Toque Noticia 17h dia 21-10

CBF decide liberar áudios do VAR em jogos do Campeonato Brasileiro

Os diálogos dos juízes com a equipe de arbitragem de vídeo serão divulgados pela CBF. Integrantes da Comissão de Arbitragem já se reuniram para definir o protocolo de divulgação dos áudios. A novidade valerá para os jogos da Série A e entra em vigor na trigésima primeira rodada da competição, no dia 10 de novembro. A decisão é do presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Na última rodada do Brasileiro, dirigentes de Atlético Mineiro e Flamengo reclamaram das falhas dos árbitros mesmo com a ajuda do VAR. O presidente do Galo, Sérgio Coelho, pediu a divulgação dos áudios. A intenção é dar aos torcedores e dirigentes mais transparência nas decisões do VAR. A CBF segue o exemplo da Conmebol, que desde 2019 divulga os diálogos do VAR nas partidas válidas por Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias. A entidade libera os áudios nos dias seguintes aos jogos.

O VAR começou a ser usado em competições nacionais em 2018. Desde então, a CBF se recusava a divulgar os diálogos entre os árbitros durante os jogos. A entidade abria exceções e mostrava aos dirigentes dos clubes em ambiente privado as conversas dos juízes nos lances polêmicos.

A CBF argumentava que seguia determinação da Fifa. Em fevereiro de 2020, a International Football Association Board proibiu a divulgação de conversas entre árbitros, assistentes e operadores do VAR durante as partidas. No documento emitido pela entidade que regula as regras do jogo, quem divulgar os diálogos estará agindo “em descumprimento com o protocolo do VAR como definido nas Regras do Jogo”. Antes dessa determinação, a Fifa já divulgou áudios do VAR.

Um dos pedidos atendidos foi da própria CBF, que reclamou do gol sofrido pela Seleção na estreia na Copa do Mundo de 2018, contra a Suíça. No lance, Miranda se chocou com um adversário e pediu falta. No vídeo divulgado pela Fifa após o encerramento da primeira fase, os membros da equipe de VAR dizem que “há um contato muito, muito leve”, e depois que “não é falta” de Züber em Miranda.

========================================

Tem jogo atrasado da décima nona rodada da Série A nesta quinta. Internacional e Bragantino se enfrentam oito da noite, no Beira-Rio. A partida foi remarcada por causa da convocação de Edenilson para a seleção brasileira. Curiosamente, o camisa 8 do Inter será ausência pela expulsão contra o Palmeiras, no último domingo, em São Paulo.

O duelo é um confronto direto na briga pelas primeiras posições da tabela. O Inter é o sétimo colocado, com 39 pontos, e em caso de vitória pode ultrapassar o próprio Bragantino, quinto colocado, com 42.

O técnico Diego Aguirre relacionou o zagueiro Bruno Méndez e o volante Rodrigo Lindoso. Maurício deve ser o substituto de Edenílson, suspenso pela expulsão contra o Palmeiras. E Lomba segue no gol na vaga de Daniel, machucado.

Escalação provável tem Marcelo Lomba; Saravia, Mercado, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Mauricio, Taison e Patrick; Yuri Alberto.

O Bragantino terá mudanças na equipe titular em comparação com o jogo contra o Ceará. O volante Jadsom cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e o lateral-esquerdo Luan Cândido foi vetado por causa de um desconforto muscular no posterior da coxa esquerda.

Escalação provável tem Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar; Emiliano Martínez, Eric Ramires e Pedrinho; Helinho, Cuello e Hurtado.

========================================

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol absolveu o atacante Gabigol pelo episódio em que classificou o futebol brasileiro como “várzea”, após ser expulso no jogo contra o Internacional na derrota por 4 a 0, no dia 8 de agosto deste ano, no Maracanã.

Mas o tribunal puniu o atacante com um gancho de um jogo por ter batido palmas, em forma de ironia, por conta do segundo amarelo. No entanto, como já cumpriu este jogo de suspensão, está liberado para seguir atuando.

No dia 17 de setembro, o camisa 9 foi julgado pela primeira vez, quando recebeu dois jogos de gancho pelas palavras proferidas. Entretanto, horas depois, o Flamengo conseguiu um efeito suspensivo, o que forçou um segundo julgamento.

========================================

Denunciado por agressão e ato desleal contra Ronald, do Fortaleza, o atacante Fred, do Fluminense, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no próximo dia 29, podendo pegar até 12 jogos de suspensão.

Em comunicado emitido em seu site oficial, o STJD explica que: “Apesar de não ter sido expulso na partida entre Fluminense e Fortaleza, as imagens mostraram as condutas praticadas pelo atacante Fred com o adversário Ronald. Ao tomar o lençol do adversário, Fred desfere um golpe no pescoço de Ronald e, com o adversário caído no chão, puxa com força excessiva a camisa do atleta do Fortaleza”.

De acordo com a Procuradoria, Fred cometeu dupla infração no lance: “agressão física ao golpear o pescoço do adversário e ato desleal ou hostil ao puxá-lo pela camisa”.

Enquanto agressão física está prevista no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e prevê suspensão de quatro a 12 jogos, ato desleal está no artigo 250 com pena de um a três partidas.

========================================

Os jogadores do Botafogo decidiram não conceder entrevistas coletivas ou exclusivas em protesto contra pagamentos atrasados. A decisão foi comunicada em carta conjunta feita pelo elenco. A lei do silêncio vale até que haja solução definitiva para o problema.

“Em virtude de acordos não cumpridos e atrasos salariais, nós, atletas e comissão técnica, comunicamos que não concederemos entrevistas até uma solução definitiva. Esperamos uma solução da diretoria sobre o ocorrido e não descartamos outras medidas até o fim de semana. A instituição Botafogo e sua Gloriosa torcida, nossa gratidão por todo apoio que tem nos passado. Nosso empenho e dedicação máxima será sempre por vocês” é o que diz a carta.

Após a publicação, o clube se manifestou nas redes sociais, detalhou a dívida com o elenco e revelou que antecipou 600 mil em premiações para tentar minimizar danos. Por enquanto, a manifestação não afeta a rotina de treinos, viagens e muito menos de jogos do Botafogo. O protesto dos jogadores se resume ao atendimento à imprensa.

========================================

A Fifa divulgou um ranking atualizado de seleções após os jogos das Eliminatórias de outubro e as finais da Liga das Nações. Bélgica segue na liderança, com o Brasil em segundo. A novidade ficou por conta da entrada da França no Top 3. Com o título da Liga das Nações conquistado em cima da Espanha, tomaram o 3º lugar da Inglaterra, que caiu duas posições em relação ao ranking do mês passado e a Itália pulou para o 4º lugar que pertencia anteriormente aos franceses.

Outra troca de posição aconteceu na Península Ibérica. Portugal de Cristiano Ronaldo perdeu a 7ª posição para a Espanha. A Alemanha, que já garantiu vaga na próxima Copa do Mundo, ainda não figura no Top 10, mas subiu duas posições em relação a última parcial e agora é a 12ª do ranking. A Dinamarca, outra seleção que carimbou vaga antecipadamente, segue em 10º.

A Fifa levou em consideração 160 jogos internacionais nessa última atualização. A próxima versão será divulgada no dia 25 de novembro. Top 10 então tem Bélgica, Brasil, França, Itália, Inglaterra, Argentina, Espanha, Portugal, México e Dinamarca.

==================================================

A Fifa ainda não desistiu da ideia de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos. Caso persista na proposta, que voltará a ser estudada em dezembro, o evento bienal concorrerá com os Jogos Olímpicos, sejam eles de verão ou de inverno. Mesmo assim, o presidente da federação internacional, Gianni Infantino, disse que não planeja propor alterações no programa olímpico.

Em entrevista oficial, após reunião do conselho da entidade, Infantino descartou substituir o futebol pelo futsal ou até mesmo pelo futebol de areia nos Jogos Olímpicos.  Atualmente, o torneio olímpico é restrito a atletas de até 23 anos. Mesmo assim, o formato adotado em Atlanta 1996 já causa inúmero desconforto nos clubes, que não querem ceder seus jovens jogadores a uma competição que está fora do calendário da Data-Fifa.

Por outro lado, com a Copa do Mundo bienal, a Fifa poderia lucrar mais financeiramente e atender a um desejo de dar mais espaço às seleções nacionais. Além disso, estaria no plano também a dita renovação do público. Importantes atores no futebol, no entanto, Conmebol e Uefa já se manifestaram contrários à mudança na tradição que acontece desde 1930.

========================================

Simone Biles ainda não se sente segura para voltar a praticar a ginástica artística. Ela confessou, em um programa de TV dos Estados Unidos, que ainda não conseguiu se recuperar da crise psicológica que teve nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Biles se emocionou durante a entrevista e deixou claro que ainda não se sente segura praticando o esporte.

A campeã Olímpica na Rio 2016 não conseguiu repetir o resultado em Tóquio 2020. Simone ficou de fora de diversas competições por conta de uma crise psicológica chamada “twisties”.Nele o ginasta perde a noção de seus movimentos quando está no ar e fica completamente desorientado. A condição gera riscos para os atletas, que não sabem onde e como vão pousar.

Simone também confessou que só consegue fazer seus elementos “assinatura”, os que foram criados por ela. Quando se trata de outras acrobacias ela se sente “pesada” e sabe que não consegue fazer como as outras ginastas.

Biles atualmente é uma das porta-voz das ginastas que estão com um processo judicial contra Larry Nasser, ex-médico da seleção norte-americana de ginástica artística. As atletas, junto com Simone, alegam que Nasser cometia abusos físicos, sexuais e morais ao longo dos anos. Ao todo, mais de 250 mulheres e meninas já acusaram o ex-médico pelas mesmas questões.

Recentemente Simone Biles depôs no Senado dos Estados Unidos sobre as falhas de investigação do processo. A atleta afirma ainda sofrer com o caso e admite que isso afeta sua relação com o esporte. Simone Biles não garante que um dia vai voltar a competir como ginasta.

========================================

Tem F1 a partir desta sexta-feira. Dessa vez á pista é nos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas. O primeiro treino livre será 13h30 às 14h30 e o segundo treino livre das 17 às 18h. Max Verstappen é o líder da classificação, com seis pontos de vantagem para Lewis Hamilton, e a primeira colocação no Mundial trocou de mãos quatro vezes nas últimas seis provas.

E isso pode acontecer mais uma vez, já que o GP dos Estados Unidos é disputado em uma pista na qual a Mercedes conquistou todas as poles positions de 2014 para cá. E em que largar na primeira fila é essencial porque todas as oito corridas disputadas em Austin foram vencidas por pilotos que saíram das duas primeiras colocações do grid. A F1 será seguida por dois circuitos no México e no Brasil. A corrida acontece 4 da tarde, no domingo.

=======================================

Você aí que gosta de dar sua pedaladas, se liga no que essa turma vai fazer esta semana. Na sexta, dia 22, um grupo de dez ciclistas juiz-foranos e de cidades da região vai sair de Juiz de Fora e pedalar os 300km até Cabo Frio, no litoral do estado Rio de Janeiro. É o Pedal no Litoral.

Sabe aquele tradicional percurso, conhecido de todo mineiro dessas bandas que quer ir molhar o pezinho na água salgada e sentir a brisa do mar largado na areia faz? Divisa de Minas Gerais com o Rio; Serra de Petrópolis; Baixada Fluminense; Magé; Via Lagos; até chegar na Praia do Forte? Pois é, a turma vai encarar isso tudo e o objetivo é completar em menos de 24 horas. Quem explica aqui na Nas Ondas do Toque é o idealizador da aventura e orientador do grupo, Juan Montez.

O mais experiente do grupo sabe bem os desafios pelos quais os ciclistas vão passar. Por isso, tudo do Pedal no Litoral foi bem planejado e será cerca do cuidados. Juan sabe bem qual será o principal desafio do percurso. E de onde os ciclistas vão tirar força para superá-lo.

E como só pedalar não era suficiente, o pessoal resolveu tornar a aventura solidária. Após criar um perfil no Instagram, o grupo divulgou uma arrecadação solidária de brinquedos e uma chave pix para doações em dinheiro que serão revertidas em outros itens de presente para crianças neste Natal. A campanha, como explica Juan, fica no ar até dezembro.

Quem quiser contribuir basta acessar o perfil do grupo no instagram, o @pedaljfcabofrio01. Lá você encontra as instruções para doar e mais informações sobre o desafio, que também estão na nossa página, www.toquedebolajf.esp.br .

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário