Toque Noticia 14h dia 27-10

TÉCNICO TITE VAI CONVOCAR SELEÇÃO PARA A ÚLTIMA DATA FIFA DO ANO NESTA SEMANA

A convocação da seleção brasileira para rodada das eliminatórias em novembro pode não ter jogadores que atuam no Brasil. A ESPN divulgou que a possibilidade é discutida na CBF por dois motivos. O primeiro que o Brasil está em uma situação confortável na tabela, praticamente garantido na copa, com 31 pontos e ainda invicto depois de 11 jogos.

Segundo, para não atrapalhar os clubes que estarão na reta final da temporada. As partidas contra a Colômbia, no dia 11, na Neo Química Arena, em São Paulo, e contra a Argentina, dia 16, em San Juan vão correr em meio às rodadas 31, 32 e 33 do Brasileirão.

A convocação será na sexta-feira, dia 29 e a lista deve ter pelo menos 23 nomes. Para os jogos da rodada de outubro, Tite chamou jogadores de Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Palmeiras. Estes jogos serão os últimos das eliminatórias em 2021.

Essa será a primeira convocação de Tite que contará com a presença de jornalistas desde o início da pandemia. A última vez que a imprensa pôde participar da entrevista do treinador presencialmente foi em março do ano passado.

========================================

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou 100% de público nos estádios. O decreto publicado nesta quarta-feira informa o fim das restrições sobre a presença de público em estádios ou outras sedes de competições esportivas. A medida flexibiliza a decisão anterior, que previa o limite máximo de 50% da capacidade máxima dos locais de eventos.

Para entrar nos estádios, é necessário que os idosos com 60 anos de idade ou mais tenham recebido a dose de reforço contra a Covid-19 há pelo menos 14 dias. Para as pessoas entre 15 e 59 anos, a exigência é o esquema vacinal completo com duas doses, sendo a imunização completa adquirida há duas semanas ao menos.

O Flamengo já pode se aproveitar do decreto nesta quarta-feira. O Vasco também estuda aumentar a carga de ingressos para a partida contra o CSA, em São Januário, na próxima sexta. Botafogo e Fluminense só voltam a campo na outra semana.

========================================

A Conmebol em reunião com dirigentes de Flamengo e Palmeiras no Paraguai afirmaram que as autoridades locais permitiram que o estádio Centenário tenha ocupação de até 75% de sua capacidade. Inicialmente, estava prevista a liberação para 50%.

A informação foi confirmada nas redes sociais pelo vice-presidente de relações externas do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap. O rubro-negro foi representado também pelo presidente Rodolfo Landim. No lado do Palmeiras, quem foi ao Paraguai é o presidente Mauricio Galiotte.

A entidade já divulgou os valores dos ingressos. Divididas em quatro categorias, as entradas mais baratas custarão 200, mais de R$ 1.110 na cotação atual. A final da Libertadores será em dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

========================================

Por conta dessa liberação, o Palmeiras informou que os interessados em adquirir entradas do setor exclusivo do clube, vão precisar de uma senha de acesso ao site da Conmebol. A distribuição das senhas será a partir do dia 1ª de novembro. Os sócios torcedores terão prioridade na compra.

==============================
A Conmebol anunciou que o argentino Néstor Pitana será o árbitro da final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo. Os também argentinos Juan Belatti e Gabriel Chade serão os auxiliares. O VAR será o chileno Julio Bascuñán. Na atual edição da Libertadores, Pitana apitou o empate por 1 a 1 entre Palmeiras e São Paulo pela ida das quartas de final. Ele não esteve como árbitro principal em nenhum jogo do Flamengo nesta Libertadores.

O argentino foi o responsável por apitar a final da última Copa do Mundo, em 2018, na vitória da França contra a Croácia.

========================================

Mais sobre a Libertadores. Não haverá venda de bebidas alcoólicas dentro do estádio. A decisão é do governo uruguaio e tem como objetivo prevenir tumultos. Existe uma preocupação especial com possíveis confrontos entre torcedores de Palmeiras e Flamengo, que decidem a Libertadores.

Foi firmado um acordo para que os clubes realizem campanhas contra a violência entre seus torcedores, principalmente os de organizadas que vão de ônibus até o Uruguai. Os clubes ainda avaliam se farão isso de forma conjunta ou separada.

Torcedores sem ingresso não poderão se aproximar do estádio, já que serão criadas barreiras. O governo uruguaio deve indicar pontos específicos na cidade em que torcedores de Palmeiras e de Flamengo devem ficar para acompanhar os jogos em restaurantes, por exemplo, em áreas separadas. Os clubes deverão incentivar quem está sem ingresso a se dirigirem a essas regiões.

Para entrar no Uruguai, o protocolo sanitário exige ter as duas doses, ou dose única a depender do laboratório, da vacina contra a covid-19 tomada 14 dias antes da viagem. Também será necessário um teste negativo para a doença realizado até 72 horas antes. Isso será válido inclusive para as delegações.

 ==============================
Internacional e Paolo Guerrero entraram em acordo e rescindiram o contrato que iria até o fim de 2021. O clube informou o rompimento com o atacante de 37 anos. A confirmação veio em uma nota oficial de quatro linhas. No último dia 11, o Colorado comunicou que o jogador havia pedido dispensa e o futuro seria tratado em reunião.

Os motivos para saída são diversos. O Inter vê nele um jogador com salário alto, que atua numa posição cujo dono é Yuri Alberto e ainda com idas e vindas ao departamento médico por causa do joelho. Guerrero entende que precisa dar atenção ao tratamento, se recuperar totalmente e jogar com regularidade para seguir sendo importante em sua seleção.

O jogador foi contratado em 2018. O investimento acima do padrão para a equipe gaúcha se deu em razão do sonho de conquistar o Brasileiro. Mas, punido por doping, ele só conseguiu estrear no ano seguinte. Em 2019 ele foi o artilheiro na temporada com 20 gols em 41 jogos. Em 2020 rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em agosto. Voltou em 2021, fez 16 jogos com 2 gols.

==============================


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu arquivar a notícia de infração que acusava o Sport de escalação irregular. Em comunicado, o Tribunal diz que concluiu a análise do caso e não encontrou evidências de irregularidade na escalação do zagueiro Pedro Henrique.

O STJD afirma que apesar de Pedro Henrique ter atuado em cinco jogos pelo Internacional antes de ser emprestado ao Sport, o jogador não infringiu nenhuma regra e sua atuação está dentro do regulamento da CBF.

Nove clubes da Série A entraram com notícia de infração no STJD contra o Sport. América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos alegaram que o jogador não poderia atuar pelo clube pernambucano e pediam que o Sport perdesse 17 pontos no Brasileirão.

Com a negativa do STJD, o caso foi oficialmente arquivado e nenhuma medida será aplicada ao atual time de Pedro Henrique. Tanto o Sport como os demais nove clubes foram notificados pelo Tribunal sobre a decisão.

========================================

O atacante Luiz Adriano se reuniu com a diretoria do Palmeiras e foi advertido pela comemoração do gol marcado contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. Criticado pelo rendimento nesta temporada, o atleta fez um gesto pedindo silêncio para a torcida alviverde logo após empatar a partida contra o Leão da Ilha do Retiro, no Allianz Parque.

Apesar da cobrança da torcida para que uma multa fosse aplicada, a cúpula alviverde decidiu apenas advertir o atacante para que esse tipo de atitude não se repita no elenco palmeirense.

========================================

Edu Dracena deixou o cargo de assessor técnico do Palmeiras para se tornar o novo chefe do departamento de futebol do Santos. O jogador estava no alviverde há seis anos. A saída de Dracena do Palmeiras era certa para o ano de 2022, já que a nova presidenta Leila Pereira vai reformular a diretoria do clube paulista no ano que vem. Pelas redes sociais, Edu agradeceu o verdão.

Como jogador, foi o capitão do grande time do Santos no começo da década de 2010. Por lá, venceu três títulos do campeonato paulista, uma Copa Libertadores e uma Copa do Brasil. Com a camisa santista, o ex-zagueiro tem 227 partidas e 17 gols marcados.

========================================

No duelo entre Juventus e Liberdade, pela semifinal do Campeonato Marabaense, no Pará, uma cena pouco comum roubou os holofotes quando o jogo se encaminhava para as penalidades. Anderson, jogador do Liberdade, acabou não poupando seu treinador das críticas na entrevista. O vídeo circula nas redes sociais pelo momento sincerão do atleta, que estava indignado com o time, especialmente com o técnico Bismarck da Conceição, após a equipe do Liberdade abrir 2 a 0 na decisão e ceder o empate no final da partida.

Após os 90 minutos, Anderson foi ouvido por uma equipe de reportagem que cobria o jogo e não economizou nas palavras na hora de criticar seu comandante. Na visão do atleta, o “professor” acabou se equivocando nas substituições. “Eu creio que foi substituição errada. Eu estou consciente do que estou falando, meu treinador mexeu errado. Ele como nosso superior, tem que prestar atenção nas peças que ele vai mexer pra não acontecer que aconteceu aqui. Estou sendo realista, eu sou jogador e sei onde está o erro”.

O Liberdade era favorito à vaga na grande final e ao título municipal. Para piorar, o clube ainda foi eliminado nas penalidades.

========================================

O atacante Robert Lewandowski aparece como vencedor da Bola de Ouro em uma suposta lista em circulação nas redes sociais do prêmio entregue pela revista France Football. Em dezembro de 2020, o centroavante do Bayern de Munique recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa. Na última temporada, no Campeonato Alemão, o camisa nove anotou 41 gols e superou a marca de 40 gols em uma única edição da Bundesliga estipulada por Gerd Muller, em 1971/1972.

Na lista, os nomes de Lionel Messi e Karim Benzema aparecem em sequência. O argentino realizou uma temporada sólida com a camisa do Barcelona, em que foi campeão da Copa do Rei, e com a da Argentina, onde foi campeão da Copa América. Já o atacante francês terminou a temporada sem conquistas, mas vem mostrando um grande futebol, sendo hoje a maior estrela do Real Madrid.

Neymar, a principal esperança brasileira de vencer o prêmio nos últimos anos, aparece somente na 19ª colocação. Salah, considerado por muitos o melhor jogador do mundo neste momento, aparece em 4º lugar na lista. Jorginho, o atual campeão da Champions League com o Chelsea e vencedor da Eurocopa com a Itália, aparece apenas na 5ª colocação.

============================================

O Dentil/Praia Clube conquistou o título inédito do Sul-Americano de clubes de vôlei. Em decisão contra o Itambé Minas, o clube de Uberlândia venceu por 3 sets a 2 25/17, 21/25, 25/17, 19/25 e 15/7. A partida aconteceu no ginásio do Sesi Taguatinga, no Distrito Federal. A vitória garante uma vaga no Mundial de Clubes de vôlei como representante sul-americano. O campeonato está marcado para os dias 15 e 19 de dezembro e acontece na Turquia.

========================================

Após a finalização do Sul-Americano, o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino de 2021 tem seus participantes definidos. O campeonato será disputado em Ankara na Turquia. Os brasileiros Dentil/Praia Clube e Itambé/Minas vão representar o país e a América do Sul na competição.

As equipes mineiras vão se juntar a outras quatro equipes na disputa. Já estavam classificados o Conegliano da Itália; atual campeão europeu, as equipes turcas do Vakibank; vice-campeã continental e o Fenerbahce, além do Altay do Cazaquistão, o campeão asiático.

========================================

A diretoria do Minas Tênis Clube decidiu afastar Maurício Souza do elenco da sua equipe masculina de vôlei. A decisão foi publicada pelo clube, quando o Minas explicou que o jogador terá a opção de se retratar publicamente para continuar em Belo Horizonte.

A decisão foi tomada enquanto o clube estava em uma sinuca de bico. De um lado, as duas principais patrocinadoras do time haviam soltado notas cobrando urgentemente a adoção das “medidas cabíveis” contra o jogador. O Minas tem sido fortemente criticado pela comunidade de fãs de vôlei pela falta de punição a Maurício, e as críticas atingem também a Fiat e a Gerdau, seus principais patrocinadores.

Do outro lado, uma carta foi lida durante a reunião da diretoria, onde o grupo defendia o direito à “liberdade de expressão” de Maurício Souza e dizia que, se o central fosse demitido, eles não continuam no Minas Tênis Clube. Depois o movimento deu errado. Ao menos dois jogadores, Maique e Luciano, se negaram a assiná-la.

Sem base jurídica para acusar Maurício de homofobia, o Minas não teria como demitir o jogador, que tem carteira de trabalho assinada e também contrato de imagem. Foi por isso que ao soltar nota sobre o assunto, o Minas reprovou o post do central, mas disse que “todos os atletas tem liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais”. Também ficou combinado que se Maurício se retratar pela fala homofóbica, ele poderá ser reintegrado ao elenco.

Apoiador declarado do presidente Jair Bolsonaro, Maurício Souza postou mensagens de teor homofóbico em suas redes sociais. Em 12 de outubro, dia das crianças, ele compartilhou a reprodução de uma reportagem sobre o desenho do Superman ter se assumido bissexual com o seguinte comentário: “A, é só um desenho, nada demais. Vai nessa e vamos ver onde vamos parar”. Depois, postou a foto de uma jogadora de basquete transexual dizendo: “Se você achar algum homem nessa foto você é preconceituoso, transfóbico e homofóbico”.

========================================

A 100 dias das Olimpíadas de Inverno de Pequim, marcadas para começar dia 4 de fevereiro de 2022, o Brasil tem apenas três vagas garantidas para o evento, mas esse número deve aumentar bastante nos próximos meses, com a realização de diversas competições pré-olímpicas. Atualmente, o país tem três vagas certas no esqui cross country e ainda não definiu os nomes dos representantes. Nas Olimpíadas de 2018, na Coreia do Sul, o Brasil bateu o recorde na participação de atletas, com 13, além de dois reservas no bobsled, em sete modalidades diferentes. A expectativa é que o Brasil se aproxime ou até mesmo supere esse número.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe um comentário