Toque Notícia 17h dia 23-11

TEM REVIRAVOLTA NO MÓDULO II DO CAMPEONATO MINEIRO

O Aymorés de Ubá está salvo do rebaixamento no Módulo II do Mineiro, ao menos por enquanto. A reviravolta ocorreu após o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) punir o Guarani de Divinópolis com a perda de três pontos e multa por inscrição irregular de atleta no torneio.

A notícia de infração foi apresentada pelo time da Zona da Mata, a Procuradoria do TJD denunciou o clube do Centro-oeste e o julgamento ocorreu nesta segunda, 22 de novembro, em Belo Horizonte.

Com a perda dos três pontos, o Guarani cai do sexto lugar, com 13 pontos, para o 11º com 10 pontos, entrando na zona de rebaixamento para a Segunda Divisão do Mineiro. Quem se salva é o Aymores, que somou 11 pontos ao final da fase classificatória da competição e ganha uma posição. Em nota publicada nas redes sociais, o clube de Ubá explica que a decisão do TJD-MG foi unânime porque o time de Divinópolis inscreveu 31 atletas no torneio, desrespeitando o limite de 30 jogadores previsto no regulamento.

Também nas redes sociais, o Guarani publicou uma nota oficial assinada pelo presidente, Robson Camargos, afirma que o time foi “condenado injustamente pela infração ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)”. E destacou que a condenação ocorreu somente na 1ª instância. “A perda dos pontos somente ocorrerá após a condenação em última instância” e reitera que é inocente “O Guarani desde o início sempre esteve convicto de que o trabalho foi desempenhado dentro dos parâmetros estabelecidos no regulamento da competição e lutará com todas as forças para demonstrar a inocência até a última instância se preciso for”, diz o posicionamento oficial do clube.

========================================

Começou nesta semana a revitalização do gramado do Estádio Municipal Radlalista Mário Helênio. A informação foi confirmada pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) à reportagem do Toque de Bola.

Para o sucesso, como o Toque de Bola já noticiou, não poderá haver jogos no local.

Conforme o edital da chamada pública para contratação da empresa responsável pelo serviço, a expectativa é de que as obras durem 30 dias, acrescidos de período entre 15 e 20 dias para consolidação e correção do gramado reformado.

Os procedimentos que serão feitos e as repercussões dos trabalhos na principal arena esportiva de Juiz de Fora você confere nos próximos dias no Toque de Bola e aqui na webradio Nas Ondas do Toque.

========================================

A Confederação Brasileira de Futebol definiu os horários dos jogos da final da Copa do Brasil, que será disputada entre Athletico-PR e Atlético-MG. O jogo decisivo será em Curitiba, na Arena da Baixada. O confronto de ida será no Mineirão, em Belo Horizonte. Este duelo acontece no domingo, dia 12 de dezembro, às 17h30. A volta ficou marcada para quarta-feira,15, na Arena da Baixada, às 21h30. As duas finais da Copa do Brasil encerram o calendário de 2021 de futebol no Brasil.

========================================

Tem 35° rodada da Série A nesta terça-feira. Palmeiras e Atlético Mineiro se enfrentam 21h30, no Allianz Parque. O Verdão vem de três derrotas seguidas Fluminense, São Paulo e Fortaleza e deve usar a equipe reserva, pois se prepara para a disputa da final da Libertadores. Antes um dos rivais do Atlético pelo título brasileiro, a equipe de Abel Ferreira se distanciou e hoje está na terceira posição com 58 pontos, a 16 do líder, que possui um jogo a menos.

O Atlético está cada dia mais próximo de levar para casa a taça do Brasileiro. Mas não será nesta terça, já que o Flamengo ganhou no fim de semana. No entanto, o Galo busca a vitória no Allianz para ter a possibilidade de conquistar o título diante da sua torcida, no Mineirão contra o Fluminense, no domingo. O time comandado por Cuca é líder, com 74 pontos, oito a mais do que o Flamengo. Restam 15 em disputa para ambos.

========================================

Tem mais Série A. Em jogo da 2° rodada, Grêmio e Flamengo se enfrentam 21h, na Arena. Na última rodada, o Grêmio venceu a Chape e subiu uma posição, para 18º, agora com 35 pontos. Na sua frente estão o Bahia, com 37, e o Juventude, com 39, o primeiro fora da zona do rebaixamento. Caso vença, o Tricolor pode encurtar a distância para o Juventude em um ponto e enfrenta o time baiano na sexta-feira. O Flamengo, segundo colocado com 66 pontos deve entrar em campo com um time formado em sua grande maioria por reservas.

==============================

O Al-Hilal se tornou tetracampeão da Liga dos Campeões da Ásia. Com o título, o clube árabe conquistou a vaga para representar o continente no Mundial de Clubes. Será a segunda vez em que o Al-Hilal disputará o Mundial. A primeira ocasião foi em 2019, quando o clube acabou eliminado pelo Flamengo, que este ano disputa a final da Libertadores e pode jogar o Mundial se for campeão. Entre as equipes que já estão classificadas estão: Chelsea, Al-Hilal, Al Ahly, Monterrey, Auckland City e Al-Jazira.

==============================

A proposta da FIFA para que a Copa do Mundo seja realizada de dois em dois anos e as mudanças no formato de competição do Mundial de Clubes podem custar prejuízo de até 8 bilhões de euros às grandes ligas de futebol nacional e à UEFA. Isso porque seriam perdidos direitos de TV, acordos comerciais e as ações de matchday nos estádios.

A redução de número de equipes e de datas para as competições seria um dos principais fatores das críticas das organizações nacionais, segundo o relatório encomendado pelas ligas. O relatório mostra que o interesse do telespectador pelas partidas e dos anunciantes no futebol também seria atingido pelo movimento, o que faria com que, além dos cortes de receitas das equipes, os salários e valores de mercado dos jogadores fossem afetados.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, é quem comanda os projetos de mudança das Copas do Mundo e dos Mundiais de Clubes. A intenção de reduzir o intervalo de quatro em quatro para dois em dois anos é de conhecimento público, mas ainda não tem data para ser concretizada.

A ideia encontrou forte oposição na UEFA, que comanda a Champions League e tem o ‘guarda-chuva’ das grandes ligas nacionais como a Serie A da Itália, a La Liga da Espanha e a Premier League da Inglaterra. Aleksander Ceferin, presidente da entidade europeia, argumentou que uma Copa do Mundo mais frequente diluiria seu valor e prejudicaria outras competições. Ele ameaçou, ainda, liderar um boicote europeu a mais uma Copa do Mundo. O estudo estima que as ligas perderiam mais de um bilhão por ano em direitos visuais devido à diminuição do número de jogos.

========================================

O central Maurício Souza, demitido pelo Minas Tênis Clube após a polêmica envolvendo a bissexualidade do filho do Superman, disse que a consequência em torno do caso “passou do limite”. Em entrevista ao “ConservaTalk”, canal direcionado a conservadores no YouTube, o jogador de vôlei falou ainda que se surpreendeu com a repercussão de seus comentários, considerados homofóbicos por uma série de atletas, empresas e celebridades.

O atleta comparou sua situação atual à vivida pelo goleiro Bruno, ex-Flamengo, condenado por feminicídio pela morte de Eliza Samudio e que, desde que saiu da prisão, joga por equipes de pouca expressão no cenário do futebol brasileiro. Ele ainda não descartou uma aposentadoria do esporte ao falar que sua carreira está “manchada”.

Deixe um comentário