Toque Notícia 14h dia 26-11

JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE FUTEBOL É MARCADO POR GOLEADA E MUITA EMOÇÃO

No primeiro jogo do Torneio Internacional de Futebol Feminino, a seleção brasileira aplicou uma goleada de 6 a 1 na Índia, na Arena Amazônia, em Manaus. Os gols foram marcados por Debinha, Geyse, Giovana, Ary Borges duas vezes e Kerolin.

Com a vitória, o Brasil assume a liderança do Torneio Internacional, com os mesmos três pontos do Chile, mas com vantagem nos critérios de desempate. A seleção brasileira volta a campo no domingo, dia 28, diante da Venezuela, na Arena da Amazônia. No mesmo dia e local, só que na partida preliminar, a Índia encara o Chile.

E depois de 26 anos, 234 partidas, sete Olimpíadas e sete Copas do Mundo e uma Era prestada a seleção brasileira de futebol feminino, a volante Formiga se despediu da amarelinha. Além das homenagens de suas companheiras, adversárias e até da Rainha Marta, que chegou de surpresa para se despedir da amiga, a presença mais marcante foi de sua mãe, dona Celeste, que superou o medo que tem de avião para prestigiar sua filha pela primeira e última vez na carreira.

Formiga começou esse jogo no banco. Foram pouco mais de 20 minutos com a volante em campo, que entrou aos 31 do segundo tempo. A camisa 8, que ao longo de seus 234 jogos, marcou 37 gols pelo Brasil, quer continuar ajudando de alguma forma, mesmo que seja fora das quatro linhas. “Meu desejo é continuar ajudando essas meninas que passam tanta dificuldade no Brasil. Vou me ausentar por mais alguns anos fora de casa”.

Como campanhas de destaque pelo Brasil, Formiga conquistou três vezes os Jogos Pan-Americanos 2003, 2007 e 2015, faturou duas medalhas olímpicas de prata 2004 e 2008 e foi vice na Copa do Mundo 2007, na China.

========================================

A Fifa sorteou os duelos da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2022. Foram definidas as chaves que determinam os donos das três últimas vagas do continente no Mundial do Catar. São 12 equipes que duelam em semifinais e finais de jogos únicos, em março do ano que vem. Itália e Portugal caíram na mesma chave, a C, e disputarão uma única vaga no torneio, caso avancem à decisão.

Chave A: tem Escócia x Ucrânia e País de Gales x Áustria.
Chave B: Rússia x Polônia e Suécia x República Tcheca.
Chave C: Itália x Macedônia do Norte e Portugal x Turquia.

A eliminatória da Europa teve fase de grupos encerrada neste mês, com 10 equipes classificadas diretamente para a Copa do Mundo ao ficarem na primeira colocação de suas chaves. Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte, segundos colocados dos 10 grupos, asseguraram lugar na repescagem continental junto a Áustria e República Tcheca que ocuparam vagas destinadas aos dois times de melhor campanha na Liga das Nações que não conseguiram vaga na Copa.

========================================

A Conmebol divulgou a seleção da Copa Sul-Americana de 2021. A equipe conta com sete brasileiros, dentre eles, Artur e Nikão, destaques de sua equipes na competição. O time possui cinco jogadores do campeão Athletico- e três do vice-campeão Red Bull Bragantino, além de dois atletas do Peñarol, do Uruguai. Emiliano Vecchio, ex-Santos, também figura na lista representando o Rosário Central.

A seleção do torneio tem o goleiro Santos do Athletico Paranaense.
Defensores: Fabrício Bruno e Léo Ortiz do Red Bull Bragantino, Thiago Heleno do Athletico-PR.
Meio-campistas: David Terans e Léo Cittadini do Athletico, Emiliano Vecchio do Rosário Central e Jesús Trindade do Peñarol.
Atacantes: Artur do Red Bull Bragantino, Nikão do Athletico e Agustín Álvarez Martínez do Peñarol.

========================================

No Campeonato Brasileiro da Série A, o Santos venceu o Fortaleza por 2 a 0, na Vila Belmiro e deu um enorme passo para seguir na Série A do Campeonato Brasileiro em 2022. O resultado afasta cada vez mais o Peixe da zona de rebaixamento e dá fôlego para a reta final da competição. O Fortaleza perdeu a chance de recuperar o posto no G-4, mas segue firme na luta por uma vaga na próxima edição da Libertadores da América, algo inédito para o clube.

Ao vencer, o Santos chegou aos mágicos 45 pontos que na média, mantêm os times na Série A, na 11ª colocação. O Fortaleza, com 52, aparece na quinta colocação.

O Ceará venceu o Corinthians por 2 a 1, na Arena Castelão. Yony González, foi o herói da vitória do Vozão com um gol nos minutos finais. Antes, Vina havia aberto o placar no primeiro tempo, e Róger Guedes empatado no segundo.

A vitória leva o Ceará aos 49 pontos, na oitava posição. O Corinthians permanece com 53, em quarto lugar, mas desperdiça uma ótima chance de abrir distância.

========================================

Última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Cruzeiro e Náutico não conseguiram balançar as redes. Os dois times cumpriam tabela na competição. Com o resultado, o time mineiro encerra com 48 pontos, em 11º, mas ainda pode perder posições até o final da rodada. O Náutico, com 53, termina em 8º.

O duelo no Mineirão marcou não só a despedida dos dois times na temporada, mas também a despedida de Rafael Sobis da carreira profissional. Com 36 anos, ele teve duas passagens pelo Cruzeiro, onde conquistou duas edições da Copa do Brasil e uma do Mineiro. O camisa 10, que também defendeu Internacional, Fluminense e Ceará, empilhou ainda duas edições da Libertadores, uma do Brasileiro e uma da Copa do Nordeste. Rafael Sobis entrou aos 25 minutos da segunda etapa.

A partida também marcou a despedida de Ariel Cabral. O argentino que mais vezes vestiu a camisa cruzeirense, são 200 jogos.Ele fica sem contrato no fim de dezembro e vai seguir a carreira em outro clube. Ariel chegou ao clube em 2016, chegou a sair para o Goiás em 2020, mas retornou para 2021. Ele conquistou duas vezes a Copa do Brasil 2017 e 2018 e o Campeonato Mineiro 2018 e 2019. Ariel foi acionado por Luxemburgo aos 31 da segunda etapa e finalizou duas vezes com perigo.

Maicon, primeiro reforço do Cruzeiro para 2022, esteve em um dos camarotes do Mineirão para acompanhar ao jogo. O jogador já vestia uma camisa do time. Durante o intervalo da partida, o clube anunciou oficialmente a contratação. O zagueiro, de 33 anos, que passou também por Galatasaray, Porto e São Paulo, foi revelado na base cruzeirense.

========================================

Gustavo Florentín continuará sendo técnico do Sport para a temporada 2022. Clube e treinador chegaram em um acordo pela renovação, agora válida até o final do ano que vem. Recentemente, o comandante tinha indicado que estava próximo de um acerto e os últimos detalhes foram resolvidos e o contrato foi assinado, faltando somente o anúncio oficial.

De acordo com as informações do site “Globo Esporte”, não houve um acréscimo grande no salário do treinador para que o acordo fosse firmado. Gustavo Florentín já está analisando algumas possíveis contratações no mercado da bola junto com a diretoria para reforçar o time na próxima temporada.

Vale lembrar que o Sport ainda segue na luta contra o rebaixamento na Série A do Brasileirão. No comando, o aproveitamento de Florentín é de 37,7%, com cinco vitórias conquistadas, dois empates e oito derrotas, sendo que todas foram nas partidas no Brasileirão. Desempenho superior que o do Sport teve durante a competição antes de sua chegada para comandar a equipe de Recife.

=======================================

O ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman foi condenado a 30 anos e 11 meses de prisão por sua atuação na suposta compra de votos para que o Rio de Janeiro se tornasse sede dos Jogos de 2016, segundo decisão judicial. O juiz federal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, o declarou culpado dos crimes de corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Nuzman poderá recorrer em liberdade. O ex-dirigente foi preso em 2017 durante a investigação do caso, mas foi libertado 15 dias depois por ordem de um tribunal superior. Junto com Nuzman, foram condenados o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que está preso desde o final de 2016 por diversos casos de corrupção durante sua gestão 2007-2014, e o ex-diretor de Operações e Marketing do COB Leonardo Gryner.

De acordo com a decisão, Nuzman e Gryner intermediaram o pagamento de até dois milhões de dólares ao ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo, o senegalês Lamine Diack e seu filho Papa Massata Diack, em troca de seis votos do Comitê Olímpico Internacional em favor do Rio. O ex-governador Cabral recorreu ao empresário Arthur Soares para desviar o dinheiro por meio de uma de suas empresas, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

O juiz Bretas aponta Nuzman como “um dos principais responsáveis pela promoção e organização do esquema criminoso, dada sua posição perante o Comitê Brasileiro Olímpico e autoridades internacionais”. Gryner foi condenado a 13 anos e 10 meses. O ex-governador Cabral foi condenado a dez anos e oito meses. Na votação de 2009, realizada em Copenhague, o Rio venceu as candidatas Madri, Chicago e Tóquio. Nuzman foi presidente do COB entre 1995 e 2017.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário