Toque Notícia 17h dia 25-11

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA ESTREIA NO TORNEIO INTERNACIONAL COM DESPEDIDA DE FORMIGA

 

A seleção feminina do Brasil recebe a seleção indiana para o primeiro jogo do Torneio Internacional de Futebol Feminino. A partida acontece nesta quinta-feira, 22h, na Arena da Amazônia. O Torneio vai de 25 de novembro a 1º de dezembro será também a última competição oficial da seleção em 2021, e a última etapa da preparação para a Copa América 2022.

A seleção passou por dois amistosos na Austrália, em outubro, antes de desembarcar em Manaus. Contra as australianas, o Brasil não conseguiu vencer nenhum dos dois jogos: perdeu o primeiro por 3 a 1 e, com uma atuação melhor, recuperou-se e empatou o segundo em 2 a 2.

A competição marca a despedida de Formiga da seleção brasileira. Desde os 17 anos, veste a camisa amarela da seleção brasileira. Nesta quinta-feira, será a última vez. Aos 43 anos, foram sete participações em Olimpíadas e Copas do Mundo, que concederam a volante a ser a única atleta entre mulheres e homens, a participar de todas essas edições dos campeonatos, e também a mais velha a golear em um Mundial, em junho de 2015, no Canadá, aos 37 anos.

Em entrevista ao The Players Tribune, a atleta diz que a sensação é de dever cumprido. “Não aprendi dizer adeus, não sei se vou me acostumar a não ser mais a “Formiga da Seleção”. Só quero dizer às minhas companheiras que a semente que plantamos vai render frutos muito além dos gramados. Acreditem. A hora de colher está mais próxima do que vocês imaginam”.

A CBF está promovendo neste dia 25 de novembro a #FormigaInterminável e #FormigaDay, incentivando o público a se unir à festa e demonstrar o seu carinho pela eterna camisa oito da Seleção Brasileira. A jogadora também recebeu homenagens de Pelé e Marta, rei e rainha do futebol.

Em meio às homenagens, o grande destaque está nos vídeos gravados por atletas e ex-atletas, nacionais e internacionais, e divulgados através das redes sociais da CBF. A rainha Marta, Sissi e a jogadora estadunidense Megan Rapinoe falaram sobre a importância e a representatividade que Formiga carrega dentro do futebol feminino. O capitão do hexa Cafu, o zagueiro Marquinhos, o goleiro Alisson e o rei Pelé também parabenizaram a meio-campista pela brilhante carreira no esporte.

Marta, companheira de Formiga durante anos na Seleção Brasileira disse que ela é um exemplo de perseverança e dedicação. Uma vida inteira dedicada a um esporte. Se o futebol feminino hoje está em outro patamar, bem diferente do que era no começo, é porque a Formiga tem muito disso, contribuiu muito para que isso acontecesse.

========================================

Tem mais trigésima quinta rodada da Série A do Brasileiro.  Santos e Fortaleza se enfrentam na Vila Belmiro, às 19h. A partida é mais uma decisão para o Santos. Com 42 pontos e na 12ª posição na tabela de classificação, o Peixe ainda precisa lutar contra o rebaixamento. O Bahia, 17º, primeiro do Z-4, tem 37 pontos e um jogo a menos.

O Fortaleza vem de vitória importante contra o Palmeiras na última rodada, quebrando uma sequência negativa que já durava seis jogos. Com isso, o time quer engrenar na reta final para não deixar escapar o sonho de disputar a Libertadores em 2022. Na tabela, o Tricolor aparece em quinto, com 52 pontos.

, Ceará e Corinthians se enfrentam na Arena Castelão, 20h. O Ceará vive um bom momento e conta com a ótima fase do meia Vina, que voltou a jogar bem e tem ajudado bastante o time. O Vovô vem de três jogos sem perder duas vitórias e um empate e soma 46 pontos na 9ª colocação.

Para o Corinthians, o duelo é fundamental para se manter no G-4 do Brasileirão. Em casa, são seis vitórias em seis jogos desde o retorno do público ao estádio. O Timão não venceu no segundo turno fora de casa. A última vitória foi em 28 de agosto, contra o Grêmio, ainda pelo primeiro turno da competição. São sete jogos de jejum.

========================================

Nesta quinta-feira começa a última rodada da Série B. Cruzeiro e Náutico se enfrentam, 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O empate com o Sampaio Corrêa, somado aos tropeços de Londrina e Remo, fez com que o duelo sirva apenas para o Cruzeiro cumprir tabela. Apesar disso, é esperado um público superior a 57 mil pessoas no Mineirão no duelo que marcará a despedida de Rafael Sobis da carreira profissional e de Ariel Cabral no Cruzeiro. Assim como o adversário, o Náutico apenas cumpre tabela na Série B. O técnico Hélio dos Anjos armou um time misto para a partida de despedida da competição.

========================================

A FIFA vai testar uma ferramenta para detectar impedimentos de forma automática, que será usada na Copa Árabe. A tecnologia, chamada “Hawk-Eye”, funciona com doze câmeras apontadas para o lance, pegando a posição de 29 partes do corpo do jogador e mandando o sinal direto para a sala do VAR. A informação é do jornal britânico “The Times”.

O sistema serve para mostrar a posição do jogador que participa da jogada, mas a decisão segue sendo em campo, dos bandeirinhas e do árbitro da partida. A tecnologia em meio a polêmicas envolvendo impedimentos no Brasil e com a Inglaterra engrossando as linhas de impedimento para beneficiar os atacantes. A Copa Árabe reúne 16 seleções entre Oriente Médio e Norte da África e começa no próximo dia 30.

========================================

A Cerimônia de Abertura dos Pan-americanos Júnior em Cali, na Colômbia, começa 21h. Pâmela Rosa e Breno Correia serão os porta-bandeiras do Brasil no desfile das delegações.  O Time Brasil disputa o Pan Júnior com 358 atletas, de 38 modalidades. 12 deles são atletas olímpicos e estiveram em Tóquio 2020.

Estarão presentes em Cali Pâmela Rosa, do skate; Kawan Pereira, dos saltos ornamentais; Chayenne da Silva, Ketiley Batista, Tiffani Marinho, Lucas Vilar e Matheus Correa, do atletismo; e Ana Vieira, Beatriz Dizotti, Breno Correia e Matheus Gonche, da natação.

Deixe um comentário