Toque Notícia 17h dia 03-12

Manchester abre disputa da semi contra o Uberaba em Ubá

A partir das 10h deste domingo, dia 5, os Capivaras começam a decidir o acesso nas semifinais da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro contra o Uberaba. Por conta da revitalização do gramado do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Manchester não atua em casa neste primeiro jogo. Mas sim no Estádio Affonso de Carvalho, em Ubá.

——-

O Uberaba tem vantagem no confronto com o Manchester pela melhor campanhas na fase inicial da Terceirinha. Por isso, em caso de dois empates, avança à decisão e fica com uma das duas vagas no Módulo 2 2022. Os uberabenses também se classificam se perderem uma das partidas e vencerem a outra pelo mesmo saldo de gols. Ao Manchester, resta vencer um dos jogos e reverter essa vantagem.

———-

Na outra semifinal, enfrentam-se América de Teófilo Otoni e Varginha. O primeiro tem a vantagem pela melhor campanha na competição.

========================================

Vamos começar a fala dos jogos do Campeonato Brasileiro da Série porque tem rodadas diferentes nesta sexta-feira e no final de semana. Começando pela 35° Athletico Paranaense e Cuiabá jogam sete da noite, na Arena da Baixada.

O Athletico se complicou na Série A e está dois pontos acima do Bahia, que abre o Z-4. Após o título da Sul-Americana, o time rubro-negro agora tenta escapar do rebaixamento antes das finais da Copa do Brasil. O Furacão não vence há quatro jogos no Brasileirão, com um empate e três derrotas. A equipe atleticana não vence desde 10 de novembro, diante do Ceará.

O Cuiabá chega precisando da reabilitação após derrota amarga para os garotos do Palmeiras dentro da Arena Pantanal. O Dourado ainda faz contas para escapar do rebaixamento e falta ao menos uma vitória. Fora de casa a última vitória foi diante do Juventude, no dia 11 de setembro

Sport e Flamengo se enfrentam,20h,  na Arena de Pernambuco. O Sport entra em campo já rebaixado e oficialmente apenas cumpre tabela. Esta deve ser a última partida dos titulares porque o clube define na próxima semana se antecipa férias a vários atletas.

O Flamengo está confirmado como vice do Brasileiro e não altera sua classificação na competição. Pode sim garantir uma campanha superior à do ano passado, quando foi campeão com 72 pontos, atualmente soma 70 pontos.

========================================

Pela 36° rodada, Chapecoense e Atlético Goianiense se enfrentam, oito da noite, na Arena Condá. Inicialmente, a partida estava marcada para 26 de novembro, mas acabou suspensa pela Confederação Brasileira de Futebol . O motivo foi o mau tempo na cidade catarinense. A delegação do Atlético não conseguiu desembarcar no aeroporto, assim como a equipe de arbitragem.

Rebaixada à Série B de 2022, a Chapecoense segue com a missão de conquistar sua primeira vitória em casa e se livrar da pior campanha na era dos pontos corridos. Para isso, basta vencer. O Verdão do Oeste tem 15 pontos, dois a menos que o América-RN fez em 2007, quando alcançou a marca negativa que se mantém até hoje.

Após vitória por 2 a 1 no confronto direto contra o Bahia, o Atlético-GO foi a 44 pontos e pulou para a décima terceira posição. O Dragão precisa de apenas mais uma vitória para eliminar o risco de queda e espera voltar de Chapecó com a permanência na Série A garantida.

Fortaleza e Juventude se enfrentam,21h,  na Arena Castelão. O Fortaleza segue na briga por uma vaga na Libertadores e tem chances de se manter entre os seis primeiros da tabela no fim da competição. O Leão quer contar com o fator casa para voltar a vencer na Série A e tornar mais fácil a missão de vaga na competição internacional.

O Juventude quer manter o bom momento dentro do Campeonato Brasileiro. Desde a chegada do técnico Jair Ventura, o clube tem quatro vitórias, três empates e uma derrota. Caso pontue no duelo contra o Fortaleza, encaminha a permanência na Série A.

========================================

Ainda na Série A, a 37° rodada vai ter início no domingo. 16h, Corinthians e Grêmio jogam na Neo Química Arena. O time visitante precisa muita da vitória na luta para permanecer na primeira divisão.

Também 16h, o Atlético Mineiro recebe o Bragantino, no Mineirão. O time de Bragança quer continuar sua luta pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores no próximo ano. O Galo vai para o jogo da comemoração com a torcida em casa.

Além deles, no mesmo horário, o Bahia, na zona de rebaixamento precisando vencer recebe o Fluminense, que está brigando pela vaga na Libertadores. Jogo será na Arena Fonte Nova.

Sete da noite, com o mesmo número de pontos, 49 para cada lado, Ceará e América Mineirão entram em campo no Castelão. Ambos precisam vencer se quiserem alcançar objetivos maiores na competição. A rodada segue com todos os jogos na segunda-feira, dia 6.

========================================

O atacante Fred está liberado para enfrentar o Bahia no domingo. Nesta sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou o jogador pela confusão ocorrida após a vitória do Fluminense sobre o Palmeiras, pela 32ª rodada do Brasileiro. O camisa 9 foi apenas advertido e liberado para atuar nas últimas duas rodadas do campeonato.

Fred foi denunciado por dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O primeiro por atitude desleal ou hostil; e o segundo por ofensa ao árbitro. Na súmula, Caio Max Augusto Vieira relatou que o capitão do Flu o chamou de ‘frouxo’. Somando as punições de cada artigo, ele poderia ter sofrido uma suspensão de até nove jogos.

========================================

O vice-presidente da Fifa Victor Montagliani levantou a hipótese de um meio-termo como solução para a crise sobre a proposta de uma Copa do Mundo bienal. Victor é também presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, a Concacaf, que é aliada do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A alternativa é a Copa do Mundo bienal ser um torneio inspirado na antiga Copa das Confederações ou uma versão global do formato da Liga das Nações, usado pela Uefa e a Concacaf. Na opinião de Victor, uma das vantagens do modelo da Copa das Confederações é que não há necessidade de um processo de qualificação separado, já que as seleções tem suas vagas  garantidas por meio de torneios continentais já existentes.

Infantino está envolvido em um desentendimento com a Uefa por causa das propostas de aumentar a frequência da Copa do Mundo. Ligas e times de elite também se opõem aos planos, que estão a cargo do chefe de desenvolvimento global de futebol da Fifa, Arsène Wenger. A previsão é que a realização uma cúpula global de todas as associações nacionais para debater os planos no dia 20 de dezembro.

========================================

Na Fórmula 1, Lewis Hamilton, da Mercedes, voltou a liderar um treino livre do GP da Arábia Saudita, que ocorre no circuito de rua de Jeddah, da Fórmula 1. No primeiro treino livre, na parte da manhã, o britânico já tinha sido o mais rápido com 1min29s786 em sua melhor volta. Desta vez, o heptacampeão cravou 1m29s018. Líder do Mundial de pilotos, o holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, fechou em quarto, a 195 centésimos do líder. Faltando menos de cinco minutos para acabar o treino livre, Charles LeClerc, da Ferrari, bateu contra o muro e a sessão foi encerrada. Ele não apresentou machucados aparentes.

A classificação será no sábado, 14he a prova no domingo, 14h30, e será disputado em 50 voltas.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário