Toque Notícia 17h dia 30-11

Catar inaugura estádio da abertura da Copa do Mundo em 2022

Menos de um ano para o início da Copa do Mundo de 2022, o Catar inaugurou nesta terça-feira o estádio Al Bayt, que vai sediar o jogo de abertura do Mundial, em 21 de novembro do próximo ano. O local recebeu o confronto entre a seleção da casa e o Bahrein, pela Copa Árabe, considerado o grande evento-teste para o torneio.

Ele está localizado a cerca de 50 quilômetros da capital Doha e tem capacidade para receber 60 mil pessoas. O estádio, cujo nome significa casa ou lar, contou com show de luzes e espetáculo de artes baseado na cultura árabe na cerimônia de abertura da competição regional, que será disputada até o dia 17 de dezembro.

A arena também recebe jogos das oitavas de final, quartas e uma semifinal. Em capacidade, só está atrás do estádio de Lusail, que vai receber a final e tem condições de receber até 80 mil torcedores. Entre oito estádios do Mundial, o Al Bayt é o sexto a ser inaugurado. E recebeu sua primeira partida entre Emirados Árabes Unidos e Síria.

O sétimo a ser inaugurado foi o estádio 974, também chamado de Ras Abu Aboud que faz referência ao número de contêineres que integram a estrutura do local e também é o código telefônico do Catar. A arena pode receber até 40 mil pessoas e será lugar de jogos da fase de grupos e também das oitavas de final.

Somente o estádio Lusail ainda não foi inaugurado. Sede da grande final da Copa, ele está em fase final de acabamento das obras. A expectativa é que receba seu primeiro jogo de futebol entre janeiro e março do próximo ano.

========================================

Série A. Começando pelos jogos da 35° rodada. Juventude e Bragantino entram em campo 19h, no estádio Alfredo Jaconi. O Juventude chega para o duelo com a missão de pontuar para deixar a zona de rebaixamento. O time defende uma série invicta de seis jogos em casa, com três vitórias e três empates.

O Bragantino quer assegurar sua vaga na Libertadores diante do Juventude. Se vencer, chega a 56 pontos e não poderá mais ficar fora do G-8. Ainda assim, seguiria na briga por uma vaga direta na Libertadores.

Nove horas, América e Chapecoense se enfrentam, no Independência. O América já garantiu a permanência na Série A e sonha com a Libertadores. Para isso, precisar somar pontos. Tem 46 pontos e está na décima posição. O Coelho está a seis pontos do G-6.

Rebaixada à Série B de 2022, a Chapecoense segue com duas missões. Se livrar da pior campanha na era dos pontos corridos. Para isso, basta vencer. O Verdão do Oeste tem 15 pontos, dois a menos que o América-RN fez em 2007, quando alcançou a marca negativa que se mantém até hoje.

========================================

Agora tem mais Série A, só que 36° rodada. Flamengo e Ceará jogam oito da noite, no Maracanã. O Flamengo está em segundo lugar com 67 pontos, a 11 pontos do Atlético Mineiro. Se os rubro-negros tropeçarem, o Galo garante o título.

O Ceará vem de quatro jogos sem derrota com três vitórias e um empate, 49 pontos na tabela e um oitavo lugar na classificação. O time sonha com vaga para a Libertadores de 2022.

Dez da noite, Cuiabá e Palmeiras se enfrentam na Arena Pantanal. O Cuiabá pode praticamente definir sua permanência na elite do futebol nacional em caso de vitória. O Dourado pode chegar a 46 pontos com um triunfo, pontuação que nunca rebaixou um time para a Série B desde 2006, início da era dos pontos corridos com 20 times. Já o Palmeiras chega sem qualquer responsabilidade para a partida. Abel Ferreira manda a campo um time repleto de jovens e reservas.

========================================

A seleção venezuelana anunciou José Pékerman como seu novo treinador. Ele volta ao comando de uma seleção após ter deixado a Colômbia, em 2018. A confirmação do acerto foi feita por Jorge Giménez, presidente da Federação Venezuelana de Futebol.

A expectativa inicial é de que Pékerman possa usar a sua experiência no futebol para um processo de reconstrução da seleção venezuelana visando o próximo ciclo em busca de uma vaga na Copa do Mundo. Com chances remotas para o Mundial do Catar, Pékerman terá quatro jogos para tentar ajustar a seleção venezuela durante as Eliminatórias, assim como conhecer os atletas que terá à disposição.

A Venezuela será a terceira equipe nacional a ser comandada por José. O argentino também teve passagem pela seleção de seu país e ficou entre 2004 a 2006 no cargo. A Argentina foi vice-campeã da Copa das Confederações de 2005, perdendo a decisão para o Brasil. Na Copa do Mundo de 2006, a Argentina parou nas quartas de final, sendo eliminada pela anfitriã Alemanha.

========================================

Está aberta a votação do Prêmio Inspire 2021, que vai coroar a atleta com a mais bela trajetória da temporada. A premiação visa celebrar atletas que superaram as suas adversidades, as que obtiveram resultados pessoais satisfatórios e as que não desistiram de competir ou até mesmo as que respeitaram seus próprios limites.

Pela primeira vez, a iniciativa faz parte do Prêmio Brasil Olímpico deste ano. As atletas indicadas são Ana Marcela Cunha, Etiene Medeiros, Kahena Kunze, Ketleyn Quadros, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Martine Grael, Rayssa Leal, Rebeca Andrade e Martine Grael.

Deixe um comentário