Toque Notícia 17h dia 26-11

FINAL DE SEMANA COM MAIS DECISÕES IMPORTANTES PARA CLUBES BRASILEIROS

Tem final da Copa Libertadores 2021. Neste sábado, 27 de novembro, Flamengo e Palmeiras se enfrentam 17h, em Montevidéu, capital do Uruguai, e disputam o título de melhor clube da América do Sul.

Com a liberação de 100% da capacidade de público pelo governo uruguaio, cerca de 60 mil torcedores são esperados para a partida, que terá transmissão do SBT, Fox Sports e Conmebol TV.

A Confederação Sul-Americana de Futebol, que organiza a Copa Libertadores, orienta os torcedores sobre os protocolos de acesso ao estádio e requisitos sanitários como apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, uso de máscara e distanciamento social.

Além do show das equipes dentro de campo, a grande final também contará com a cantora Anitta que está de volta ao Brasil e anunciou que fará uma apresentação na Libertadores. Apesar de botafoguense, ela disse, em entrevista ao podcast ‘Podcats’, que dá sorte aos rubro-negros.

Os valores para assistir à final variam entre 1.117 reais e 3.631 reais, o que foi motivo de críticas, já que o valor mais baixo chega a ser maior que um salário mínimo do Brasil que atualmente é de 1.100. Até o momento, a torcida do clube carioca adquiriu quase o dobro dos ingressos comprados pelos torcedores do Verdão.

Para os finalistas da Copa Libertadores, a premiação para o vice-campeão é 6 milhões, 33,6 milhões de reais, o clube que ficar com o título leva para casa 15 milhões, aproximadamente 84,1 milhões de reais.

Palmeiras e Flamengo já se enfrentaram mais de cem vezes na história: foram 46 triunfos do Verdão, 42 vitórias do Mengão e 32 empates.

Com relação aos títulos recentes, os dois times têm praticamente o mesmo número de conquistas. Palmeiras ganhou campeonatos brasileiros em 2016 e 2018, Flamengo levantou a taça em 2019 e 2020. Ambos também conquistaram duas Libertadores cada: rubro-negros em 1981 e 2019 e alviverdes em 1999 e 2020.

Com o domínio do futebol brasileiro nos últimos anos, os clubes lideram a lista de jogadores mais valiosos do Brasil e devem protagonizar mais um histórico capítulo neste sábado.

========================================

Campeonato Brasileiro da Série A. Interrompendo a 35° rodada que só volta na segunda feira e indo para a 36° com jogos adiantados pela CBF, Bahia e Grêmio se enfrentam 19h, em confronto direto contra a zona de rebaixamento.

O Bahia vem de três partidas sem vitórias, sequência que fez a equipe entrar na zona de rebaixamento. É 17ª, com 37 pontos, só um a mais que o Grêmio, 18º colocado com um jogo a mais.

Além da disputa contra o rebaixamento, os times também travam uma batalha prévia que envolve pressão sobre a arbitragem. O Bahia avaliou que foi prejudicado em três jogos e criticou o trabalho dos árbitros. Já o Grêmio também revelou mal-estar e disse ter “medo de jogar contra o Bahia”.

No sábado, Bragantino e América Mineiro jogam sete e meia da noite no Nabi Abi Chedid. Nove e meia, o São Paulo recebe o Sport no Morumbi. No domingo, 16h, Corinthians e Athletico Paranaense entram em campo na Neo Química Arena e o líder Atlético Mineiro recebe o Fluminense no Mineirão. Sete da noite, Internacional e Santos jogam no Beira Rio.

O jogo entre Chapecoense e Atlético Goianiense que seria nesta sexta, 21h30, foi suspenso pela CBF, depois de a delegação do Atlético não ter conseguido chegar em Chapecó na hora marcada, por conta do mau tempo na cidade catarinense. Uma nova data para a partida na Arena Condá será divulgada.

O voo da delegação do Atlético-GO teve que voltar para São Paulo, onde os jogadores passaram a noite de quinta-feira. E não foram apenas os atletas que se prejudicaram, já que a equipe de arbitragem também passou pelo mesmo problema. De acordo com as informações dadas pela assessoria de imprensa do clube goiano, que foram divulgadas pelo site “Globo Esporte”, o comandante da aeronave até chegou a fazer o procedimento de pouso em Santa Catarina, mas teve que cancelar a descida por conta do mau tempo, além de uma forte turbulência.

A 36° rodada só volta na terça, dia 30 de novembro, com jogos também no dia 3 de dezembro. A 35° que foi interrompida tem jogos na segundam dia 29, terça, dia 30, quarta, dia 1, quinta, dia 2 e sexta dia 3.

==================================================

Tem mais jogo da última rodada da Série B nesta sexta-feira. A despedida de Ponte Preta e Coritiba da atual edição da Série B do Brasileiro acontece nesta sexta-feira, a partir 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

A Ponte chega aliviada para fechar a temporada depois de eliminar o risco de rebaixamento. Com a vitória sobre o Confiança, a Macaca foi aos 46 pontos e agora entra em campo sem pressão. O time já liberou alguns jogadores e passará por uma profunda reformulação para 2022, dentro e fora de campo, com mudanças no elenco e também na diretoria.

Vice-líder, com 64 pontos, o Coritiba garantiu o acesso à Série A com duas rodadas de antecedência e não tem mais chance de título. A principal briga na rodada final é individual. Léo Gamalho divide a artilharia da Série B com Edu, do Brusque. Ambos têm 16 gols.

========================================

A última rodada segue com jogos no domingo todos quatro da tarde. O Vitória lutando contra o rebaixamento precisa vencer o Vila Nova no Barradão, que apenas cumpre tabela. O Vitória tem 40 pontos, dois menos que o Remo, primeiro time fora do Z4, e além de vencer, precisa torcer por uma combinação de resultados.

Avaí e Sampaio Côrrea jogam na Ressacada. O Avaí precisa vencer, ocupa a 4° posição com 61 pontos e só depende dele para garantir o acesso. O Sampaio Côrrea apenas cumpre tabela no campeonato.

O Operário recebe o CRB que precisa da vitória, é quinto colocado com 60 pontos e se vencer e o Avaí tropeçar, garante o acesso. O Operário tem 45 pontos e é 15°.

Também com chance de acesso mas dependendo de tropeços de Avaí e CRB, o CSA recebe o já rebaixado Brasil de Pelotas no rei Pelé. O time tem 59 pontos, na 6° posição. O Brasil é o lanterna com 23 pontos somados.

O Londrina, com 41 pontos, primeiro time na zona de rebaixamento precisa vencer o Vasco no Estádio do Café para tentar permanecer na Série A. O time não depende só dele mas precisa fazer sua parte. O Vasco apenas cumpre tabela.

E o adversário direto do Londrina é o Remo que enfrenta o já rebaixado Confiança no Baenão. A matemática é simples, se vencer, garante a permanência na segunda divisão.

O líder Botafogo recebe o Guarani. O time visitante se vencer ainda sonha com acesso mas depende de uma combinação de resultados. O Botafogo vai para o Nilton Santos comemorar junto com a torcida que venceu mais de 60 mil ingressos

Por fim, o Goiás já garantido na Série A, recebe o Brusque, que apenas cumpre tabela na Serrinha.

========================================

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, não estará neste sábado no estádio Centenário, em Montevidéu, para ver a final da Libertadores. A direção da Conmebol contava com sua presença. Infantino optou por estar na Europa e participar, neste domingo, de uma homenagem que será feita a Diego Maradona em Nápoles, na Itália, antes da partida entre Napoli e Lazio, pelo Campeonato Italiano.

Para representar Infantino a Fifa enviará ao Uruguai o secretário-geral adjunto Mattias Grafsrom. No dia 30, próxima terça-feira, Infantino estará no Qatar, para a abertura da Copa Árabe, evento-teste da Copa do Mundo de 2022. Em outubro fez um tour por cinco países da América do Sul. Colômbia, Equador, Venezuela, Chile e Argentina, em meio à campanha da Fifa por realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, e não quatro como atualmente.

Outra baixa no Centenário será do presidente da União Europeia de Futebol, Aleksander Ceferin, aliado da Conmebol na rejeição à Copa bienal. Ele alegou problemas de saúde, mas enviará uma comitiva liderada pelo secretário-geral da entidade, Zvominir Boban. Um voo fretado sairá da Europa para a América do Sul com membros da Uefa.

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, está confirmado na tribuna de autoridades e deve ver o jogo ao lado de Alejandro Dominguez, chefe da Conmebol. Mauricio Galiotte, presidente do Palmeiras, e Rodolfo Landim, do Flamengo, foram liberados a assistir ao jogo com maior privacidade. Sem vacina para covid-19, obrigatória para entrar no Centenário, o presidente Jair Bolsonaro não estará no estádio.

==============================

A UEFA, entidade que regulamenta o futebol na Europa, atualizou o ranking de clubes e o Bayern de Munique permanece na liderança. A pontuação é determinada de acordo com o rendimento dos clubes nos campeonatos nacionais, além daqueles organizados pela própria UEFA, como Liga dos Campões e Liga Europa. O Chelsea, atual campeão da Champions, aparece agora na quarta colocação do ranking geral.

Outro aspecto que determina a colocação dos clubes é também o rendimento que eles tiveram nas temporadas anteriores. A UEFA leva em conta os resultados esportivos a partir da temporada 2017/18 para determinar a posição de cada clube. Por conta disso, o Barcelona, que tem vivido uma fase esportiva bastante negativa, está na quinta colocação, a frente do rival Real Madrid.

O PSG é o melhor clube francês na lista ocupando a sétima posição. Já a Juventus aparece como melhor clube italiano, na oitava colocação do ranking geral. Manchester United e Atlético de Madrid fecharm o top 10 da lista divulgada pela entidade europeia. O Villarreal, que conquistou a última edição da Liga Europa, perdeu posição no ranking e foi ultrapassado pelo Lyon, que fez grande campanha na Liga dos Campeões 2019/20.

Bayern de Munique da Alemanha; Manchester City, Liverpool e Chelsea da Inglaterra são os 4 melhores. Em 5º, Barcelona depois o Real Madrid ambos da Espanha. Em 7º , o Paris Saint-Germain da França; Juventus da Itália; Manchester United da Inglaterra e fechando os 10, Atlético de Madrid da Espanha.
========================================
O Circuito de Barcelona seguirá recebendo os GPs da Espanha de Fórmula 1 e da Catalunha de MotoGP até 2026 após chegar a um novo acordo com a organização dos eventos e as autoridades locais.

A pista tem uma das maiores sequências de GPs realizados do calendário atual da F1, fazendo parte da temporada desde 1991 sem interrupções. Mas o futuro a longo prazo da corrida era incerto nos últimos anos, devido a um envolvimento próximo das autoridades locais, e a necessidade de tornar o evento em algo que fizesse sentido em termos financeiros.

A F1 reforçou que o local, construído na onda da preparação para os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, será atualizado, para que ele fique no mesmo patamar de outros circuitos modernos do calendário.

Deixe um comentário