Toque Notícia 17h dia 21-12

Fifa muda projeto de novo calendário que cria a Copa bienal 

A direção da Fifa apresentou a seus filiados o projeto revisado de mudança no calendário do futebol mundial, que tem como principal proposta a realização da Copa do Mundo de seleções a cada dois anos, e não quatro como atualmente. Ele valeria a partir de 2025. 

A pedido principalmente de treinadores de seleções, o documento revisado aumenta os meses em que jogadores estariam à disposição dos países, as chamadas datas-Fifa, comparado com a ideia inicial elaborada em setembro. Mas ainda por menos meses, e dias, do que apresenta o calendário atual.  

Também haveria obrigatória diminuição no número de jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo a no máximo oito datas. Atualmente, a Conmebol faz sua disputa com dez seleções se enfrentando em turno e returno ao longo de 18 rodadas. 

Há rejeição da Europa e da América do Sul ao projeto, por isso o presidente da Fifa, Gianni Infantino, não sabe se o assunto entrará em votação já no próximo congresso da entidade, marcado para 31 de março em Doha, no Qatar. 

Em um dos planos do projeto se mantém uma superjanela em outubro, que para a Fifa seria o “mês das seleções”, com 25 dias e até seis jogos a fazer no plano A, e até 17 dias e quatro confrontos no B. Poderia haver ainda data-Fifa em novembro. Os três esboços colocam jogos em março e fim de maio e início de junho, esta já emendando na Copa bienal ou nos continentais como Euro e Copa América, que para a Fifa seriam realizadas sempre nos anos ímpares. 

Hoje, em um cenário sem pandemia, as seleções nacionais têm janelas em cinco meses do ano para realizar jogos, sejam amistosos, partidas oficiais de eliminatórias ou torneios como a Liga das Nações, com os jogadores sendo liberados dos clubes obrigatoriamente até 10 dias por janela. 

==================== ========== ========== 
A Conmebol anunciou as datas e locais das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção brasileira entra em campo em 27 de janeiro, contra o Equador, em Quito, e em 1º de fevereiro, contra o Paraguai, em Belo Horizonte.  O primeiro jogo acontece um dia depois do início dos campeonatos estaduais, que começam em 26 de janeiro, conforme o calendário estabelecido pela CBF. Assim, o conflito entre as datas irá desfalcar os times brasileiros já na primeira rodada das competições nacionais

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário