Toque Notícia 17h dia 07-12

PREMIAÇÃO DOS MELHORES ATLETAS BRASILEIROS DO ANO SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA

Os melhores atletas do ano de 2021 no masculino e no feminino serão premiados nesta terça-feira, na cerimônia de gala do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro Tobias Barreto, 20h, em Aracaju.  O evento do Comitê Olímpico do Brasil volta a ser realizado após um ano de ausência, em razão da pandemia de Covid-19.

Concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano no feminino Ana Marcela Cunha da maratona aquática, Rayssa Leal no skate street e Rebeca Andrade na ginástica artística. Hebert Conceição no boxe, Isaquias Queiroz na canoagem velocidade, e Italo Ferreira no surfe no masculino.

Os veteranos na disputa são Ana Marcela, que levou a melhor em 2015 e 2018, e agora reaparece na briga após garantir seu primeiro ouro olímpico, na prova dos 10km, e Isaquias, maior vencedor do prêmio, com três 2015, 2016 e 2018. Os vencedores são escolhidos por um colégio eleitoral formado por atletas, ex-atletas, dirigentes, jornalistas, patrocinadores e nomes ligados ao esporte.

Desta vez, vai festejar a campanha nos Jogos de Tóquio, quando o Time Brasil teve sua melhor participação da história, e também homenagear grandes nomes do esporte nacional e os jovens que fizeram bonito recentemente nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali, na Colômbia.

Também serão premiados os atletas mais votados por um júri especializado nas 51 modalidades, além dos técnicos André Jardine no futebol. Nas modalidades coletivas; Fernando Possenti da maratona aquática, Francisco Porath da ginástica artística, Javier Torres da vela, Lauro Souza da canoagem velocidade e Mateus Alves do boxe, nas individuais. Eles receberão os troféus de Melhores Treinadores do Ano.

Não acabou. O evento terá ainda a tradicional votação de Atleta da Torcida, sendo dez mulheres e dez homens: Fernanda Garay, Rosamaria Montibeller e Douglas Souza no vôlei.  Kahena Kunze, Martine Grael, Robert Scheidt na vela.  Alison Santos e Darlan Romani no atletismo.

Pedro Barros e Rayssa Leal no skate. Beatriz Ferreira e Hebert Souza no boxe. Gabriel Medina e Ítalo Ferreira no surfe. Ana Marcela Cunha nas maratonas aquáticas, Bruno Fratus da natação, Formiga no futebol, Isaquias Queiroz na canoagem velocidade, Mayra Aguiar do judô e Rebeca Andrade na ginástica artística.

A cerimônia terá duas novas premiações, o Troféu TIM Transforma, para projetos que transmitam os Valores Olímpicos, e o Prêmio Inspire, uma homenagem às mulheres de destaque no Movimento Olímpico do Brasil. E contará com homenagens importantes. Janeth dos Santos Arcain, uma das maiores jogadoras de basquete da história, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva.

Além disso, quatro ídolos do esporte terão a cerimônia de entrada no Hall da Fama: Magic Paula do basquete, Sebastián Cuattrin na canoagem velocidade, Adhemar Ferreira da Silva no atletismo, in memoriam e Tetsuo Okamoto na natação, in memoriam.

==================================================

A Comissão de Constituição e Justiça tem reunião nesta quarta-feira com o projeto de lei que institui a Lei Geral do Esporte. O projeto trata das formas de financiamento público e privado, da gestão das entidades esportivas, do regime de trabalho de atletas e treinadores e da infraestrutura das arenas esportivas. A intenção é consolidar as diferentes normas sobre esporte em um mesmo diploma legal.

O texto também cria uma espécie de “Lei da Ficha Limpa” para as entidades esportivas, impedindo de dirigir clubes e federações as pessoas consideradas proibidas com base na legislação eleitoral, além daquelas que tiverem sido afastadas por gestão temerária ou fraudulenta.

========================================

O Clube Atlético Mineiro criou uma camisa celebrando o título. Ela é na cor preta, com detalhes em dourado e branco, e a frase “biCAMpeão brasileiro” com ênfase ao CAM, sigla de Clube Atlético Mineiro. O produto tem destaque aos anos dos títulos brasileiros conquistados pelo Galo, 1971 e 2021.

========================================

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou os clubes que irão participar da primeira edição da SuperCopa do Brasil de Futebol Feminino. Corinthians, Cruzeiro, Esmac, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Real Brasília entrarão em campo entre os dias 6 e 13 de fevereiro para decidir quem conquista o título inédito da competição.

O campeonato será disputado por meio de confrontos eliminatórios, que serão pré-definidos através de um sorteio. Todos os times possuem a chance de se enfrentar. As partidas da primeira fase, quartas de final serão disputadas no dia 6 de fevereiro, enquanto os duelos da segunda fase, semifinal acontecem em 9 de fevereiro. A final tem previsão de ser realizada no dia 13 de fevereiro.

Para estabelecer quais seriam os clubes selecionados, a CBF utilizou como principal critério as posições nos Campeonatos Brasileiros. Foram chamados os times melhores colocados, limitados a uma equipe por estado, entre os 12 melhores colocados do Brasileirão Feminino A-1 de 2021 e os quatro melhores colocados do Brasileirão Feminino A2.

========================================

A Federação Internacional de História e Estatística divulgou a escalação dos melhores jogadores do mundo em 2021. O time com mais nomes na lista é o PSG, que conta com quatro representantes. O destaque vai para Lionel Messi. O argentino, campeão da Copa América, recentemente também foi premiado pela France Football com sua sétima bola de ouro, prêmio oferecido ao melhor jogador do mundo em eleição realizada pela revista francesa.

Além de Messi, também aparecem o lateral Acaf Hakimi, que representou a Inter de Milão na última temporada, e o atacante Kylian Mbappé. O italiano Gianluigi Donnarumma, campeão da Eurocopa e eleito melhor jogador do torneio, aparece no gol.

Outros dois campeões com a Itália foram escalados. Leonardo Bonucci, da Juventus, e o ítalo-brasileiro Jorginho, que também venceu a Liga dos Campeões com o Chelsea.

Manchester City e Bayern de Munique contam com dois representantes. Do lado dos ingleses, aparecem o zagueiro português Rúben Dias e o meia Kevin De Bruyne. Já pelos alemães figuram o lateral Alphonso Davies e o atacante Robert Lewandowski. Cristiano Ronaldo, que deixou a Juventus para retornar ao Manchester United, completa a lista.

Deixe um comentário