“A praça nunca esteve tão viva”: SEL comemora Festival de Esporte e Cultura

Festival de Esporte e Cultura ocorreu na Praça São Mateus

O 1º Festival de Esporte e Cultura em Juiz de Fora foi um “êxito total”, com a estimativa de participação de um público em torno de 2 mil pessoas. A avaliação é do Gerente do Departamento de Práticas Esportivas de Participação e rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), Fernando Seixas, em entrevista exclusiva ao Toque de Bola.

O evento ofereceu uma programação com atividades culturais, sociais, de conscientização e, claro, esportivas no sábado, 20 de novembro, na Praça Jarbas de Lery Santos, no bairro São Mateus.

Diretos humanos

Além de celebrar o Dia da Consciência Negra, foi parte do calendário de ações da campanha “Nossas vidas importam – 21 dias de ativismo pelo fim das violações de Direitos Humanos das mulheres”.

A reportagem do Toque de Bola ouviu representantes da SEL sobre o primeiro festival e a expectativa de realizar outras edições desta mobilização em diferentes regiões da cidade.

Basquete 3x 3 e esportes urbanos

Como o Toque de Bola divulgou, 26 equipes masculinas e femininas  participaram do torneio de Basquete 3 x 3. O professor e supervisor de fomento aos eventos, ligas e ao conhecimento da Secretaria de Esportes e Lazer, Denis Mauro Rodrigues de Souza, destacou a oportunidade de prática e de divulgação da modalidade olímpica.

Basquete 3 x 3 foi disputado na quadra da Praça do São Mateus

“Uma coisa muito importante foi a participação de todos e todas, com uma vitória de todo o grupo, de todos os atletas, sem essa classificação de primeiro, segundo e terceiro. Tivemos uma participação grande e principalmente a vitória de todos nesse primeiro festival de basquete 3 x 3”.

Além do basquete, skatistas e bikers fizeram demonstrações de habilidade, coordenação nas manobras no circuito montado na praça.

“Nunca esteve tão viva”

O Gerente do Departamento de Práticas Esportivas de Participação e rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), Fernando Seixas, agradeceu ao acolhimento que os moradores do entorno da Praça Jarbas de Lery Santos deram ao evento. Ele ressaltou as razões do balanço positivo que a SEL faz do 1º Festival de Esporte e Cultura. 

“A praça nunca esteve tão viva. A gente calcula que tenham passado entre 1.500 e 2 mil pessoas. Tivemos basquete 3×3, o skate, a bike, o breakdance, doação de mudas e de livros, entre outros serviços, espetáculos da prática corporal de rua. É muito importante porque marca o retorno das nossas atividades esportivas presenciais. Êxito total e um brinde à inclusão, à diversidade humana, à cultura negra e o multiculturalismo de uma forma geral”, analisou. 

De acordo com Fernando Seixas, há possibilidade de que a Secretaria de Esportes e Lazer promova outras edições do evento de Juiz de Fora.

“A ideia é que outras comunidades, outras praças, abracem essa proposta. E que a gente possa prosseguir, obviamente em 2022, com outros eventos como esse, que foi extremamente satisfatório para a Prefeitura e, especialmente, para a Secretaria de Esporte e Lazer”, afirmou.

Confira a galeria de fotos do evento:

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira

Fotos: SEL/Divulgação; e Roberta Oliveira/Toque de Bola

Deixe um comentário