vestidos com roupas adequadas para a prática de atividades físicas e calçados com tênis. Por conta da pandemia de covid-19, será exigida a apresentação de cartão de vacina com esquema vacinal completo dos candidatos, além do cumprimento de protocolos sanitários como uso de máscara, higienização com álcool gel e distanciamento social.

Todos bem vindos

Marcos Nogueira é o presidente do JF Imperadores

Segundo o presidente do JF Imperadores, Marcos Nogueira, todos são bem vindos para ingressarem no Império. Ele espera remontar o elenco com novos e antigos atletas, visando a volta das competições.

“A expectativa para a temporada é muito boa. Primeiro, o tryout agora, no qual esperamos conseguir mais atletas, montar um corpo maior do grupo. Paralelamente, faremos a avaliação de quem já está no elenco. Não haverá treinos ainda, mas a ideia é retomar no dia 16, junto com os aprovados nos testes. A meta é participar de uma competição regional, talvez o Mineiro, no primeiro semestre e, para o segundo, avaliar uma disputa nacional”, deseja o presidente.

Anos difíceis

Equipe de flag foi terceira de MG

De acordo com Marcos, os anos de 2020 e 2021 foram difíceis para o JF Imperadores por conta da pandemia. Mas, mesmo sem treinos e reuniões, os integrantes do Império continuaram a mobilizar a equipe nos bastidores.

“Foram anos bem difíceis. Ficamos parados desde março de 2020, sem atividades em conjunto. Durante este tempo, viemos arrumando nossos estatutos, pedidos de Lei de incentivo, conseguimos uma parceria com empresa para cuidar das redes sociais. Acabaram não sendo bom para o esporte em si, com os atletas treinando individualmente, mas de atualização nossas em termos de diretoria”, define.

Novidades

Mas mesmo em anos difíceis, o Império teve boas notícias. Uma nova modalidade foi iniciada, o flag football (na qual não é necessário uso de equipamentos, pois atingir o oponente não é permitido, apenas a bola e duas fitas fixadas na cintura dos jogadores), já com bom resultado. “Em setembro de 2021, começamos a jogar flag, uma modalidade menor, com apenas cinco jogadores no ataque e cinco na defesa. Jogamos um campeonato regional de Minas e ficamos em terceiro entre dez equipes”, conta.

Um pouco antes, o JF Imperadores recebeu da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a administração de um campo no bairro Marumbi. O local ainda precisa de bastante trabalho, mas deve se tornar o futuro local de referência para treinos e projetos do Império na cidade.

“Conseguimos junto à PJF, através de um Conselho Administrativo de Espaço Municipal (CAEM), a administração do campo do Marumbi. Com mandato até o fim de 2022. Vamos trabalhar com a comunidade local para recuperar o espaço. Há muito trabalho a ser feito, no gramado, nos alambrados, nos vestiários. É um desafio muito grande, mas vamos tentar melhorar ao máximo isso este ano”, deseja Nogueira.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: divulgação/JF Imperadores

Deixe um comentário