Toque Notícia 14h dia 19-11

CBF faz concentração com arbitragem para a reta final do Brasileirão

A Granja Comary vai receber nas próximas semanas, árbitros, assistentes e árbitros de vídeo do futebol brasileiro. Será um período de reforço prático e teórico da arbitragem brasileira, para garantir o máximo de preparação possível nesta reta final da temporada. Ao todo 74 membros da comissão, entre árbitros de campo, vídeo e assistentes vão receber reforço teórico e prático para apitar as partidas finais da temporada brasileira.

De acordo com a entidade, os árbitros só vão sair das instalações em Teresópolis para atuar nas partidas e voltam para lá na sequência. As equipes serão recebidas pelo corpo técnico da Comissão de Arbitragem, com 13 profissionais na Granja Comary, para uma análise individualizada sobre a atuação que o árbitro acabou de ter.

A iniciativa acontece após a sucessão de erros de arbitragem no Brasileirão, que contribuíram na saída de Leonardo Gaciba da comissão de arbitragem da CBF, comandada interinamente por Alício Pena Júnior. Para Ednaldo Rodrigues, presidente em exercício da entidade, a medida busca distanciar os árbitros de polêmicas e melhorar a preparação para os jogos.

========================================

A Conmebol produziu duas músicas originais para Palmeiras e Flamengo na final da Libertadores. Os clipes serão lançados no início da semana e usados nas redes sociais e na programação da TV da confederação sul-americana. Também devem embalar o pré-jogo no estádio Centenário.

A música do Palmeiras tem estilo forró eletrônico, que tem bombado nas rádios e streamings principalmente com a banda Barões da Pisadinha. O tema palmeirense se chama “Gloria Eterna – em busca do Bi, o Palmeiras tentará o terceiro título da Libertadores, o segundo seguido, por isso o Bi, e não Tri, no título.A composição e interpretação é de Marlon Góes, que se tornou cantor oficial do Palmeiras ao interpretar temas relacionados ao clube como “Cala a Boca, Secador” e “Toma Gol do Veiga”, esta referência ao meia Raphael Veiga.

Já a do Flamengo é uma regravação do Rap do Centenário, música lançada em 1995 em comemoração aos 100 anos do clube carioca. A letra foi modificada, usando o centenário do título como referência ao estádio da decisão no Uruguai. Mc Leonardo, um dos intérpretes da canção original, aparece na releitura feita pela Conmebol que se chama “Rap do Centenário – 2021”.

Mc Leonardo cita os principais jogadores do atual elenco na original era o time do Mundial de 1981, onde Diego Alves vira o “salvador”, Arrascaeta “debochado o tempo inteiro” e Bruno Henrique aquele que diz que o Flamengo está em “Oto Patamá”. Os clipes revezam os intérpretes em ação com cenas de torcedores festejando e de lances de jogos de Palmeiras e Flamengo na Libertadores.

========================================

O design do anel que será concedido ao melhor jogador da atual edição da Copa Libertadores pela Bridgestone, empresa patrocinadora do campeonato é uma peça inspirada na arquitetura do Estádio Centenário, de Montevidéu.

Com diamantes, safiras e topázios azuis, a peça em ouro tem como destaque conceitual uma pedra comum, sem valor financeiro, que representa os pedregulhos dos campos amadores da América do Sul. A empresa não revelou o valor comercial da joia.

Concorrem ao prêmio seis jogadores, três de cada um dos finalistas, Weverton, Veiga e Rony do Palmeiras. Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta, no Flamengo. O sexteto foi formado com base no número de prêmios de melhor do jogo Best of the Match recebidos.

A escolha final será feita em 50%, por votação popular online. Um júri escolhido pela Conmebol será responsável por inteirar os votos, com peso maior, para determinar o vencedor final. O anúncio e a entrega da peça serão feitos após a decisão em 27 de novembro.

Esse é o terceiro ano em que o prêmio será entregue. Bruno Henrique, campeão com o Flamengo, em Lima, venceu em 2019. O vice-campeão Marinho, do Santos, levou em 2020.

========================================

Vai ter AEROFLA no Rio de Janeiro. O Flamengo ainda tem dois jogos contra Internacional e Grêmio, válidos pelo Campeonato Brasileiro mas não atua em solo carioca antes da final da Libertadores. Em grupos de WhatsApp, torcedores estão marcando a concentração nesta tarde em frente no CT Ninho do Urubu. O ônibus que levará a delegação para o aeroporto sai do centro de treinamento às 16h.

A exemplo do que aconteceu em 2019 quando os torcedores fizeram uma festa no dia que o clube embarcou com destino Lima, no Peru para conquistar o bicampeonato da Libertadores.

==============================

Encerramento da trigésima terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No confronto direto pelo rebaixamento, o Sport venceu o Bahia por 1 a 0, com gol de Paulinho Moccelin.

Com os resultados, o Atlético Mineiro lidera com 71 pontos, Flamengo em segundo tem 63, Palmeiras em terceiro com 58 e fechando os 4 primeiros, Bragantino tem 52.

Em quinto, Corinthians tem 50 pontos, Fortaleza 49 é o sexto, em sétimo o Internacional tem 47, Fluminense, América Mineiro e Ceará fecham os 10 primeiros com 45 pontos cada um.

Santos em décimo primeiro e Cuiabá em décimo segundo tem 42 pontos. Athletico Paranaense e São Paulo tem 41 pontos cada um. Juventude e Atlético Goianiense com 39 fecham os times fora da zona de rebaixamento.

No Z4, Bahia tem 36 pontos, Sport 33, Grêmio 32 e a já rebaixada Chapecoense tem 15 pontos somados.

========================================

Teve início a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Sampaio Corrêa e Cruzeiro empataram em 1 a 1 no Castelão. Os times iriam para o vestiário e não voltariam mais a campo porque se mostraram dispostas a atuar apenas na primeira etapa. Foi nela que ambos balançaram as redes e construíram o empate. No segundo tempo toques de lado e nada de objetividade. Resultado que atendeu aos dois, que praticamente se livraram do rebaixamento.

Os dois times chegam aos 47 pontos e, praticamente, se livram do rebaixamento. Eles abrem seis pontos do Z-4, mas ainda podem ser alcançados na pontuação por Remo e Londrina ambos com 41. Chances remotíssimas.

========================================

A Federação Internacional de Automobilismo negou o pedido de revisão solicitado pela Mercedes no lance entre Max Verstappen e Lewis Hamilton durante o GP de São Paulo. Em uma decisão que demorou quase 24h para sair, os comissários entenderam que embora a equipe tenha apresentado novas evidências, elas não são significativas, e, portanto, o resultado da prova segue inalterado.

O apelo da Mercedes levava em consideração que os comissários não tinham tido acesso a uma câmera onboard do carro de Verstappen, que mostraria um movimento de volante do holandês que indicava que ele não tinha tentado fazer a curva normalmente. Na manobra, Hamilton tentava passar a Red Bull por fora e os dois acabaram saindo da pista.

Ainda que os comissários realmente não tenham tido acesso àquela imagem durante o processo de decidirem que sequer investigariam o incidente, isso não foi considerado relevante, pois eles não entenderam que o novo ângulo mudaria sua decisão. Hamilton acabou passando Verstappen 10 voltas depois e venceu a corrida, diminuindo sua desvantagem no campeonato de 21 para 14 pontos.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff disse que isso era esperado e explicou que eles só queriam levantar a discussão sobre os incidentes semelhantes, pensando nas três últimas etapas do campeonato. A Fórmula 1 já está no Qatar, correndo pela primeira vez no circuito de Losail.

========================================

Líder do campeonato da Fórmula 1, Max Verstappen sobrou no primeiro treino livre do GP do Catar nesta sexta-feira. O piloto da RBR anotou 1m23s723 em sua melhor volta em uma sessão tranquila mas sem referências já que o Circuito de Losail está estreando na categoria.

A vantagem do holandês sobre o segundo colocado, Pierre Gasly, foi de 4s, bem como para a melhor Mercedes do treino, a de Valtteri Bottas. Lewis Hamilton ficou em quarto lugar, com 7s de diferença para seu rival na briga pelo título.

O Circuito de Losail, que integra o calendário da MotoGP desde 2004, é novidade na F1; por isso, a primeira sessão livre foi de reconhecimento da pista, sobretudo ao considerar a diferença de horário e condições climáticas, que vão influenciar no desempenho dos carros e o desgaste dos pneus. A classificação para a corrida será sábado, 11 da manhã e a corrida no domingo, também 11 da manhã.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário