Toque Notícia 14h dia 07-10

Tite descarta liberar mais cedo jogadores que atuam na Inglaterra

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, garantiu que os nove jogadores convocados que atuam no futebol inglês não serão liberados antes do fim da série de três partidas que a equipe tem pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.

Isso aconteceu porque a Inglaterra informou à Confederação Brasileira de Futebol que os jogadores convocados deveriam retornar ao país antes do terceiro jogo, para não desfalcar os clubes nos jogos da Premier League.

“Nunca houve essa possibilidade. Eles foram convocados para os três jogos”, disse o treinador ao ser questionado em entrevista coletiva sobre um eventual retorno prematuro desses jogadores, que não foram liberados por seus clubes para disputar as partidas das eliminatórias em setembro por conta das medidas de combate à covid-19 impostas no Reino Unido.

Desta vez os jogadores sul-americanos convocados foram dispensados de cumprir uma quarentena ao retornar à Inglaterra.

Os goleiros Ederson (Manchester City) e Allison (Liverpool), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea), o meio-campista Fabinho (Liverpool) e o atacante Gabriel Jesus (Manchester City) são os jogadores que atuam na Inglaterra relacionados por Tite.

Quem também já está com o grupo é o volante Douglas Luiz, do inglês Aston Villa, convocado para substituir o capitão Casemiro. O jogador do Real Madrid está com uma infecção no dente siso que o impediu de viajar.

=============================================

Vigésima quarta rodada da série A. Em um jogo com poucas chances de gol, Ceará e Inter terminaram a partida sem gols. O Vozão cresceu de rendimento no segundo tempo e só não marcou por causa de bela defesa de Daniel em cabeceio de Cléber. Apesar do domínio adversário, a postura mais defensiva da equipe de Diego Aguirre tirou a velocidade da partida e garantiu o empate em um jogo sem muitas emoções. Com 29 pontos, o Ceará segue  na décima terceira colocação. O Inter é o 8º, com 33.

Na volta da torcida à Arena Pernambuco, o Sport venceu o Juventude por 3 a 1. O grande destaque da partida foi o volante Zé Welison, responsável por marcar o primeiro gol e dar a assistência para Mikael fazer o segundo. Além deles, o zagueiro Chico anotou para os mandantes. Já na reta final, de pênalti, Paulinho Boia descontou para o Alviverde. Com a vitória, o Sport chegou a 23 pontos. Mesmo com o resultado positivo, o Leão segue na zona de rebaixamento, é o 19° colocado. Já o time de Caxias permanece em 15º, com 27.

O confronto entre os times que ocupam os extremos da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro terminou empatado. O líder Atlético Mineiro abriu o placar, tomou a virada, mas arrancou o empate por 2 a 2 na Arena Condá. Desfalcado de alguns principais jogadores, o Galo abriu o placar com o colombiano Dylan Borrero, Geuvânio empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Mike virou o placar para o time catarinense, mas Sasha voltou a igualar para os mineiros. O empate em Chapecó deixa o Atlético com 50 pontos e na liderança. A Chape, com 12 pontos, permanece na lanterna da Série A.

O Athletico Paranaense venceu o Atlético de Goiás por 2 a 0 na estreia do técnico Alberto Valentim. Marcinho e Terans marcaram no estádio Antônio Accioly e garantiram a vitória dos visitantes. O Athletico do Paraná chegou aos 33 pontos na sétima posição. O Dragão esta em 11º com 30.

Bragantino e Flamengo ficaram no empate em 1 a 1 no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O resultado não foi bom para nenhuma das duas equipes, que não conseguiram melhorar suas situações no Campeonato Brasileiro. Pedro abriu o placar para o time carioca, e Artur deixou tudo igual. Com o empate do Atlético Mineiro, o Flamengo tinha a chance de diminuir a diferença para o Galo para nove pontos considerando os dois jogos a menos. Sem a vitória, o time carioca está na segunda colocação, com 39 pontos, contra 50 do Atlético. O Bragantino está em 6°, com 35 pontos.

No jogo em que marcou o reencontro da torcida com o Fluminense após 577 dias, o Fortaleza venceu no Maracanã, dois a zero. Os gols foram marcados por Marcelo Benevenuto e outro de Titi, ambos em cobranças de escanteios de Lucas Crispim. Com a vitória, o Fortaleza chega aos 39 pontos e se mantém no G-4 da Série A com a mesma pontuação que o Palmeiras, terceiro colocado, e o Flamengo, segundo colocado graças aos critérios de desempate. Com os mesmos 32, o Fluminense perde a chance de se aproximar das primeiras posições e é o 9º no Brasileirão.

O América Mineiro venceu o vice-líder Palmeiras por 2 a 1, de virada. O jogo teve boa chances e também marcações polêmicas da arbitragem de Leandro Vuaden. O Verdão abriu o placar com Rony, no primeiro tempo, viu o América perder um pênalti com Felipe Azevedo, buscou a virada com gols de Patric e Ademir, este também de pênalti, já nos acréscimos. A vitória leva o América ao décimo lugar, com 30 pontos. Já o Palmeiras permanece com 39 e cai para 3°, perdendo para o agora vice-líder Flamengo no saldo de gols.

O Grêmio ficou atrás no placar duas vezes diante do Cuiabá, mas contou com Alisson, que marcou dois gols, para empatar em 2 a 2. Max e Marllon marcaram para o Dourado. O Grêmio está na décima 17°, com 23 pontos. O Cuiabá em12°, com 30.

Nesta quinta-feira, seis e meia da noite, tem clássico. São Paulo e Santos se enfrentam no Morumbi. O jogo encerra a vigésima quarta rodada. O São Paulo entra para o clássico pressionado. Depois do empate por 1 a 1 com a lanterna Chapecoense, o técnico Hernán Crespo balançou no cargo, mas acabou sustentado por membros da diretoria. O Tricolor apresenta uma campanha irregular no Brasileirão. O time tem 28 pontos somados e é o décimo quarto.

O Santos vive situação parecida na tabela. À beira da zona de rebaixamento, o Peixe não vence há 10 jogos e tem conseguido se manter fora do Z-4 por causa de resultados de seus adversários na luta contra a queda para a Série B. Atualmente, o time comandado pelo técnico Fábio Carille tem 24 pontos e está em 16°. Por isso, precisa vencer o São Paulo para se distanciar da zona perigosa.

=============================================

Após a Prefeitura de Curitiba liberar eventos com até 50 por cento da capacidade dos estádios na capital, o Athletico Paranaense voltou atrás no veto à torcida e anunciou a volta do público.

A Arena da Baixada tem capacidade total de 42mil 372 e, por isso, poderá receber até 21mil 186 torcedores. Um dos argumentos do presidente Mario Celso Petraglia era que, financeiramente, não valeria a pena abrir o estádio para “apenas” 5 mil.

A flexibilização anunciada pela Prefeitura, porém, mudou o cenário. Com isso, o Furacão poderá contar com o apoio de seu torcedor na reta final do Brasileirão e na semifinal da Copa do Brasil.

====================================

Guto Ferreira é novo treinador do Bahia. Ele volta a comandar o tricolor depois de três anos. Ele estava sem clube desde que deixou o Ceará, em agosto. O treinador possui duas passagens pelo Bahia. A primeira entre 2016 e 2017, quando conquistou o acesso à Série A e a Copa do Nordeste, e a segunda em 2018, quando foi campeão baiano.

Ele vai assumir o Bahia em um momento crítico na temporada. Sem vencer há quatro jogos, o time está na zona de rebaixamento do Brasileirão. 23 na décima sétima colocação.

O próximo compromisso do time na Série A será no sábado contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada.

=============================================

O Brasil de Pelotas venceu o Operário por 1 a 0, no Bento Freitas, pela vigésima nona rodada da Série B. O gol foi marcado por Erison, no primeiro tempo. O time encerrou um jejum de 16 jogos sem vitória.  Com a vitória, o Brasil de Pelotas pulou para 19 pontos, mas ainda na lanterna da Série B. O Operário segue com 34 pontos, na 13º.

Ainda nesta rodada, Avaí e Ponte Preta ficaram no 1 a 1 na Ressacada. O Náutico venceu o Goiás por 3 a 2 nos Aflitos. A rodada segue com jogos na sexta e no sábado.

=============================================

Autoridades policiais desarmaram uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial próximo ao estádio Signal Iduna Park, casa do Borussia Dormund. Uma região de aproximadamente 250 metros quadrados precisou ser isolada para que o artefato fosse desarmado com êxito. Felizmente, ninguém se feriu.

=============================================

A revista francesa “France Football” vai divulgar nesta sexta-feira os 30 finalistas do prêmio Bola de Ouro. Ele será entregue em 29 de novembro, com o reconhecimento dos melhores jogadores de futebol do mundo entre os homens.

A lista com os 30 nomes que poderão receber o tradicional troféu, que não foi entregue no ano passado, devido a pandemia da covid-19, foi elaborada a partir dos votos de 180 jornalistas de todo o planeta.

O último a receber a Bola de Ouro entre os homens foi o atacante argentino Lionel Messi. Outros dois nomes em alta são o do polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e o brasileiro naturalizado italiano Jorginho, do Chelsea.

Já entre as mulheres, a disputa se resume a 20 finalistas, que serão apontadas por 50 jornalistas. A Bola de Ouro feminina só foi entregue uma vez, quase dois anos atrás, a americana Megan Rapinoe, que defende o OL Reign, dos Estados Unidos.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário