Parque Municipal no antigo Sesc Pousada abre as portas para o público

Parque Municipal será no antigo Sesc Pousada

Juiz de Fora ganha nesta terça, dia 12, uma área pública ampla para atividades esportivas, de lazer e culturais.

Abre as portas para o público o mais novo Parque Municipal, no antigo Sesc Pousada. O funcionamento do local, que fica na Rua do Contorno, sem número, no bairro Nova Califórnia, será entre 8h e 17h.  A entrada é gratuita até o limite de 1500 pessoas, por ordem de chegada. As linhas de ônibus Aeroporto (520) e Nova Califórnia (531), que atendem o local, foram reforçadas.

Lazer e esporte

Integrante do Conselho Gestor do parque, o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Marcelo Matta, ressaltou que o espaço será alternativa de lazer e lar de futuros projetos.

“A proposta do Parque Municipal é ser um parque popular, no qual o juiz-forano e o visitante da cidade vai ter um espaço para passear, ocupando seu tempo livre. Um local muito bonito, com natureza belíssima, e alguns equipamentos para a prática esportiva. As quadras poliesportivas estarão liberadas, os campos de futebol também. No futuro, o ginásio e outros espaços poderão receber futuramente competições, e a intenção é ocupá-los com projetos e atividades durante a semana, bem como atividades culturais”, destaca Matta.

Conselho tem SEL, Setur, Secom, STDA, SF e Funalfa

Além da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), o Comitê Gestor do Parque Municipal será formado por integrantes da Secretaria de Turismo (Setur), de Comunicação Pública (Secom), de Transformação Digital e Administrativa (STDA), da Fazenda (SF) e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

O que funciona?

A cessão da área de 5.779,24 m²  do Parque Municipal foi anunciada em maio, e teve sua sanção de uso autorizada há pouco mais de um mês. Entre os equipamentos existentes no local, campos de futebol, ginásio esportivo, piscinas, quadras, salão de jogos, playground, centro de convenções, teatro de arena, pista de caminhada ecológica e ampla área verde.

Por conta de ajustes burocráticos e estruturação do local, opções como a piscina, o centro de convenções, a hospedaria, o ginásio poliesportivo e o estacionamento não funcionarão nesta abertura inicial. A Prefeitura espera em breve disponibilizar os espaços, assim que questões como os laudos de vistoria do Corpo de Bombeiros para as partes edificadas e a contratação de pessoal especializado, como salva-vidas, seja feita.

Anuncio de cessão foi feito em maio

As churrasqueiras também disponíveis no local não terão seu uso permitido neste feriado. Mas a intenção é disponibilizar os espaços a partir da quinta, dia 14. Haverá venda de alimentos e bebidas no local. É permitido que o público leve o que for consumir, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas no Parque Municipal.

Protocolos

Não é permitida a entrada de animais no parque. Os visitantes têm que apresentar carteira de vacinação para a covid-19 para ter acesso às dependências, sendo exigida a primeira dose ou esquema vacinal completo, de acordo com a idade e cidade de origem do visitante acima de 12 anos. Crianças até 11 anos podem utilizar o espaço mesmo sem estarem imunizadas.

Na entrada do Parque Municipal haverá aferição de temperatura e o uso de máscaras é obrigatório em todos os locais durante todo o tempo de permanência do visitante. Outra obrigatoriedade é o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e a higienização das mão e superfícies com álcool gel.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: Carlos Mendonça/PJF

Deixe um comentário