Ansiedade e expectativa: atletas de JF representam MG no JUBs 2021

Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) serão entre 10 e 18 de outubro em Brasília.
Imagem: Arquivo FUME/Divulgação

Neste fim de semana, começa em Brasília a disputa dos 68º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A delegação de Minas Gerais tem mais de 100 estudantes-atletas de 19 instituições de ensino superior.

Entre os dias 10 e 18 de outubro, eles vão competir contra outras 26 delegações no atletismo, judô, karatê, taekwondo, wrestling, xadrez, natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e e-sports (CS:GO, Free Fire e Futebol Eletrônico).

Quem quiser acompanhar a participação da delegação de Minas Gerais, basta seguir a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) nas redes sociais.

O Toque de Bola conversou com dois estudantes-atletas da Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobre a expectativa para a disputa.

E o chefe da delegação de Minas Gerais, professor Luiz Carlos Gomes Júnior, destacou que há um protocolo de segurança para viabilizar a realização do evento.

Ansiedade antes de uma nova experiência

Atletismo é uma das modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) entre 10 e 18 de outubro em Brasília.
Imagem: Arquivo FUME/Divulgação

A estudante da Faculdade de Educação Física da UFJF, Raphaela Diesse Castro Pereira, faz parte da equipe mineira de atletismo. Segundo ela, após cerca de dois anos parada, voltou a competir onde conseguiu o resultado que queria: se classificar para os Jogos Universitários.

“Estou há pouquinho mais de dois anos sem treinar sem competir. Tive uma competição neste ano na qual obtive um resultado não tão esperado, porque eu senti muita dor, mas foi o resultado que eu queria: consegui o índice para participar do JUBs”, explicou.

Raphaela Diesse está bem preparada e otimista para a disputa, uma experiência inédita na carreira dela.

“A minha expectativa para a participação no JUBs está muito boa. Eu estou indo para dar o meu melhor e o resultado vai vir como consequência. Se Deus quiser, vou trazer uma medalha para casa. Já tenho mais de seis anos como atleta, mas nunca fui a um Brasileiro Universitário. Então e participar do JUBs para mim é una experiência nova para mim”, contou.

Fechamento de um ciclo

Formado em bacharelado em Educação Física, o estudante de Licenciatura da Faefid, Ramon Almeida, é dos integrantes da equipe de futsal da delegação mineira. Apaixonado pela modalidade, ele diz que o time está empolgado para competir no JUBs.

Em 2021, mais de 100 estudantes atletas formam a delegação de MG para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Brasília.
Imagem: Arquivo FUME/Divulgação

“Dois anos sem disputar nenhum campeonato universitário, está muito grande a ansiedade, na verdade, a vontade que chegue logo. Não só em mim, mas em todos os companheiros do time. A gente está querendo que chegue logo, a gente está bem preparado para fazer o nosso melhor”, comentou.

Ramon Almeida disse que o time se preparou da forma que foi possível e promete dar trabalho aos adversários.

“É um time novo, está treinando há pouco tempo, a gente foi pego de surpresa com esse convite. Da forma que deu a gente conseguiu se preparar da melhor forma possível. E a gente está indo para incomodar, para mostrar que não está indo a passeio, não!”, garantiu.

Aos 26 anos, os JUBs 2021 será especial para Ramon Almeida por outro motivo: será a despedida dele do futsal universitário, que ele joga desde o primeiro período de faculdade.

“Vamos com tudo. A importância para mim de um evento como o Jogos Universitários Brasileiros  é finalizar o campeonato em alto nível. Já disputei Mineiro, Carioca, vários campeonatos na região, Universitário Mineiro e o JUBS é um diferenciado, um campeonato que todo mundo que joga universitário tem esse sonho de estar jogando. Vai ser de extrema importância estar participando para encerrar esse meu ciclo na UFJF”, afirmou.

Retorno em segurança para as delegações

O chefe da delegação de Minas Gerais no JUBs 2021, Luiz Carlos Gomes Júnior, é professor no IF Sudeste, formado na UFJF onde faz doutorado em Saúde Coletiva. Ele destaca que o evento foi cancelado em 2020 por causa da covid-19 e terá protocolos para garantir a segurança das delegações e participantes do JUBs deste ano em Brasília.

E-Sports também fazem parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021 em Brasília.
Imagem: Arquivo FUME/Divulgação

“A competição agora em Brasília seguirá um protocolo prévio, observando a vacinação e a realização de testes antes da viagem e no momento da chegada para o credenciamento. É um momento de muita alegria e expectativa. Quem vivencia o âmbito esportivo sabe a satisfação de participar de eventos desse porte”.

Uso de máscara, distanciamento também são normas exigidas dos participantes. O evento não terá público. Mesmo com as restrições, Luiz Carlos Gomes Júnior destaca que os Jogos Universitários Brasileiros são relevantes no cenário esportivo nacional.

“O evento é muito importante e seu retorno favorece para que universitários de várias partes do país participem da maior competição universitária da América Latina. Sua realização reforça a importância do esporte para a vida dos participantes. Destaca-se o fato de que muitos atletas que participam do JUBs avançam para a etapa seguinte, como a participação dos Jogos Olímpicos de acordo com o seu desenvolvimento nas respectivas modalidades”, concluiu.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Foto: Arquivo FUME/Divulgação

Deixe um comentário