Toque Notícia 17h dia 12-11

Caboclo leva mais 20 meses de punição e nova eleição na CBF está por vir

A Comissão de Ética do Futebol Brasileiro aplicou mais uma punição ao presidente já afastado da CBF, Rogério Caboclo. A medida foi punir o dirigente com mais 20 meses de afastamento da entidade. Com isso, pelas sentenças impostas pelo órgão até agora, Caboclo soma 41 meses de gancho. O caso anterior rendeu 21 meses de suspensão, diante da denúncia de assédio sexual feita por uma funcionária.

A punição desta vez veio no processo movido pelo diretor de tecnologia e informação da CBF, Fernando França, que acusou Caboclo de assédio moral e de tentar fazer com que ele espionasse e-mails e telefones de dirigentes e pessoas ligadas à entidade.

Com a confirmação da punição, o período de gancho a Caboclo vai passar de abril de 2023, que era quando seu mandato acabaria inicialmente. O cargo público vai ficar vago na presidência da CBF, e serão necessárias novas eleições para conclusão do mandato, da qual só poderão disputar os oito vices da entidade. Quem comanda a CBF interinamente é Ednaldo Rodrigues.

Para que a CBF avance na eleição, é preciso que a entidade seja notificada da decisão da Comissão de Ética no processo aberto por Fernando França. Mas isso só acontecerá após a expiração do prazo de declaração entre as partes. Assim como a punição anterior, de 21 meses, o novo gancho também precisa ser confirmado pela assembleia geral da CBF, composta pelas 27 federações.

Caboclo negou que tenha cometido assédio moral. A defesa do dirigente pode ainda recorrer na Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem.

========================================

Nas eliminatórias, com a vitória sobre a Colômbia por 1 a 0, o Brasil se tornou a 1ª seleção das Américas a garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Segundo dados da Fifa, responsável pela organização no Catar, 210 seleções disputavam 31 vagas na competição e o Catar, país-sede, está classificado automaticamente.

Além do Brasil, Alemanha e Dinamarca são as seleções até o momento classificadas. Os alemães foram os primeiros, em 11 de outubro, ao derrotarem a Macedônia do Norte por 4 a 0 e garantirem a primeira posição no grupo J das Eliminatórias Europeias com duas rodadas de antecedência.

O resultado também confirmou uma marca histórica do país, nas 14 vezes em que disputou as eliminatórias para a Copa, a Alemanha sempre se classificou para o torneio.

Em 12 de outubro, a Dinamarca também se classificou para o Mundial. Eles venceram os 8 jogos disputados no grupo F das eliminatórias com a marca impressionante de 27 gols marcados e nenhum sofrido, melhor campanha até agora na competição.

O resultado confirma a boa fase da equipe, que chegou às semifinais da Eurocopa 2020 e que na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, disputou as oitavas de finais, perdendo para a Croácia, que chegaria até a final.

========================================

A 13ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo fecha nesta sexta-feira com o Clássico do Rio da Prata. Uruguai e Argentina se enfrentam em Montevidéu, oito da noite,no Campeón del Siglo, e Messi, desfalque nos últimos dois jogos do PSG, está confirmado no jogo.

O Uruguai tem 16 pontos e neste momento estaria fora até da repescagem. Caiu para o sexto lugar, depois da Colômbia, em quinto, e do Chile, que venceu o Paraguai. A Celeste vem de empate com a Colômbia e derrotas para a própria Argentina e para o Brasil.

O técnico do Uruguai tem vários desfalques, e muitos deles de jogadores que seriam titulares. O zagueiro Coates, o lateral Viña, os meio-campistas De La Cruz, Valverde e Arrascaeta, e os atacantes Maxi Gómez, Darwin Núñez e  Cavani não estão à disposição.

A Argentina está invicta há dois anos, 25 jogos, e ocupa a segunda posição nas eliminatórias, com 25 pontos, mais tranquila na luta por uma vaga na próxima Copa do Mundo.

Prováveis escalações da Argentina Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Marcos Acuña; Rodrigo de Paul, Guido Rodríguez, Giovani Lo Celso; Ángel Di María, Lionel Messi e Lautaro Martínez.

———–

No Uruguai tem Fernando Muslera; Cáceres, José María Giménez, Diego Godín e Joaquín Piquerez; Nahitan Nández, Lucas Torreira, Matías Vecino e Rodrigo Bentancur; Luis Suárez e Brian Rodríguez.

=============================

Vai começar a 32° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. No sábado, cinco da tarde, o Atlético Goianiense recebe o Santos no Antônio Accioly. Os dois estão na parte de baixo da tabela, precisam vencer para afastar de vez o rebaixamento.

Seis e meia, América Mineiro e Grêmio jogam no Independência. O Grêmio segue na busca de somar pontos para tentar sair do Z4, tem 29 pontos e é o penúltimo colocado. O América tem 41 pontos, em 10° e busca pontuar para tentar alcançar maiores objetivos na série a.

Sete da noite, o Internacional recebe o Athletico Paranaense no Beira Rio. O Inter neste momento está fora da zona de classificação da Libertadores, precisa vencer para tentar tirar a diferença de 3 pontos para o Corinthians.

Também sete da noite, tem confronto direto pelo G4. Bragantino em quarto com 49 e Fortaleza em quinto também com 49 se enfrentam no Nabi Abi Chedid.

Nove da noite, o Corinthians segue na busca por uma vaga na Libertadores, é o sexto colocado com 47 pontos e precisa vencer para continuar sonhando com a vaga.  O Cuiabá é o 11°, com 39 pontos, 6 a mais que o primeiro time no Z4, o Juventude tem 33.

No domingo, quatro da tarde, o São Paulo recebe o Flamengo no Morumbi.  O clube paulista está em uma situação difícil e precisa vencer. É o décimo quarto, tem 38 pontos, 5 a mais que o primeiro time no Z4. O Flamengo precisa pontuar para seguir no confronto contra os líderes.

Seis e quinze, o Fluminense joga contra o Palmeiras no Maracanã. O tricolor está em oitavo e segue na busca pela classificação para a Libertadores, que até o momento é formada pelo G6. O Palmeiras é o segundo colocado e segue na caça ao Atlético Mineiro.

Sete da noite tem confronto na parte de baixo. O Ceará décimo segundo com 39 pontos recebe o Sport, décimo oitavo com 30 pontos. O jogo está marcado para o Castelão. O Sport é o que mais precisa do resultado, pra tentar se livrar da zona e diminuir mais a diferença para o primeiro time fora do Z4.

Também sete da noite, a Chapecoense recebe o Juventude na Arena Condá. A Chape já está rebaixada, ganhou apenas um jogo na competição e soma 15 pontos. O Juventude está na zona de rebaixamento, tem 33 pontos e precisa vencer.

O jogo entre Bahia e Atlético Mineiro foi remarcado para o dia 2 de dezembro, sete da noite, na Arena Fonte Nova.

========================================

O rebaixamento à Série B do Brasileiro 2022 fez a Chapecoense se tornar líder em mais um ranking do futebol nacional. O Verdão do Oeste lidera, ao lado do América do Rio Grande do Norte, como o time rebaixado com mais rodadas de antecedência. A queda neste ano ocorreu a sete jogos do fim.

A Chape teve o rebaixamento confirmado após empatar com o Flamengo, por 2 a 2, junto com a vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Bragantino. Desta forma, o Verdão do Oeste pode alcançar, no máximo, 36 pontos, isso se vencer os sete jogos que restam. Mesmo assim, não ultrapassa mais o primeiro time fora do Z-4.

Em 2007, o América-RN foi rebaixado também a sete jogos para o fim do campeonato. O time potiguar, aliás, é o dono de um recorde que pode ser superado pela Chape atual. Na ocasião da queda, o Dragão somou 17 pontos e tem até hoje o pior rendimento de um time na era dos pontos corridos. O Verdão do Oeste tem 15 pontos e precisa de pelo menos mais três para evitar nova marca negativa.

========================================

Tem trigésima sexta rodada da série B e a briga entre G4 e rebaixamento está bem equilibrada. Nesta sexta-feira, nove e meia da noite, o CSA que tem 55 pontos, 3 a menos que o Goiás, quarto colocado, recebe o Confiança que também precisa vencer pra tentar se livrar do rebaixamento. O time é 19°, com 35 pontos, 3 a menos que o Brusque, último time fora da zona.

No sábado, quatro da tarde, no estádio Brinco de Ouro, tem confronto direto pelo G4. O Guarani, sexto colocado com 56, joga contra o Avaí, terceiro colocado com 58.

No domingo, o Coritiba, segundo colocado precisa vencer o já rebaixado Brasil de Pelotas, no Couto Pereira para tentar voltar a liderança do campeonato. O jogo está marcado para seis e quinze.

Também no domingo, o Vitória recebe o Cruzeiro no Barradão sete da noite. O time baiano precisa vencer porque tem 37 pontos, está na zona de rebaixamento e em caso de vitória, dependendo dos resultados, pode deixar o Z4. O Cruzeiro apenas cumpre tabela.

A rodada segue com todos os jogos na segunda-feira. Botafogo e Operário; Brusque e CRB; Náutico e Sampaio Côrrea; Vila Nova e Vasco e Remo contra o Goiás.

========================================

Vai começar a decisão do campeão do Campeonato Brasileiro da Série C. O Tombense, time daqui de Minas Gerais, faz o jogo de ida, no sábado, 17h15, no Almeidão, em Tombos.

O Tombense fez 38 pontos na soma total do campeonato. Foi segundo na chave na primeira fase, com 27 pontos no Grupo A. No quadrangular, anotou 11 e liderou o Grupo D do torneio. O time também tem a segunda melhor defesa de toda a competição. O time foi vazado apenas 20 vezes. Dentre os times que passaram para a segunda fase, o Botafogo foi o time que menos sofreu gols, 15.

A melhor campanha no torneio entre os finalistas foi do Ituano, que fez 46 pontos na soma das primeira e da segunda fases. A equipe ficou com 33 pontos, na segunda posição do Grupo B e foi líder do Grupo C, na segunda fase, com 13 pontos. Por isso, o time de Itu mandará o jogo decisivo da competição no Novelli Júnior.

O time tem o melhor ataque da Série C do Brasileirão. Ao todo, o Ituano marcou 33 gols no torneio até o momento. O Tombense marcou 30 gols e figura entre os melhores da competição. O jogo que define o campeão será no sábado, dia 20.

========================================

Presidente interino da comissão de arbitragem da CBF, Alício Pena Júnior quer diminuir a inferência do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao SporTV, o dirigente afirmou que vai trabalhar para que o VAR “atue quando realmente tiver algo previsto no protocolo”.

Ele também foca no aprimoramento dos árbitros de campo: “O que a gente tem que trabalhar, e vamos centrar esforços nisso, é preparar os árbitros do campo de jogo. É fundamental que os árbitros do campo de jogo estejam bem preparados e consigam tomar as decisões corretas, e isso diminui a pressão sobre a cabine”.

Alício Pena Júnior assumiu o comando da arbitragem brasileira, após a demissão de Leonardo Gaciba, e ficará no cargo pelo menos até o fim da temporada.

O presidente interino ainda falou sobre o “momento de dificuldade” da arbitragem brasileiro, e visa diminuir a pressão sobre os árbitros nesta reta final de temporada.

========================================

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto que muda medidas restritivas de eventos esportivos e demais espaços. As máscaras e apresentação de passaporte vacinal ainda são obrigatórias, enquanto o teste de Covid-19 não será mais necessário para pessoas que estejam com a vacinação em dia.

Outro critério flexibilizado foi o tempo após a segunda dose. Segundo o documento, o intervalo de 14 dias para desobrigar a realização do exame não é mais necessário. Menores de 18 anos também não precisam apresentar teste e comprovação da vacina. O Decreto foi publicado com base em mais uma edição do Boletim Epidemiológico, que classificou a cidade como zona de baixo risco de internações e óbitos pela doença.

Desta forma, os clubes cariocas poderão baratear a aquisição de ingressos para as partidas no Maracanã, Nilton Santos e São Januário. Com a liberação de 100% do público, no dia 27 de outubro, a reta final da temporada deve contar com mais torcedores nos estádios do Rio de Janeiro.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário