Toque Notícia 17h dia 19-11

DECISÕES MARCAM OS CAMPEONATOS NACIONAIS NO FINAL DE SEMANA

Começando pela 34° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O jogo que abre a rodada é do líder Atlético Mineiro que recebe o Juventude no Mineirão, 19h. O Juventude segue na briga pelo rebaixamento, tem 39 pontos em 15° e 3 a mais que o Bahia, time que abre o Z4. O Atlético Mineiro quer aumentar a vantagem para tentar garantir o título.

Também 19h, a Chapecoense recebe o desesperado Grêmio, na luta contra o rebaixamento. O jogo é na Arena Condá. Para o jogo, a venda de ingressos foi suspensa após diversas reuniões da comissão de segurança da Chapecoense, que tem a participação de órgãos de segurança, como a Polícia Militar. O próprio setor de inteligência da PM identificou o risco grande pela mobilização de torcida gaúcha em comparecer ao estádio. O Grêmio é o penúltimo na tabela, com 32 pontos, 7 a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Nove horas,o Atlético Goianiense também lutando pelo rebaixamento recebe o Ceará no Antônio Accioly. O Atlético é o primeiro time fora do Z4 com 39 pontos. Ceará é o 10°, com 45.

Nove e meia da noite, Internacional e Flamengo se enfrentam no Beira Rio. O Inter é o sétimo colocado, tenta uma vaga direta no G6 para a Libertadores do próximo ano. O Flamengo é o segundo com 63 pontos somados.

No domingo, tem clássico entra Corinthians e Santos na Neo Química Arena, quatro da tarde. O timão é o quinto com 50 pontos e tenta entrar no G4 do campeonato. O Santos vem em 11° e segue na busca do número mágico 45 pontos para escapar de vez do rebaixamento.

Cinco da tarde, Fluminense e América Mineiro jogam no Maracanã. Os dois times tem 45 pontos, ocupam a oitava e nona colocações do campeonato e ambos buscam entrar no grupo que se classifica para a Libertadores.

Sete da noite, o Bahia recebe o Cuiabá na Arena Fonte Nova. O tima baiano está no Z4 om 36 pontos e precisa vencer. O Cuiabá é o 12°, com 42.

O jogo entre São Paulo e Athletico Paranaense foi remarcado para o dia 24 de novembro, no Morumbi. E também Bragantino venceu o Sport por 3 a 0, jogo desta rodada que foi realizado no dia 28 de outubro no Nabia Abi Chedid. Lembrando que a mudança é por conta da final da Copa Sulamerica deste sábado.

========================================

Segue a penúltima rodada da Série B. Nesta sexta, 19h, o Brusque recebe o Operário no Augusto Bauer. Na última quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva devolveu ao Brusque os três pontos na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube teve o recurso a respeito do caso de racismo por parte de um dirigente contra o jogador Celsinho, do Londrina, julgado em videoconferência. Com a recuperação dos pontos, o time passa a ter 44, e sobe para a 14ª colocação. Se vencer a equipe paranaense, a equipe garante permanência na Série B.

O Operário vem de derrota para o líder Botafogo por 2 a 1, de virada, fora de casa. É o 12º colocado na tabela da Série B, com 45 pontos. São apenas quatro a mais do que o Londrina, o primeiro time do Z-4. Um triunfo, contudo, tira qualquer risco de queda.

Também 19h, Vasco e Remo se enfrentam em São Januário. Enquanto o time da casa não tem mais chances de acesso e planeja 2022, o Remo luta contra o rebaixamento para a Série C.O Vasco não tem chances matemáticas de acesso há duas rodadas, o clube cumpre tabela na Série B. Nono colocado, com 48 pontos, a equipe, que mais uma vez será comandada pelo interino Fábio Cortez, joga apenas para encerrar a competição com dignidade.

O Remo vive momento ruim na competição. São sete derrotas nas últimas oito partidas, sendo quatro consecutivas. Diante disto, o time beira a zona de rebaixamento. Outro fator negativo é que, precisando dos três pontos, o Leão nunca venceu o Vasco fora de casa.

Vila Nova e Londrina se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30. O duelo será no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, em Goiânia. Em situação um pouco mais confortável, o Vila é 13º colocado com 45 pontos e se livra de qualquer risco de queda com uma vitória simples.

O Londrina vem de vitória por 2 a 1, de virada, contra a Ponte Preta, em casa. A equipe acumulava duas derrotas seguidas CRB e Cruzeiro e conseguiu reagir na briga contra o rebaixamento. O Tubarão ainda está no Z-4, na 17ª colocação, com 41 pontos.

No sábado, tem confronto direto pelo rebaixamento. Quatro e meia da tarde, O Confiança, 19°, com 36 pontos, recebe a Ponte Preta 15° com 43 no Batistão.

No domingo, 16h, o Coritiba precisa vencer pra seguir na briga pelo título do campeonato, sã dois pontos a menos que o líder. Para isso, recebe o CSA, que ainda tem chances matemáticas de acesso. São 56 pontos somados em 7°.

Também 16h, o já rebaixado Brasil de Pelotas recebe o líder Botafogo no Bento Freitas. O Fogão precisa vencer pra seguir na confirmação do título.

Náutico e Avaí jogam 18h30, nos Aflitos. O Náutico apenas cumpre tabela, tem 52 pontos, em oitavo e nem sobre nem desce. Já o Avaí precisa da vitória, tem 58 pontos, é o quinto e a 1 pontos do 4° colocado.

A rodada encerra com dois jogos na segunda. CRB e Vitória jogam no Rei Pelé 18h e Guarani recebe o Goiás no Brinco de Ouro, 20h.

========================================

Na Série C, o Tombense tenta um título inédito do campeonato. O jogo na ida, em Tombos foi um empate em 1 a 1 que deixou em aberto o título. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis. O Ituano busca o segundo título da terceira divisão nacional, já que foi campeão em 2003.

Ituano e Tombense se enfrentam sábado, 17h, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Anderson Daronco será o árbitro do segundo e decisivo jogo.

==============================


A Conmebol vai liberar os presidentes Maurício Galiotte, do Palmeiras, e Rodolfo Landim, do Flamengo, para assistirem à final da Libertadores junto das autoridades.

No Centenário, o setor para autoridades deve ter o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, além de outros membros do governo, de diretores da Conmebol e chefes de confederações, como Ednaldo Rodrigues da CBF. Galiotte e Landim devem passar por todo o cerimonial de pré-jogo, como reunião com autoridades e sessões de fotografias, sendo liberados somente momentos antes do início da partida. Após o confronto, durante a premiação, os protocolos voltam a ser cumpridos.

========================================

A FIFA anunciou que disputas de repescagem para a Copa do Mundo de 2022 serão realizadas em partidas únicas, em vez dos habituais jogos de ida e volta. As repescagens serão disputadas pelas seleções mais bem colocadas abaixo da zona de classificação direta para o Mundial nas eliminatórias da África, da Ásia, da América do Sul e da Concacaf América do Norte, América Central e Caribe.

Quatro nações competem por duas vagas na Copa, que serão realizadas em novembro de 2022 no Catar. As partidas da repescagem estavam originalmente programadas para duas datas em março de 2022, mas foram remarcadas para junho de 2022 devido à interrupção do calendário do futebol causada pela pandemia da Covid-19. Os jogos agora serão disputados em um local neutro, que ainda não foi determinado pela Fifa.

========================================

O Brasil avançou no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim, disputado em Baku, no Azerbaijão. A dupla formada por Rayan Dutra e Rafael Andrade se classificou para a final do sincronizado na sexta colocação.

Camilla Gomes, no feminino, garantiu uma vaga na semifinal do individual feminino, na sexta colocação. As outras brasileiras na prova não se classificaram.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário