Toque Notícia 14h dia 10-11

CBF divulga tabela da reta final do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela detalhada das quatro últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2021. Com muitos jogos remarcados por causa de conflitos de datas e da preocupação para que os times façam duas partidas em casa e duas fora na reta final, o resultado foi que a 35ª e a 36ª rodadas ficaram “embaralhadas”.

Seis partidas da 35ª rodada acontecem depois que a 36ª já tiver começado. Os 20 jogos dessas duas rodadas acontecerão entre 26 de novembro e 3 de dezembro. Já a 37ª rodada acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, enquanto a rodada final tem todas as partidas marcadas para 9 de dezembro, uma quinta-feira.

A confederação detalhou os motivos de cada partida remarcada nas quatro últimas rodadas. Na rodada 35 os jogos que serão marcados em datas posteriores à rodada 36, visando garantir equilíbrio de mandos de campo nas quatro partidas finais de cada clube. Na rodada 36 Flamengo contra o Ceará e Cuiabá contra o Palmeiras saem de 28/11 para 30/11, por conta da final da Libertadores no dia 27.

Rodada 37 tem jogos em 05 e 06/12, sendo o dia 06, segunda-feira, com os clubes que atuarão na sexta-feira anterior, 03/12. Rodada 38 tem toda a rodada no dia 09/12, quinta-feira, por conta de vários clubes estarem jogando na segunda-feira anterior, respeitando-se assim o intervalo de três dias entre partidas.

Em comunicado, a CBF alegou que “obedeceu às seguintes premissas”:  A garantia de que todas as equipes terão, nas suas últimas quatro partidas, o equilíbrio de mandos de campo duas como mandante e duas como visitante. E a preservação do intervalo mínimo temporal regulamentar de 66h entre as partidas de cada clube.

Em nota, a entidade afirma que prejuízos causados pela pandemia da Covid-19, desafios extras nesta temporada, como o adiamento de vários jogos por conta de convocações da Seleção Brasileira, da realização da Copa América no país, das mudanças de datas de competições internacionais, da presença de quatro clubes brasileiros nas finais das Copas Libertadores e Sul-Americana, além da transferência de partidas para viabilizar a isonomia em relação ao retorno do público aos estádios.

========================================

O Flamengo teve marcado o jogo adiado contra o Grêmio, pela segunda rodada, que será quatro dias antes da decisão da Libertadores, no dia 23, em Porto Alegre. Essa data é para evitarmos desequilíbrio de mandos de campo nas quatro últimas partidas para alguns clubes, justificou a CBF em documento publicado.

Desta forma, o Flamengo tem mais 10 jogos a realizar até o final de 2021, sendo nove pelo Brasileiro e um pela Libertadores a decisão diante do Palmeiras, no dia 27 em Montevidéu.

========================================

O Flamengo enviou para a CBF um ofício pedindo providências sobre a arbitragem, pois entende ter sido prejudicado constantemente nas últimas partidas. O árbitro do jogo contra a Chapecoense será processado com pedido de punição. Internamente, o clima político da CBF dá a impressão de falta de comando, o que cria uma insegurança, na visão do clube. No ofício, vai constar o pedido por árbitros de primeira linha, com escudo da Fifa, nas partidas do Flamengo.

O clube acredita ter sido prejudicado pelas decisões de Denis da Silva Ribeiro Serafim no empate com a Chape em dois lances capitais: um pênalti não marcado e um impedimento inexistente de Gabigol. Por isso, o clube vai processá-lo, baseado no artigo 259 do CBJD – “Deixar de observar as regras da modalidade”.

O artigo prevê até a possibilidade de anulação da partida, mas não é nessa linha que o Flamengo pretende ir. A ideia é pedir a punição do árbitro.

========================================

A Associação Uruguaia de Futebol oficializou os locais onde os times brasileiros que jogarão as finais dos torneios da Conmebol treinarão nos dias em que estiverem em Montevidéu. O Palmeiras usará as instalações do Nacional no estádio Parque Central, enquanto o Flamengo terá o Campeón Del Siglo, campo do Peñarol, à sua disposição. Pelo regulamento das finais, os clubes precisam chegar a Montevidéu na quarta-feira anterior ao sábado do jogo, no caso da Libertadores dia 24 de novembro.

Associação e Conmebol alugaram os locais pelo período que será utilizado para treinamento e os horários serão acertados com os finalistas. De uma hora antes do trabalho até uma hora depois as dependências serão usadas exclusivamente pelos clubes brasileiros. O Parque Central também foi alugado pela Conmebol para a realização da final da Libertadores feminina em 21 de novembro.

Para a Sul-Americana, o Athletico usará o estádio Luis Franzini, do Defensor Sporting. É o único dos quatro locais de treinamento que está passando por uma pequena reforma, nos vestiários, bancada por AUF e Conmebol. Já o Bragantino usará o centro de treinamento do Montevideo City Torque, clube que faz parte do grupo que comanda o inglês Manchester City. A Conmebol ainda vai anunciar os eventos que os clubes participarão durante os dias que ficarão no Uruguai.

========================================

Teve 31° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0 na Arena. O gol foi marcado por Diego Souza aos 16 minutos do segundo tempo. O Grêmio interrompeu a série de quatro derrotas consecutivas ao vencer e mantém vivo o sonho de permanecer na Série A. A situação ainda é crítica. O time é o penúltimo colocado com 29 pontos e, por enquanto está a seis do Santos, primeira equipe fora da zona do rebaixamento, e que ainda joga na rodada.

Já o Fluminense segue em oitavo, com os mesmos 42 pontos e pode ficar ainda mais distante do G-6, zona de classificação da Libertadores, dependendo dos resultados dos adversários diretos.

Lembrando que o Grêmio não pode contar com sua torcida. O clube terá que jogar com portões fechados até o julgamento do STJD pela confusão no jogo contra o Palmeiras, que contou com invasão de torcedores ao campo, danos ao monitor do VAR e briga nas arquibancadas.

O jogo desta rodada entre Cuiabá e Chapecoense foi realizado no dia 4 de novembro e terminou 0 a 0.

========================================

Teve continuação da trigésima quinta rodada da Série B. O Operário venceu o Remo por 2 a 1, no Germano Krüger. Os gols foram marcados por Felipe Garcia e Schumacher, e Renan Gorne descontou, todos no segundo tempo. O Operário atingiu o número mágico para escapar do rebaixamento e subiu três posições, agora é o décimo colocado, com 45 pontos. Já o Remo, décimo quinto com 41 pontos, acumulou a terceira derrota seguida, está três pontos acima do Z-4.

Confiança e Náutico ficaram no 0 a 0. Resultado acabou sendo ruim tanto para o Confiança que briga contra o rebaixamento quanto para o Timbu que entrou em campo com objetivo de se manter na luta pelo acesso. Com o empate, o Confiança se mantém na décima oitava posição, com 34 pontos e torce por uma combinação de resultados para não ver o primeiro time fora do Z-4 se distanciar ainda mais. O Náutico permanece em oitavo, com 49 pontos, e distante das equipes que estão no G-4.

O Cruzeiro está livre do risco de rebaixamento à Série C do Brasileiro. A Raposa venceu o Brusque por 2 a 0 com gols de Vitor Leque e Giovanni e chegou aos 46 pontos. O Brusque se complicou na luta contra o rebaixamento, permanecendo nos 38 pontos e podendo entrar no Z-4 ao fim da rodada.

Após o jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a afirmar o seu desejo de treinar o Cruzeiro no ano que vem. Porém, demonstrou cautela e destacou que ao contrário do já afirmado pelo presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, sua permanência não está apalavrada e tudo dependerá da proposta do clube.

Luxa afirmou que a campanha do Cruzeiro, na Série B, é “muito pouco” para a grandeza do clube. Outro ponto levantado pelo atual treinador celeste, e que preocupa o técnico para um acordo para 2022, é o orçamento financeiro do clube e pagamentos em dia. Neste ano, os jogadores do Cruzeiro chegaram a fazer greve por causa dos vencimentos atrasados.

“As pessoas perguntam: ‘Você já renovou? Você vai renovar?’. Eu quero continuar no Cruzeiro, mas a gente precisa discutir o que será feito no Cruzeiro para a próxima temporada. Senão, eu não fico. Eu penso num Cruzeiro totalmente diferente daquilo que eu vi nesta temporada. Vamos ver o que fazer para a próxima temporada”.

========================================

Fim de carreira para Rafael Sobis. Após o jogo do Cruzeiro, o atacante anunciou que fez a última partida da sua história no futebol. Ele entrou no segundo tempo da vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Brusque, no Mineirão.

“O dia chegou. A vida é assim. O tempo passa. Uns tem que sair para outros chegarem. Uma noite especial. Avisei que, se a gente vencesse, seria meu último jogo. Acabou. Vou nascer para outra vida. Espero que o Cruzeiro volte o mais rápido possível para o seu lugar”.

Ao fim do jogo, aos prantos, o atacante foi carinhosamente abraçado pelos companheiros de clube e também por jogadores do Brusque. O árbitro da partida deu de presente para o atleta os cartões do jogo. Sobis foi amarelado durante a partida.

O atacante tem 176 jogos pelo Cruzeiro, sendo 41 nesta temporada, marcando 37 gols. Tem contrato até o fim do ano. Sobis retornou ao Cruzeiro na temporada passada com a missão de ajudar o clube a se livrar do risco de rebaixamento para a Série C e alcançar o acesso. Conseguiu. Em 2021, permaneceu e teve papel fundamental na equipe, principalmente no extracampo.

Essa foi a segunda passagem de Sobis pelo Cruzeiro. A primeira, foi de 2016 a 2018, quando o jogador conquistou duas Copas do Brasil 2017 e 2018 e Campeonato Mineiro 2018 pelo clube.

Além de Cruzeiro, Sobis tem passagens Pelo Internacional, clube que o revelou, conquistou duas Copa Libertadores (2006 e 2010) e três Campeonatos Gaúchos (2004, 2005 e 2011). No Fluminense, conquistou o Campeonato Brasileiro (2012) e o Campeonato Carioca (2012). No Tigres, levou o Campeonato Mexicano (2015). Com o Ceará, levantou a Copa do Nordeste (2020).

========================================

O Fluminense teve uma liminar autorizada que suspende execuções trabalhistas. Assim o Tricolor ganha tempo para poder definir ordens de pagamento. A liberação veio do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, desembargadora Edith Maria Correa Tourinho. A medida vale para dívidas da Justiça do Trabalho. Com essa decisão, o Fluminense tem 60 dias para apresentar proposta de pagamento aos credores. Aqueles que concederem um desconto maior, receberão seu crédito.

========================================

O Flamengo negocia com a Adidas um novo contrato de fornecimento de material para 2023, ano em que vence o atual compromisso. Os termos ainda estão sendo conversados. Mas é certo que o clube quer algumas modificações no modelo atual de acordo com prazo mais curto e maior valor em dinheiro. A Adidas paga acima de 40 milhões por ano ao Flamengo, entre mercadoria e dinheiro. Deve fechar o ano com a venda de 1,5 milhão de peças, um número recorde do clube. A conversa com a Adidas é fazer um acordo que envolva mais pagamento em dinheiro, com menor proporção de material esportivo.

Mais uma questão são os direitos que a empresa de material esportivo tem atualmente que pode ser mais restrito. Assim, o clube teria espaço para novas parcerias. Mas isso ainda está em negociação.

========================================

O atacante Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro e Palmeiras, está prestes a ficar livre no mercado. O brasileiro encaminhou sua rescisão contratual junto ao Guangzhou Evergrande, da China, e estará disponível na próxima janela de transferências, no começo do ano que vem. A prioridade do jogador é retornar ao futebol brasileiro.

Ricardo Goulart conquistou três títulos do Campeonato Chinês, um da Liga dos Campeões da Ásia, um da Copa e três da Supercopa do país. Ele foi contratado pelo Guangzhou em 2015, após brilhar no bicampeonato brasileiro do Cruzeiro nos dois anos anteriores, e permaneceu no clube até 2019. Então, foi comprado pelo Palmeiras, e depois recomprado pela equipe chinesa.

Em cinco temporadas, defendeu a equipe em 171 jogos e marcou 111 gols no período. Na temporada 2020, foi emprestado ao Hebei. Em 2021, de volta ao Guangzhou, jogou 13 partidas e marcou 7 gols neste período.

========================================

O atacante Karim Benzema “não será excluído” da seleção da França se for considerado culpado no processo penal sobre o caso da suposta chantagem envolvendo um ex-companheiro de time, declarou o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noël Le Graët, em entrevista ao jornal Le Parisien.

Karim Benzema voltou à seleção francesa em maio, após uma ausência de cinco anos. No próximo dia 24 de novembro, o Tribunal Versalhes vai emitir uma decisão sobre o caso de uma suposta tentativa de chantagem envolvendo a divulgação de imagens com conteúdo sexual envolvendo o meia Mathieu Valbuena, ex-companheiro de seleção de Benzema.

Segundo a acusação, Valbuena teria sido ameaçado de ver o conteúdo divulgado, retirado do celular do jogado, caso não pagasse um valor aos chantageadores, sendo um deles um conhecido de Benzema, que teria dado orientações sobre como negociar com o meia.

========================================

Aminata Diallo, meia do time feminino do Paris Saint German e da seleção francesa, foi detida pela polícia francesa. A atleta é suspeita de ter participado de uma agressão a Keira Hamraoi, também meia do PSG. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal L’Équipe.

Keira foi vítima de uma emboscada. Na ocasião, foi para um jantar organizado pelo PSG em um restaurante e voltava com duas companheiras de time. Perto da casa dela, estava no carro guiado por Aminata Diallo quando viu dois desconhecidos com o rosto coberto”, disse uma fonte do jornal.

Segundo o L’Équipe, um dos homens teria tirado Hamraoui à força do carro e a agredido nas pernas com uma barra de metal. Minutos depois, os dois desconhecidos fugiram. Na sequência, ela foi levada para um hospital, onde levou pontos nas pernas e nas mãos. Por conta do ataque, ela desfalcou o PSG na vitória contra o Real Madrid, pela Champions League feminina. Diallo foi titular na partida. Acabou sendo cortada da seleção francesa por lesão, e Diallo foi chamada para a vaga.

Em nota, o PSG confirmou que Diallo foi detida. “O Paris Saint-Germain está trabalhando com a Polícia de Versalhes para esclarecer os fatos. O clube está prestando muita atenção ao andamento dos procedimentos e estudará as medidas a serem tomadas”, diz o comunicado.

========================================

Daniel Alves, ex-lateral do São Paulo Futebol Clube, pode voltar a integrar o elenco do Barcelona na próxima temporada. O jogador rejeitou todas as ofertas do mercado brasileiro para retornar à Espanha e vestir a camisa do clube catalão. O Barcelona afirmou que o clube está em contato direto com Daniel e que ele está disposto a voltar e ajudar quando necessário.

O ex-camisa 10 do tinha contrato com o clube até dezembro de 2022, mas o vínculo foi interrompido em setembro deste ano, após um atrito entre ambas as partes. O São Paulo tinha uma dívida, avaliada em aproximadamente 16 milhões.

A previsão é que o jogador negocie salário e duração de contrato que irá receber ainda nesta semana. O acerto também depende da aprovação de Xavi, ex-companheiro e atual treinador do clube. As conversas entre o clube e Dani Alves começaram nas últimas semanas, quando o clube afirmou que “Dani está ajudando nosso clube de muitas maneiras e também ofereceu sua ajuda no campo esportivo”.

O interesse de Daniel em voltar ao Barcelona também está relacionado à Copa do Mundo de 2022. Sabendo que seria sua última participação pela seleção, sua presença no Barça poderia aumentar, consideravelmente, a probabilidade da convocação para a competição. Assim, Daniel tem uma reunião marcada com a alta cúpula do clube para tratar do possível retorno.

========================================

A liga inglesa, mais popular Premier League, recusou um pedido dos clubes para usar seus uniformes de visitante em partidas em casa no dia 26 de dezembro em apoio à instituição de caridade para pessoas sem teto Shelter, noticiou a mídia britânica. A Shelter tuitou que está lançando a campanha “#NoHomeKit”, que pede que times e torcedores “descartem as cores de casa em seus uniformes de visitante, mostrando apoio às pessoas que não têm um lar seguro”.

O canal Sky Sports noticiou que a empresa abordou nove times ingleses que jogarão em casa no feriado a respeito da questão das pessoas sem teto e como eles poderiam ajudar a arrecadar fundos para a instituição. As camisas de jogos em casa sem uso seriam autografadas pelos jogadores e depois leiloadas.

========================================

Na Seleção Brasileira, em entrevista coletiva, o técnico Tite não faz contas, ele já considera o Brasil classificado e vê os próximos jogos como projeção do que virá pela frente no Qatar. “Para mim estamos classificados com a pontuação para a Copa do Mundo. Vamos partir para um estágio de preparação para Copa do Mundo, onde podemos enfrentar, por exemplo, uma Colômbia nas oitavas de final. É trabalhar nesse objetivo real. A Colômbia vai estar na Copa. Para mim, é uma projeção. É trabalharmos em cima da evolução e dessas pressões, inclusive, que eu estou colocando agora”.

O Brasil enfrenta a Colômbia nesta quinta, às 21h30, na Neo Química Arena. Em seguida, se prepara para encarar a Argentina fora de casa na terça-feira da próxima semana. Os adversários estão hoje na zona de classificação para o Qatar-2022, junto com o Equador e a própria seleção brasileira.

Tite mencionou o desempenho recente dos colombianos em Mundiais para basear sua impressão de que o jogo desta quinta-feira é de alto nível: “Se a gente pegar a retrospectiva da Colômbia, em 2014 ela nos enfrentou nas quartas de final da Copa do Mundo. Em 2018, fez oitavas contra Inglaterra, decidida nos pênaltis. A exigência técnica ao longo das Eliminatórias, ela tem mostrado a grandeza nesses jogos.”

Tite comanda um treinamento nesta quarta, no CT Joaquim Grava, para definir o time titular que enfrenta a Colômbia. A formação provável tem Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar e Gabriel Jesus.

O último Brasil x Colômbia foi um empate em 0 a 0 em Barranquila, em rodada atrasada das Eliminatórias.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário