Toque Notícia 14h dia 07-12

Conmebol define datas de todas as fases da Libertadores de 2022

 A Confederação Sul-Americana de Futebol já definiu a data do sorteio da Libertadores 2022, que será realizado em Luque, no Paraguai. Ao todo, 47 clubes voltam a disputam a maior copa das américas, agora falta saber a definição dos grupos que determinam os confrontos. As três primeiras fases preliminares serão disputadas entre 09 de fevereiro e 16 de março. A fase de grupos será de 06 e abril a 25 de maio, com as oitavas de final da Libertadores sendo disputada nas semanas de 29 de junho e 06 de julho.

Fases preliminares:

Fase 09/02 a  16/02
Fase 2: 23/02 a  2/03
Fase 3: 09/03 a a 16 /03
Sorteio fase de grupos : 23/03

Fase de grupos:
Primeira rodada: Semana de 06/04
Rodada 2: Semana de 13/04
Rodada 3: Semana do dia  27
Rodada4: Semana de 4/05
Rodada 5: Semana de 18/05
Rodada 6: Semana de 25/05

Oitavas de final:
Partidas de Ida- semana de 29/06.
Partidas de Volta- semana de 06/07

Quartas de final
Partidas de Ida- semana de 29/07
Partidas de Volta- semana de 10/08.

Semifinal:
Primeiro jogo na semana de 31/08
Jogo da volta na semana de 07/09

Final em jogo único, no Equador:  29/10.

Os times já classificados.
Brasil: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR, Fortaleza e Corinthians.
Argentina: Boca Juniors, Estudiantes, Talleres, Colón, River Plate e Vélez.
Colômbia: Tolima e Atlético Nacional.
Chile: Colo-Colo, Universidad Católica, Audax Italiano e Everton.
Bolívia: The Strongest, Always Ready e Independiente Petrolero.
Equador:  Barcelona, Universidad Católica, Emelec e Independente Del Valle.
Uruguai:  Montevideo City, Peñarol, Plaza Colonia e Nacional.
Paraguai: Libertad, Guarani e Cerro Porteño
Peru: Alianza Lima, Sporting Cristal, Universidad César Vallejo e Universitário.

========================================

Fim da 37° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Nos jogos de segunda, o São Paulo venceu o Juventude por 3 a 1 no Morumbi. Com isso, está garantido na Série A em 2022. E o Juventude corre sério risco de voltar à Série B na próxima temporada. Luciano marcou duas vezes e Calleri fez o outro gol dos donos da casa, e Sorriso diminuiu para os visitantes.

O Athletico Paranaense com titulares ficou no 0 a 0 com o Palmeiras com seus garotos, na Arena da Baixada. O resultado foi suficiente para livrar o Furacão de qualquer risco de rebaixamento. Agora o time pode focar nas finais da Copa do Brasil.

Mais um garantido na série A é o Santos. O Peixe bateu o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã. O gol da vitória foi marcado por Marcos Leonardo no segundo tempo, após revisão do VAR. Foi a despedida do time em casa neste ano. Gabigol ainda cobrou um pênalti na trave.

O Atlético Goianiense venceu o Inter de virada por 2 a 1 no Beira-Rio, e se firmou como um dos candidatos a uma das vagas para a Libertadores de 2022. Yuri Alberto quebrou um jejum de sete jogos ao abrir o placar. Baralhas e Janderson garantiram os três pontos aos visitantes e confirmaram o resultado para o Dragão.

O Cuiabá completa a rodada 37 fora da zona de rebaixamento. O time levou a melhor em cima do Fortaleza com gol de Elton em cobrança de pênalti no primeiro tempo. O time não vencia há três rodadas e conseguiu o triunfo em momento providencial após a vitória do Bahia em cima do Fluminense, que deixou a equipe na zona de rebaixamento.

O Sport venceu a Chapecoense por 1 a 0 na Arena Condá. O gol da equipe pernambucana foi marcado por Luciano Juba, na reta final do segundo tempo. A Chape, com a derrota permanece na com a pior campanha da história da era dos pontos corridos, que atualmente pertence ao América-RN de 2007, a equipe catarinense terá de vencer o Fluminense na última rodada.

A rodada teve início no domingo com a vitória do Atlético Mineiro por 4 a 3 sobre o Bragantino no Mineirão. O Bahia fez 2 a 0 no Fluminense na Arena Fonte Nova. Corinthians e Grêmio ficaram no 1 a 1 na Neo Química Arena. E Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Com os resultados, o Atlético Mineiro já campeão tem 84 pontos, Flamengo em 2° com  71, Palmeiras é o 3° com 63, Corinthians tem 57 pontos em 4°, Fortaleza é o 5° com 55 e fechando a classificação momentânea dos times que entram direto na Libertadores, o Bragantino tem 53 pontos somados na 6° posição.

Agora os dois times que estão entrando na primeira fase da próxima Libertadores, por hora tem o Fluminense em 7° com 51 pontos e o América Mineiro com 50 pontos em 8°. Seguindo na tabela, em 9°e em 10°, o Atlético Goianiense e o Ceará também tem 50 pontos.

Em 11°, o Santos tem 49. Internacional em 12° e São Paulo em 13° tem 48 pontos cada um. Em 14° e 15°, Athletico Paranaense e Cuiabá tem 46 pontos.  O Bahia é o último time fora da zona de rebaixamento com 43 pontos somados.

No Z4, Juventude também tem 43 pontos. O Grêmio tem 40
Sport já rebaixado tem 37 e a lanterna Chapecoense tem 15 pontos somados.

========================================

Agora é matemática. O Grêmio chega à última rodada do Campeonato Brasileiro vivo na luta para fugir da Série B. Graças à derrota do Juventude diante do São Paulo, o time de Vagner Mancini entrará em campo na quinta-feira com chances matemáticas de escapar. A conta é simples e envolve três partidas. Em Porto Alegre, Caxias do Sul e Fortaleza. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, o Grêmio tem 96,1% de probabilidade de cair. O Bahia tem 51,8% de chances e o Juventude 48,1%, de acordo com o levantamento.

O Grêmio joga contra o Atlético Mineiro, na Arena do Grêmio, com obrigação de vencer. No cenário de vitória, o Grêmio chegará a 43 pontos. Além de Juventude e Bahia precisam perder seus jogos na combinação de resultados. Se houver empate de algum deles, o time gremista será rebaixado.

==================================================

Tem disputa por rebaixamento mas também por Libertadores na última rodada. Serão nove clubes brasileiros na próxima edição da principal competição do continente, sendo que seis deles já estão garantidos. Palmeiras, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Flamengo, Corinthians e Fortaleza.

Existe uma competição de oito candidatos para as últimas três vagas, uma para a fase de grupos e duas para a pré-Libertadores. Red Bull Bragantino, Fluminense, América Mineiro, Atlético Goianiense, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo jogam com esse objetivo em mente.

O Brasileirão distribui tantas vagas para os torneios continentais que o Santos, ao superar o Flamengo no Maracanã, e o São Paulo, ao vencer o Juventude no Morumbi, saíram da condição de ameaçados de queda ao posto de assegurados na Sul-Americana. E os times de Carille e Ceni, com 49 e 48 pontos podem ainda garantir um lugar na fase prévia da Libertadores. Para isso, terão de vencer Cuiabá e América Mineiro e torcerem para seus concorrentes tropeçarem.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que estuda as probabilidades do Campeonato Brasileiro, Red Bull Bragantino, Fluminense e América são os favoritos para a classificação. Eles ocupam atualmente um lugar no G-8.

Na rodada final, o Flu recebe a lanterna e já rebaixada Chapecoense, o Bragantino faz duelo direto pela vaga com o Inter em casa, o América recebe o São Paulo, o Ceará visita o Palmeiras, que jogará mais uma vez com jovens do sub-20, já que o elenco principal está de férias, o Atlético-GO encara o Flamengo já com elenco principal de férias, vai com garotos em Goiânia e o Santos encerra sua trajetória no Brasileirão diante do Cuiabá, na Vila Belmiro.

========================================

Vai começar a última rodada da Champions League nesta terça-feira. No Grupo A, o Manchester City com 12 pontos e o PSG com 8 já classificados e mesmo com resultados, não há alteração na tabela. RB Leipzing e Club Brugge tem 4 pontos cada um. O PSG recebe o Club Brugge,14h45, no Parque dos Princípes. E o Manchester City joga fora de casa contra o RB Leipzing no mesmo horário.

No Grupo B, o Liverpool joga fora de casa no Giuseppe Meazza contra o Milan. O Porto recebe o Atlético de Madrid no estádio do Dragão. Todos os jogos 17h. O Liverpool já está classificado, tem 100 por cento de aproveitamento até aqui, 15 pontos. O Porto é o segundo com 5, Milan tem 4 e o Atlético de Madrid tem 4.

No Grupo C,  17h, o Borussia Dortmund recebe o Besiktas. Mesmo horário para Ajax contra o Sporting. O Ajax já está classificado com 15 pontos, o Sporting tem 9, Borussia Dortmund 6 e o Besikas não pontuou.

Fechando os jogos de terça, pelo Grupo D. O Real Madrid recebe a Internazionale 17h. Mesmo horário para Shakhtar Donetsk e Sheriff. Real Madrid tem 12 pontos e já está classificado. A Internazionale com 10 também já tem a vaga garantida na próxima fase. Quem vencer, garante o primeiro lugar. O Sheriff tem 6 pontos e o Shakhtar Donetsk tem apenas 1 ponto somado. As decisões da Champions continuam na quarta-feira.

========================================

A pandemia do novo coronavírus ainda preocupa diversos países e clubes de futebol. Na Alemanha, os jogos do Bayern de Munique e RB Leipzig, que enfrentam o Barcelona e o Manchester City pela Champions League, não vão contar com a presença de torcedores. A medida foi tomada já que dois casos da variante ômicron foram detectados na Baviera. O Bayern anunciou que além da partida da Champions, os jogos contra o Mainz, no sábado, dia 11, e Wolfsburg, na sexta, dia 17, pelo Campeonato Alemão, também serão realizados com os portões fechados.

Na Inglaterra, o Tottenham está lidando com um surto de covid-19 no elenco. De acordo com informações do jornal local Football London, seis jogadores titulares e dois membros da comissão técnica testaram positivo para a doença. Os diagnósticos chegam em uma semana agitada. Na quinta enfrentam o Rennes pela 6ª rodada da Liga Conferência e, no domingo, o Brighton, pela 16ª rodada do Campeonato Inglês. As partidas vão acontecer, já que segundo as regras da Uefa, o número ainda está abaixo do necessário para ocorrer um adiamento. A entidade afirma que o jogo só poderia ser reagendado se a equipe estivesse com menos de 13 jogadores disponíveis.

Em Portugal, o Belenenses enfrentou o Benfica com apenas nove atletas em campo e perdeu de 7 a 0 no dia 27 de novembro. A equipe contabilizava 13 casos de covid-19 e foi constatado que se tratavam de infecções da variante ômicron, sendo os primeiros registrados no país. Ainda em Portugal, o atacante Pepê, do Porto, vai desfalcar a equipecontra o Atlético de Madrid, pela Champions League. O brasileiro que foi destaque no Grêmio também testou positivo para covid-19 e vai precisar ficar em isolamento.

========================================

O Brasil fechou a primeira fase do Mundial feminino de Handebol de forma perfeita. A seleção venceu o Paraguai por 33 a 19 e terminou a etapa de forma invicta, na liderança do grupo G da competição. A seleção já havia garantido a classificação com uma vitória sobre o Japão na rodada anterior. Com três triunfos em três partidas, a equipe avança à próxima chave com um bom retrospecto em Castelló, na Espanha. A organização ainda não confirmou os grupos e as datas de jogos da próxima fase. O Brasil deve encarar Espanha, Argentina e Áustria.

Deixe um comentário