Toque Notícia 14h dia 15-12

Tupynambás confirma negociações, mas garante que não fechou a venda de sua sede

 Em entrevista exclusiva ao Portal Toque de Bola, no final da tarde desta terça-feira, dia 14, o presidente do Tupynambás, Cláudio Dias, desmentiu que já tenha batido o martelo sobre a venda de boa parte da sede social do clube.

De acordo com o dirigente, o Tupynambás, de fato, tem interesse em vender cerca de 80 por cento da sede social e está negociando com quatro empresas segundo Cláudio, são dois supermercados e duas construtoras – mas o negócio não está fechado.

“Importante destacar que dos 80 por cento, na verdade o Tupynambás mesmo é dono de 60 por cento porque algo em torno de 20 por cento destes 80 já não pertencem mais ao Clube”.

Ainda segundo o presidente do Leão do Poço Rico, as negociações não avançaram porque surgiu um pedido de tombamento, feito em 27 de outubro deste ano. Este pedido, conforme ele disse, foi negado na noite desta segunda-feira, dia 13. “Entramos com uma defesa e o tombamento foi negado por 13 votos a zero”, revela Cláudio Dias.

Nos cálculos do dirigente, o terreno total do Tupynambás tem em torno de 21.900 metros quadrados. “Nossa intenção é vender de 16 a 18 mil metros quadrados da sede e adquirir um terreno de 700 mil metros quadrados na BR-040”, afirmou à reportagem do Toque de Bola.

Cláudio Dias assegurou que nenhuma negociação foi concluída, e que as conversas devem ser retomadas a partir de agora, com o recurso do tombamento tendo sido negado.

========================================

O Fluminense acertou a contratação de Abel Braga para ser o novo treinador da equipe. Segundo técnico com mais partidas comandando o Tricolor, ele retorna após três anos e meio para sua quarta passagem pelo clube onde deu seus primeiros passos no futebol.  Ele chega junto com os auxiliares Leomir de Souza e Ricardo Colbachini. Marcão, que comandou a equipe no Campeonato Brasileiro, retorna ao posto de auxiliar-permanente da comissão técnica do Fluminense.

Abel terá a missão de levar o tricolor à fase de grupos da Copa Libertadores. Ele já conquistou a taça em 2006, quando era treinador do Internacional. Neste ano, também conseguiu conquistar o título do Mundial de Clubes com o Colorado ao vencer o Barcelona.

O último trabalho de Abel no Fluminense foi de 2016 até 2018. Naquela ocasião, o treinador chegou para comandar a equipe na temporada de 2017 e realizou 107 jogos no comando do Flu. Foram 44 vitórias, 28 empates e 35 derrotas. Em 2018, Abelão acabou pedindo demissão do clube alegando desgaste.

Juntando todas as passagens pelo Fluminense, o treinador realizou 326 jogos com 157 vitórias, 73 empates e 96 derrotas. No total foram 541 gols marcados e 396 sofridos. Além de ídolo da torcida, Abelão, como é conhecido no mundo da bola, é o segundo treinador com mais jogos na história do clube das Laranjeiras, 326 partidas, ficando atrás de Zezé Moreira, com 497.

========================================

O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, tirou o gramado nesta quarta-feira. O campo ganhará uma grama híbrida, material utilizado por diversos clubes da Europa. A grama do local sempre foi normal, mas a combinação entre o gramado natural e fibras de polietileno faz com que o palco seja menos danificado e se recupere rapidamente após as partidas.

Toda a substituição deveria durar cerca de 90 dias, o que faz com que o estádio volte a ser utilizado nas semifinais do Campeonato Carioca. O investimento, custeado pelo próprio Maracanã, trem um valor estimado de R$ 4 milhões.

========================================

Paulinho está de volta ao Corinthians. O clube anunciou a contratação do volante, que retorna mais de oito anos depois. Em sua primeira passagem, de 2010 a 2013, conquistou quatro títulos: Brasileirão 2011, Copa Libertadores 2012, Mundial de Clubes 2012 e Campeonato Paulista 2013. Ao todo, defendeu o Timão em 167 partidas, com 34 gols.

O contrato é válido até o fim de 2023, justamente quando se encerra a gestão do presidente Duilio Monteiro Alves. O jogador vinha treinando no CT Joaquim Grava desde o mês passado para manter a forma física, e se reapresenta ao Corinthians no dia 10 de janeiro, junto com o restante do elenco.

Depois de se destacar no clube do Parque São Jorge, o meio-campista foi vendido para o Tottenham, da Inglaterra. De lá se transferiu para o Guangzhou Evergrande e depois para o Barcelona para atuar ao lado de Lionel Messi. Ainda voltou para a China antes da passagem relâmpago pela Arábia Saudita. O jogador ainda disputou duas Copa do Mundo pela seleção brasileira.

========================================

A Polícia Federal realizou uma operação para apurar um suposto pagamento de propina no processo de licitação para as obras da Arena Castelão, que passou por uma reforma para a Copa do Mundo de 2014. O ex-ministro Ciro Gomes e o senador Cid Gomes estão entre os alvos da investigação.

Segundo a PF, há indício de pagamento indevido de 11 milhões para favorecer a empresa responsável pela reforma, operação e manutenção do estádio. O suposto pagamento e exigência de propina a agentes públicos teria ocorrido entre os anos de 2010 e 2013. A Arena foi uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

A PF ainda complementa que as propinas teriam sido pagas “diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas”. As investigações começaram em 2017. A operação foi batizada de Colosseum – uma referência ao Coliseu, na Itália expediu 14 mandados de busca e apreensão.

Em rede social, o ex-governador do Ceará e pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes, ficou indignado com a operação realizada pela PF nesta quarta-feira. Ele ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro e ressalta que “não tenho nenhuma ligação com os supostos fatos apurados”.

========================================

O atacante argentino Sergio Agüero anunciou, aos 33 anos, sua aposentadoria do futebol profissional devido à arritmia cardíaca sofrida no dia 30 de outubro durante a partida do Barcelona contra o Alavés pelo Campeonato Espanhol.

O anúncio ocorreu em evento realizado na tribuna de Camp Nou com a presença, entre outros, do presidente do clube, Joan Laporta, atletas da equipe principal do Barcelona, e Pep Guardiola, técnico do Manchester City, clube onde Agüero atuou entre 2011 e 2021.

O clube catalão instalou uma plataforma na arquibancada do estádio, onde também colocou uma tela com uma foto do jogador vestindo a camisa do Barcelona e a mensagem “Culer uma vez, culer para sempre”. Agüero chorou por três minutos até que começou um discurso explicando os motivos de sua decisão.

No dia 30 de outubro, Agüero deixou o campo antes do término do primeiro tempo da partida do Espanhol contra o Alavés por conta de um desconforto no peito que mais tarde se descobriu ter sido causado por uma arritmia cardíaca. Em 1º de novembro, o clube divulgou um comunicado no qual informava que o jogador estaria ausente enquanto “a eficácia do tratamento fosse avaliada para determinar seu processo de recuperação”.

========================================

O ex-jogador de futebol americano OJ Simpson, de 74 anos, se tornou um homem livre, após cumprir a liberdade condicional. Ele já tinha deixado a prisão em 2017, mas ainda cumpria sua pena de 9 anos de reclusão em regime aberto.

Em 1994, OJ Simpson respondeu um processo por duplo homicídio. Ele foi acusado de matar a facadas a ex-mulher Nicole Brown Simpson e um amigo dela, Ron Goldman. Simpson foi absolvido dessa acusação em 1995 por um júri de Los Angeles. O caso ficou conhecido como o ‘Julgamento do Século’, por conta do circo midiático formado ao seu redor.

Na sua carreira na NFL, jogou pelo Buffalo Bills e pelo San Francisco. Ele foi selecionado seis vezes para o Pro Bowl, jogo das estrelas, e foi aceito no Pro Football Hall da Fama em 1985.

========================================

Os clubes do Campeonato Inglês estão estudando reduzir os salários de jogadores não vacinados contra a covid-19 se eles forem forçados a faltar a jogos e sessões de treinamentos, de acordo com o jornal inglês ‘Daily Mail’ seguindo o exemplo do Bayern de Munique, que cortou os salários de cinco atletas que escolheram não se vacinar.

A variante Omicron se espalhou rapidamente pela Europa e o número de jogadores isolados nas quatro divisões da Inglaterra aumentaram consideravelmente. Isso fez com que quatro jogos fossem adiados em apenas cinco dias.

Os números de jogadores vacinados na Premier League não é um dado público. No entanto, a imprensa inglesa acredita que 68% dos jogadores foram totalmente vacinados. A pressão nos vestiários está crescendo contra os atletas não vacinados — já que os jogadores vacinados acreditam que os que relutam contra a vacina estão colocando o resto do grupo em risco.

========================================

Os dirigentes da Conmebol fazem nesta quarta-feira uma reunião com o presidente da Uefa, Alexander Ceferin, cujo intuito é ampliar a parceria entre as duas entidades no que diz respeito a confrontos entre seleções. A conversa passa pelos detalhes do evento mais próximo o jogo entre a Argentina, campeã da Copa América, e Itália, campeã da Eurocopa, já anunciado para junho.

Estão previstos ao menos três edições desse confronto entre as seleções campeãs de cada continente nos próximos anos e uma parceria visando à Nations League também tem sido discutida. A ideia é que os sul-americanos entrem na competição, o que acabaria com o problema atual de falta de amistosos entre as seleções dos dois continentes.

Olhando para as datas normalmente disponíveis no calendário internacional, a Conmebol estaria disposta a reduzir as Eliminatórias para a Copa do Mundo, que atualmente ocupam 18 datas, sem contar a repescagem.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário