Toque Notícia 14h dia 30-11

BOLA DE OURO É DIVULGADA COM PREMIAÇÕES EM DIVERSAS CATEGORIAS

Sete vezes Lionel Messi. O craque argentino recebeu o seu sétimo prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, em cerimônia realizada pela revista “France Football” no Théâtre du Châtelet, em Paris. O atacante polonês Lewandowski foi o segundo.

O Top10 da premiação tem então. Messi, do PSG em primeiro, Lewandowski  do Bayern de Munique em segundo, Jorginho do Chelsea fecha os 3 primeiros. Benzema, Real Madrid em quarto, Kanté,do Chelsea na quinta colocação. Cristiano Ronaldo do Manchester United apareceu somente em sexto, Salah do Liverpool foi o sétimo, De Bruyne do Manchester City o oitavo, Mbappé do PSG em nono e fechando os 10 primeiros o goleiro Donnarumma, do PSG. O brasileiro Neymar, também do PSG, terminou em 16º lugar.

Em seu discurso, Messi admitiu que a campanha do título da Copa América foi essencial para o prêmio.” Muitas vezes ganhei esse prêmio e tinha a sensação de que algo faltava, mas esse ano foi diferente. Eu consegui o sonho que eu tanto queria, depois de ter tropeçado tantas vezes, escorregado na hora H, e muito desse prêmio vem do que fizemos na Copa América, e quero dividir esse prêmio com meus colegas de seleção”.

Messi se isola ainda mais como maior vencedor da história da premiação, com dois troféus a mais que Cristiano Ronaldo. Agora ele tem nove prêmios ao todo. Sete Bolas de Ouro, quatro delas unificadas com a Fifa, e outros dois de Melhor Jogador do Mundo dados pela entidade máxima do futebol.

O jogador em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 foi Bola de Ouro Bola de Ouro France Football e Melhor do Mundo Fifa. Em 2021 ganhou a Bola de Ouro France Football.

Na temporada passada, Messi disputou 47 jogos pelo Barcelona, marcando 38 gols e dando 12 assistências. O único título conquistado pelo time espanhol em 2020/21 foi a Copa do Rei.

Pela seleção da Argentina foram mais 13 partidas, com seis gols e cinco assistências. Ele foi fundamental para a conquista da Copa América 2021, torneio no qual foi eleito o melhor jogador e também terminou como artilheiro ,quatro gols.

A entrega da Bola de Ouro foi feita pela primeira vez em 1956. Até 1995, o prêmio era entregue apenas para jogadores de nacionalidades europeias. Em 2006, outra mudança: passaram a ser incluídos jogadores que atuassem fora do futebol europeu, em qualquer parte do mundo.

Em 2015, quando fez 60 anos, a France Football fez uma revisão de todos os seus prêmios anteriores com base nas regras atuais e reconheceu: Pelé teria sete Bolas de Ouro, em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970. Mas o Rei, no entanto, não consta na lista oficial de ganhadores.

A votação foi feita por 180 jornalistas internacionais. Em 2020 não houve eleição por causa da pandemia de Covid-19. É importante ressaltar que a “Ballon d’Or” é uma premiação diferente da “The Best”, que será realizada apenas em 17 de janeiro.

========================================

O italiano Gianluigi Donnarumma conquistou o Troféu Yashin de 2021, dado pela revista “France Football” ao melhor goleiro da temporada. Donnarumma superou na reta final: Édouard Mendy, do Chelsea; Jan Oblak, do Atlético de Madrid; Ederson, do Manchester City; e Manuel Neuer, do Bayern de Munique. Gianluigi foi fundamental para o título da Itália na Eurocopa-2020 e foi eleito o craque do torneio.

O Troféu Yashin foi criado em 2019 pela “France Football” e leva o nome do ex-goleiro russo, único da posição a ter sido eleito o “Bola de Ouro”. O primeiro vencedor foi o brasileiro Alisson, do Liverpool.

Para a eleição, um júri internacional de jornalistas escolhe três goleiros de uma lista de 10 nomes previamente selecionados. Não houve Troféu Yashin no ano passado, assim como toda a festa do Ballon D’Or, devido à pandemia de Covid-19.

========================================

Ainda na premiação, a atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, recebeu a Bola de Ouro da como melhor jogadora do mundo em 2021. Campeã da Champions League Feminina, do Espanhol e da Copa da Rainha com o Barça, Alexia vive o melhor momento da carreira. Ela dedicou o prêmio às companheiras do Barça e ao pai, Jaume Putellas, que faleceu em 2012.

A jogadora de 27 anos já tinha sido eleita pela Uefa em agosto como a melhor jogadora da Europa este ano. Com a premiação da Bola de Ouro, Alexia aumenta ainda mais o favoritismo para levar o Fifa The Best, no dia 17 de janeiro.

Ela superou a também espanhola Jenniffer Hermoso (Barcelona), a australiana Sam Kerr (Chelsea) e as holandesas Lieke Martens (Barcelona) e Vivianne Miedema (Arsenal), que ficaram nas cinco primeiras posições.

A Bola de Ouro começou a ser distribuída também para o futebol feminino em 2018, e a primeira vencedora foi a norueguesa Ada Hegerberg, do Lyon. No ano seguinte, a americana Megan Rapinoe foi a premiada.

========================================

O meio-campista Pedri, do Barcelona, de 19 anos, conquistou o Troféu Kopa de 2021, dado pela revista “France Football” ao melhor jogador sub-21. Pedri superou na reta final Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, Jamal Musiala, do Bayern de Munique, Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, e Mason Greenwood, do Manchester United. O espanhol já tinha faturado neste mês o prêmio Golden Boy, entregue pelo jornal italiano “Tuttosport”.

Apesar da temporada ruim do Barça, ele conseguiu se destacar, com ótimas atuações ao longo dos 52 jogos do time, quatro gols e seis assistências. O meio-campista também foi bem com a seleção da Espanha na Eurocopa-2020 e nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020.

==========

A Fifa divulgou os sete finalistas ao prêmio de melhor treinador do futebol masculino. Entre comandantes de seleções indicados ao prêmio estão Hansi Flick, da seleção alemã, Roberto Mancini, da seleção italiana, e Lionel Scaloni, da seleção argentina.

Já entre os treinadores de clubes, foram indicados Pep Guardiola, do Manchester City, Antonio Conte, do Tottenham, Diego Simeone, do Atletico de Madri e Thomas Tuchel, do Chelsea. Jurgen Klopp, vencedor em 2019 e 2020, não apareceu como concorrente dessa vez.

A premiação analisa o desempenho dos treinadores entre outubro de 2020 e agosto de 2021. Apesar de comandar a segunda melhor seleção do ranking da Fifa e pela campanha nas Eliminatórias da Copa, Tite não foi indicado.

O vencedor será anunciado em 17 de janeiro do ano que vem, na cerimônia de melhores do ano da Fifa. A votação, decidida por capitães das seleções, técnicos e jornalistas, também é aberta ao público.

========================================

O Atlético-GO venceu por 2 a 1 o confronto direto contra o Bahia no estádio Antônio Accioly, em GoIânia, e comemorou como se fosse campeão. O duelo da 35ª rodada, na verdade, era contra o risco de rebaixamento, e o resultado encaminha a permanência do Dragão na Série A. Com gols de Marlon Freitas, de pênalti, e Janderson, nos acréscimos, o Rubro-Negro quebrou jejum de sete jogos sem ganhar e volta a se afastar do Z-4. Já o Tricolor, que marcou com Rodallega, segue colado à zona da degola.

O Atlético-GO vai a 44 pontos e pula para a 13ª posição. O Bahia estaciona nos 41 e é 16º colocado. Na sexta-feira, o Dragão visita a Chapecoense, às 20h, na Arena Condá, em Chapecó (SC). No domingo, o Tricolor recebe o Fluminense na Fonte Nova, às 16h, em Salvador.

========================================

A Chapecoense realizou na noite de segunda uma homenagem às vítimas do acidente aéreo que matou 71 pessoas entre jogadores, diretoria, membros da comissão técnica, convidados e tripulação, antes da final da Copa Sul-Americana de 2016 contra o Atlético Nacional.

Seis pessoas sobreviveram ao acidente, entre eles o goleiro Jackson Follman, o zagueiro Neto e o lateral Alan Ruschel e destes, somente Ruschel ainda está em atividade no futebol,

A tragédia completou cinco anos no último domingo, 28 de novembro. A homenagem foi realizada na Arena Condá, em Chapecó, e teve a participação do evangelista Deive Leonardo e outros convidados. O evento “Pra Sempre Lembrados” foi idealizado por familiares das vítimas do acidente.

As pessoas que faleceram na pandemia da covid-19 também foram homenageados. O ex-presidente da Chape, Ricardo Magro, morreu por causa da doença em dezembro do ano passado.

No último domingo, a Chapecoense já havia recebido diversas homenagens. O Atlético Nacional, que seria adversário do time brasileiro na final da Sul-Americana há cinco anos, fez uma postagem nas redes sociais e destacou a relação entre os clubes: “uma amizade para a eternidade”.

========================================

O Grêmio decidiu afastar sete jogadores do elenco antes das últimas três partidas do Campeonato Brasileiro. A lista foi definida em reunião da direção com a comissão técnica. Os atletas foram comunicados logo depois. O restante do grupo principal inicia o regime de concentração antecipada. As medidas são consideradas uma última cartada na luta para tentar fugir do rebaixamento.

Léo Gomes, Paulo Miranda, Guilherme Guedes, Léo Pereira, Luiz Fernando, Éverton Cardoso e Jean Pyerre foram informados pelo clube da liberação. Dos sete, três já estavam fora dos planos para 2022. Léo Pereira e Luiz Fernando, emprestados, e Éverton Cardoso, ex-Flamengo e São Paulo.

O time gaúcho ainda enfrenta São Paulo em casa, Corinthians fora e Atlético-Mineiro em casa. A equipe precisa de três vitórias e resultados paralelos para escapar da Série B, segundo projeção da Universidade Federal de Minas Gerais.

==================================================

O Atlético-MG vai jogar pela primeira vez na Arena MRV no dia 19 de maio de 2023. O estádio do clube está em construção e tem previsão de ser concluído em outubro de 2022. Após o término das obras é necessário conseguir todas as autorizações para liberar a presença de público no local. Inclusive com a realização de evento testes.

Embora já tenha uma data marcada, o Atlético ainda não tem um adversário definido para o jogo de estreia. É certo que será uma partida internacional e, possivelmente, contra alguma equipe europeia. De acordo com os responsáveis da Arena MRV, em 2022 o rival da inauguração será divulgado.

Até o amistoso do dia 19 de maio, o clube vai fazer uma série de eventos no local. A capacidade vai aumentando gradativamente, até que o estádio esteja apto a receber 100% da capacidade. No dia 25 de março de 2023, quando o Atlético completará 115 anos, acontecerá o primeiro evento teste, uma apresentação musical para dez mil pessoas.

O calendário de inauguração ainda tem um festival de música que já tem algumas atrações confirmadas, como Ivete Sangalo, Jota Quest e a dupla César Menotti e Fabiano. Além dos nomes divulgados, os responsáveis pela Arena MRV informam que novos shows serão confirmados, inclusive com artistas internacionais. O cantor Nando Reis é outro nome confirmado.

Mas a bola vai rolar na Arena MRV antes do dia 19 de maio. No dia 6 de maio de 2023 acontecerá um jogo entre as lendas do Atlético, também como um evento teste e com público limitado a 30 mil pessoas.

O torcedor terá de comprar um passaporte para acompanhar os eventos. As entradas são divididas em categorias ouro, prata e bronze. Os preços não foram divulgados ainda, mas é certo que não será nada barato. O valor que será informado em breve poderá ser dividido em até dez vezes.

========================================

A China espera realizar as Olimpíadas de Inverno de 2022 “tranquilamente” e no prazo, apesar dos desafios criados pelo surgimento da nova variante ômicron do coronavírus, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian.

A China deve realizar os Jogos entre 4 e 20 de fevereiro, sem espectadores estrangeiros e com todos os atletas e pessoal relacionado contidos em um “circuito fechado” e sujeitos a exames diários de Covid-19. Conforme sua política de “Covid zero”, a China tem aplicado algumas das medidas preventivas mais rígidas do mundo contra a doença.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe um comentário